Exercícios sobre tipos de solo no Brasil

Teste seus conhecimentos por meio desta lista de exercícios sobre os tipos de solo no Brasil, um importante aspeco natural do território brasileiro.

Publicado por: Paloma Guitarrara

Questões

  1. Questão 1

    (Uece) Atente para a seguinte descrição: Trata-se de um solo bastante fértil que, por ser originado pela decomposição de basalto, adquire uma tonalidade avermelhada. Esse tipo de solo é muito encontrado em diversas regiões do Brasil, mas se concentra principalmente entre os estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

    Essa descrição se refere ao solo brasileiro denominado de:

    A) massapé.

    B) neossolo.

    C) terra roxa.

    D) aluvial.

  2. Questão 2

    (UFU) O Brasil possui uma grande diversidade de solos, em razão de sua grande extensão territorial, bem como das múltiplas combinações quanto à atuação dos chamados fatores de formação do solo (clima, organismos, relevo, material de origem e tempo). Em relação aos grandes grupos de solos do Brasil, assinale a alternativa correta.

    A) Os solos Aluviais, de cor acinzentada, são uma tipologia fértil encontrada principalmente em terrenos de rochas sedimentares, como nos arenitos do Cráton do São Francisco.

    B) O Massapê, de cor escurecida, é um tipo de solo infértil encontrado principalmente em terrenos de rochas ígneas, como nos granitos das antigas Faixas de Dobramentos.

    C) O Salmourão, de cor clara, é um tipo de solo infértil encontrado principalmente em terrenos de rochas metamórficas, como nas gnaisses da Bacia Sedimentar Amazônica.

    D) A Terra Roxa, de cor avermelhada, é um tipo de solo fértil encontrado principalmente em terrenos de rochas ígneas, como nos basaltos da Bacia Sedimentar do Paraná.

  3. Questão 3

    (Urca) Sobre os solos do território brasileiro, pode-se afirmar que possuem características variadas, tendo em vista a complexa combinação de fatores climáticos, geológicos, geomorfológicos e biológicos. A figura a seguir é uma representação esquemática de alguns perfis de solos presentes no Brasil.

    Representação esquemática de alguns perfis de solos presentes no Brasil em exercício da Urca sobre solo.

    É correto o que se afirma em:

    A) Os Latossolos são pouco intemperizados, se desenvolvem sob condições de ambientes tropicais quentes e úmidos.

    B) Os Neossolos possuem ausência de horizonte B, são muito intemperizados e se desenvolvem sob condições de ambientes tropicais quentes e secos.

    C) Os Argissolos são bastante intemperizados, com acúmulo de argila no horizonte B, se desenvolvem em condições de ambiente tropical úmido.

    D) Os Cambissolos possuem elevado desenvolvimento pedogenético, são muito espessos e apresentam horizonte B com acúmulo de argila.

    E) Os Latossolos e os Argissolos são as classes de solos com menor extensão espacial no território brasileiro.

  4. Questão 4

    (Uece) No Brasil, as classes latossolos e argissolos ocupam aproximadamente 58% da área superficial. Dentre as principais características desses solos encontra(m)-se:

    A) as características hidromórficas e o fato de serem solos rasos.

    B) sua natureza predominantemente eutrófica e alcalina, respectivamente.

    C) cerosidade moderada a forte, resultante das rochas originalmente básicas e ultrabásicas que os formaram.

    D) a baixa fertilidade natural e o fato de serem altamente intemperizados.

  5. Questão 5

    (Funcern) Leia o excerto a seguir.

    O Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS) é um sistema taxonômico de solos, hierárquico, multicategórico e aberto, com a finalidade de classificar todos os solos existentes no Brasil. Sua chave é composta por 6 níveis categóricos de classificação: Ordem, Subordem, Grande Grupo, Subgrupo, Família e Série. Lançado em livro em 1997, o SiBCS é a principal referência sobre classificação de solos brasileiros.

    Disponível em: https://www.embrapa.br/tema-solos-brasileiros/solos-do-brasil. Acesso em: 05/05/2025.

    Considerando o excerto e o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, no Brasil,

    A) a alta fertilidade dos nitossolos, predominante na região Centro-Oeste, tem sido o principal fator contribuinte da alta produtividade agrícola da região.

    B) as características edafoclimáticas predominantes são de solos de média e alta fertilidade com clima tropical, o que justifica o grande desenvolvimento da produção agrícola do país.

    C) os Latossolos são típicos das regiões semiáridas, em antigas superfícies de erosão, sedimentos e terraços fluviais antigos, normalmente em relevo suavemente ondulado e plano.

    D) a diversidade de solos é grande, porém, em aproximadamente 70% do território nacional predominam os Latossolos, Argissolos e Neossolos.

  6. Questão 6

    (UFMS)

    Texto 1:

    “Na região Centro-Oeste do Brasil, os principais tipos de solo incluem o latossolo, o cerrado e o solo de várzea. O latossolo é comum em áreas de cerrado e é caracterizado por sua baixa fertilidade, mas alta drenagem. O solo do cerrado, que é ácido e possui baixa capacidade de retenção de água, é adequado para a vegetação típica da região. Já os solos de várzea são encontrados em áreas próximas a rios e são mais férteis, devido à deposição de sedimentos. Esses tipos de solo influenciam a agricultura e a ecologia local, sendo que cada um tem suas características e potencialidades específicas”.

    (MELLO, J. M. M. de; RODRIGUES, A. F. Solos do Brasil: características e usos. São Paulo: Editora Universitária, 2020)

    Texto 2:

    “Os Latossolos dominam nas paisagens do Centro-Oeste. Distribuem-se em aproximadamente 35% da região, ocupando áreas aplainadas, geralmente sob vegetação de cerrado, de textura variando de média a muito argilosa, fertilidade baixa a média e elevado potencial agrícola (Carvalho Filho et al., 1991). Devido à sua média suscetibilidade à erosão, atualmente tem-se implantado sistemas de manejo adotando o cultivo mínimo e o plantio direto; técnicas amplamente difundidas e incentivadas por associações de produtores regionais

    (MANZATTO, C. Vainer; FREITAS JUNIOR, Elias de; PERES, José Roberto R. (Eds.). Uso agrícola dos solos brasileiros. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2002. Disponível em: https://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/bitstream/doc/406140/1/Cap9Tatiana.pdf. Acesso em 17 out. 2024)

    Lendo os dois textos acerca dos solos predominantes na região Centro-Oeste, é correto afirmar que:

    A) os latossolos predominam nas paisagens do Domínio Morfoclimático do Cerrado.

    B) os argissolos predominam nas paisagens do Domínio Morfoclimático do Cerrado.

    C) os neossolos predominam nas paisagens do Domínio Morfoclimático do Cerrado.

    D) os cambissolos predominam nas paisagens do Domínio Morfoclimático do Cerrado.

    E) os planossolos predominam nas paisagens do Domínio Morfoclimático do Cerrado.

  7. Questão 7

    (Vunesp) Leia o excerto a seguir:

    O Brasil apresenta grande diversidade de tipos de solo. Dentre os tipos de solo, esse ainda está em formação (transformação) e ocorre de forma disseminado em todas as regiões, especialmente em regiões serranas ou montanhosas.

    (Hervé Théry e Neli Aparecida de Mello-Théry, Atlas do Brasil: disparidades e dinâmicas do território. Adaptado)

    O texto apresenta elementos de qual tipo de solo?

    A) Latossolos.

    B) Argissolos.

    C) Neossolos.

    D) Cambissolos.

    E) Gleissolos.

  8. Questão 8

    (Ameosc) Salmorão é um tipo de solo encontrado no Brasil, principalmente:

    A) No Nordeste.

    B) No Norte.

    C) No Centro-Sul.

    D) No Extremo Sul.

  9. Questão 9

    (Vunesp) No Brasil, os latossolos são, de longe, os solos mais importantes do ponto de vista da extensão geográfica.

    (TEIXEIRA, W. et al (org.). Decifrando a Terra, p. 160)

    Os latossolos:

    A) são formados em áreas de clima semiárido.

    B) estão associados às rochas dos escudos cristalinos.

    C) são de formação recente e pouco intemperizados.

    D) ocorrem em diferentes tipos de rochas.

    E) são pouco profundos e com grande fertilidade.

  10. Questão 10

    (Fepese) O plantio da cana-de-açúcar no Brasil foi inicialmente desenvolvido no litoral paulista e depois, com maior sucesso, na costa nordestina, onde predomina o solo:

    A) terra roxa.

    B) neossolo.

    C) massapê.

    D) planossolos.

    E) espodossolos.

  11. Questão 11

    (Fundep) Existem diferentes tipos de solos em todo o planeta que apresentam uma distribuição zonal devido às influências da latitude e do clima. No Brasil, desde 1960 existem rigorosos estudos sobre os solos, que começaram com a Comissão Nacional de Solos e foram intensificados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), que identificou 13 classes de solos, segundo descrito na obra Decifrando a Terra (2000).

    Analise as afirmativas a seguir sobre os tipos de solos e suas características, de com acordo com a obra citada, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

    ( ) Os cambissolos são pouco desenvolvidos e apresentam um horizonte B incipiente.

    ( ) Os latossolos são considerados altamente evoluídos, ricos em argilo-minerais e oxihidróxidos de ferro e alumínio.

    ( ) Os organossolos são essencialmente orgânicos, cujo material original constitui o próprio solo.

    ( ) Os neossolos são solos com forte perda de argila na parte superficial e concentração intensa de argila no horizonte subsuperficial.

    Assinale a sequência correta.

    A) V F V V

    B) F F F V

    C) V V V F

    D) F V F F

  12. Questão 12

    (EsFCEx)

    O Brasil apresenta grande diversidade de tipos de solo. Um desses tipos de solo é formado com material altamente alterado, com elevado conteúdo de óxido de ferro e alumínio e que pode apresentar grande variação de fertilidade, dependendo do material de origem, além de possuir uma ampla distribuição no território brasileiro.

    (THÉRY, H.; MELLO, N. A. Atlas do Brasil. Disparidades e dinâmicas do território. 3a ed. São Paulo: EDUSP, 2018. p. 83)

    O tipo de solo que apresenta as características apresentadas é:

    A) argissolo.

    B) latossolo.

    C) cambissolo.

    D) gleissolo.

    E) neossolo.