Whatsapp

Exercícios sobre África

Exercícios de Geografia

Esta lista de exercícios permitirá avaliar os seus conhecimentos sobre as características geográficas da África, um dos maiores e mais populosos continentes do mundo. Publicado por: Mateus Campos
questão 1

A África é dividida em duas grandes regiões: a África do Norte e a África Subsaariana. Uma característica sociocultural da África do Norte é a:

a) pequena diversidade cultural dos grupos nativos locais.

b) concentração de falantes de idiomas de origem latina.

c) colonização da região realizada por países asiáticos.

d) grande igualdade social entre os habitantes da região.

e) predominância de populações praticantes do islamismo.

questão 2

A África Subsaariana corresponde à maior parte dos países africanos, situados na porção centro-sul do continente, em uma região marcada pela pobreza e pela desigualdade social. Em termos econômicos, a África Subsaariana apresenta uma economia baseada na:

a) exportação de bens manufaturados produzidos localmente.

b) concentração de grandes sistemas de agricultura intensiva.

c) extração vegetal de florestas para a fabricação de celulose.

d) produção de gêneros primários voltados para a exportação.

e) exploração de combustíveis fósseis de alto valor agregado.

questão 3

O deserto do _____________ é considerado o maior deserto quente do mundo. Está localizado na África do Norte, sendo um elemento característico dessa região africana. Qual deserto completa corretamente a lacuna acima?

a) Saara.

b) Kilimanjaro.

c) Atacama.

d) Kalahari.

e) Congo.

questão 4

Em termos vegetacionais, a África apresenta uma grande diversidade de vegetação, em razão da sua extensa área latitudinal. Nas faixas de clima tropical do continente, predomina-se um tipo vegetacional muito próximo do Cerrado, presente no Brasil, muito adaptado aos períodos de estiagem. Qual o nome dessa vegetação?

a) Taiga.

b) Tundra.

c) Estepe.

d) Savana.

e) Caatinga.

questão 5

Em âmbito mundial, quando comparado aos indicadores sociais das diferentes nações do globo, um aspecto característico dos países africanos é:

a) a grande taxa de esperança de vida ao nascer.

b) a pequena ocorrência de mortalidade infantil.

c) a diminuta média local de filhos por mulher.

d) o grande acesso aos serviços de saneamento.

e) o baixo índice de desenvolvimento humano.

questão 6

A África apresenta um cenário demográfico em expansão. Um indicador que explica o crescimento da população africana é:

a) a crescente mortalidade infantil.

b) a pequena expectativa de vida.

c) a diminuta taxa de reposição.

d) o aumento da população ativa.

e) o elevado índice de fecundidade.

questão 7

O continente africano apresenta um grande volume de conflitos, em especial de guerras civis entre a população local. Uma razão para tais conflitos é explicada pelo:

a) aumento do fluxo de refugiados provenientes das regiões localizadas no norte africano.

b) estabelecimento de fronteiras políticas sem respeito à diversidade étnica do continente.

c) crescimento de grupos paramilitares que ocuparam o poder em defesa da democracia.

d) cenário culturalmente homogêneo da região no que toca aos aspectos religiosos locais.

e) embate entre grupos políticos pelo apoio dos países europeus na industrialização africana.

questão 8

O país mais novo do mundo está localizado na África! Em 2011, o _______________ tornou-se oficialmente um país independente, por meio de referendo. Porém, tal processo não impediu o acontecimento de distúrbios políticos e militares no país.

Qual o nome do país africano “mais novo do mundo”?

a) África do Sul.

b) Marrocos.

c) Sudão do Sul.

d) Somália.

e) Timor-Leste.

questão 9

(Enem 2013) Embora haja dados comuns que dão unidade ao fenômeno da urbanização na África, na Ásia e na América Latina, os impactos são distintos em cada continente e mesmo dentro de cada país, ainda que as modernizações se deem com o mesmo conjunto de inovações.

ELIAS, D. Fim do século e urbanização no Brasil. Revista Ciência Geográfica, ano IV, n. 11, set./dez, 1988

O texto aponta para a complexidade da urbanização nos diferentes contextos socioespaciais. Comparando a organização socioeconômica das regiões citadas, a unidade desse fenômeno é perceptível no aspecto:

a) espacial, em função do sistema integrado que envolve as cidades locais e globais.

b) cultural, em função da semelhança histórica e da condição de modernização econômica e política.

c) demográfico, em função da localização das maiores aglomerações urbanas e continuidade do fluxo campo-cidade.

d) territorial, em função da estrutura de organização e planejamento das cidades que atravessam as fronteiras nacionais.

e) econômico, em função da revolução agrícola que transformou o campo e a cidade e contribuiu para fixação do homem ao lugar.

questão 10

(FGV-2017) A África Subsaariana apresenta indicadores econômicos muito ruins, sendo considerada a região mais pobre do planeta. Sobre as características da economia da África Subsaariana, assinale a afirmação correta.

a) A infraestrutura — equipamentos técnicos e meios de transporte — foi instalada com o objetivo de integrar as diferentes economias nacionais e possibilitar o acesso aos mercados externos.

b) A hierarquia entre as cidades é mal definida, devido à hipertrofia das metrópoles regionais e à pequena demanda por bens e serviços das áreas de influência dos centros intermediários.

c) A modernização da agricultura comercial de produtos tropicais voltada para o mercado interno desestruturou a produção da agricultura extensiva de subsistência, o que agravou o quadro de subalimentação.

d) A incipiente industrialização, restrita a alguns pontos do território, foi acelerada após a descolonização, graças aos investimentos diretos de capitais externos e à qualidade dos quadros técnicos.

e) As redes urbanas mostram grande dinamismo e tendem a ser policêntricas, graças ao crescimento econômico dos “enclaves” instalados pelas empresas de mineração.

questão 11

(IFMT-2017) Hoje, o mundo está cada vez mais globalizado, e o Continente africano é ainda marcado pela exclusão social, tecnológica e econômica, e em maior grau a porção subsaariana ocupando um lugar singular. Pode-se apontar vários motivos que levaram a África Subsaariana à situação de desalento e miséria, EXCETO:

a) A forma como os colonizadores europeus se apropriaram do continente – através de “partilha”, muitos Estados atuais ainda englobam etnias diversas, com rivalidades entre tribos e clãs do passado.

b) As crises de fome que atingem esses países ciclicamente, por ocasiões de secas prolongadas, guerras, conflitos separatistas, religiosos e epidemias.

c) Após a descolonização, as inúmeras guerras civis e conflitos étnicos deslocaram milhares de pessoas de seus países, para campos de refugiados.

d) A permanência das antigas estruturas sociais, a manutenção da população nativa nas funções administrativas e os europeus no comando das forças militares.

e) As ocupações progressivas das melhores terras, para o cultivo de produtos tropicais de exportação, provocaram a desestruturação da economia ancestral, tribal e de autoconsumo.

questão 12

(Enem 2014) Em dezembro de 1945, começou uma greve de dois meses no principal porto da África Ocidental Francesa, Dacar. As autoridades só conseguiram levar os grevistas de volta ao trabalho com grandes aumentos de salário e, o que é ainda mais importante, pondo em prática todo o aparato de relações industriais usados na França — em resumo, agindo como se os grevistas fossem modernos operários industriais.

COOPER, F; HOLT, T; SCOTT, R. Além da escravidão. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005 (adaptado)

Durante o neocolonialismo, o trabalho forçado — que não se confunde com a escravidão — foi uma constante em diversas regiões do continente africano até o século XX. De acordo com o texto, sua superação deriva da:

a) crítica moral da intelectualidade metropolitana.

b) pressão articulada dos organismos multilaterais.

c) resistência organizada dos trabalhadores nativos.

d) concessão pessoal dos empresários imperialistas.

e) baixa lucratividade dos empreendimentos capitalistas.

respostas
Questão 1

Letra E.

A África do Norte é uma região fortemente influenciada pela cultura árabe. A maior parte dos habitantes locais é árabe e praticante do islamismo.

Voltar a questão
Questão 2

Letra D.

A economia da África Subsaariana está alicerçada na produção de gêneros agrícolas e exploração de recursos minerais. Portanto, os países dessa região africana são altamente dependentes dos gêneros primários, bens que são exportados, no geral, como matérias-primas para nações economicamente mais ricas.

Voltar a questão
Questão 3

Letra A.

O Deserto do Saara é o maior deserto quente em extensão territorial do globo. Ele está situado na porção centro-norte do continente africano, predominantemente na África do Norte. Ao sul desse deserto, está localizada a África Subsaariana.

Voltar a questão
Questão 4

Letra D.

A savana é um tipo vegetacional que possui grande identificação com o continente africano. Essa vegetação é marcada pela dualidade climática das zonas tropicais africanas, marcada por duas estações bem definidas, além de grande resistência das espécies locais ao período mais seco.

Voltar a questão
Questão 5

Letra E.

Os indicadores sociais africanos são caracterizados pelos valores diminutos. O continente registra os menores valores de índice de desenvolvimento humano no mundo. Os países africanos apresentam, em sua maioria, elevada taxa de mortalidade infantil, altos índices de desnutrição e baixa expectativa de vida.

Voltar a questão
Questão 6

Letra E.

A África é o continente que apresenta a maior taxa de crescimento demográfico do globo. O principal motivo para esse cenário é a elevada taxa de fecundidade dos países do continente. O número de filhos por mulher é comumente maior que a taxa de reposição populacional, em razão de fatores culturais, econômicos e sociais.

Voltar a questão
Questão 7

Letra B.

O processo de colonização e posterior independência dos países africanos não considerou a diversidade étnica do continente. Portanto, as fronteiras entre os países foram definidas de maneira arbitrária, muitas vezes alocando duas ou mais etnias diferentes em termos culturais dentro de um mesmo território nacional. Dessa maneira, houve o fomento de conflitos militares nos países da região, principalmente guerras civis, em especial devido às questões culturais.

Voltar a questão
Questão 8

Letra C.

O Sudão do Sul é considerado o “mais novo país do mundo”, uma vez que ele foi o último país do globo que alcançou sua independência, mais precisamente no ano de 2011. Ele surgiu a partir do desmembramento de parte do território do Sudão.

Voltar a questão
Questão 9

Letra C.

O crescimento demográfico no continente africano foi fortemente marcado pelo fluxo populacional campo-cidade. O êxodo rural é um elemento contribuinte do crescimento urbano exacerbado das maiores aglomerações urbanas da África.

Voltar a questão
Questão 10

Letra B.

A hierarquia urbana entre as cidades da África Subsaariana é muito desigual. As maiores cidades concentram a maior parte da população e das atividades econômicas. Em compensação, os pequenos centros urbanos do interior estão à margem do processo de desenvolvimento econômico local.

Voltar a questão
Questão 11

Letra D.

Os países da África, desde o processo de descolonização do continente, possuem autonomia militar. A população nativa tem espaço em todas as áreas do governo, inclusive na composição das forças militares dos países da região.

Voltar a questão
Questão 12

Letra C.

A superação do trabalho forçado, elemento típico em várias nações africanas, foi conquistada por meio da resistência da população local. A organização da sociedade civil, por meio de greves, por exemplo, culminou no combate ao trabalho forçado no continente.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado