Exercícios sobre Ásia Oriental

A Ásia Oriental, ou Extremo Oriente, é uma região ocupada por importantes países, como Japão, China e os Tigres Asiáticos. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
Questão 1

Na Ásia Oriental, existem dois países que adotaram o socialismo como sistema econômico e político. Responda quais são eles e faça um rápido comentário sobre a atual situação do sistema político desses países.

Ver resposta
Resposta

Os dois países na Ásia Oriental que aderiram ao socialismo são a China e a Coreia do Norte. Esses países se caracterizam pelo desvio do sistema político socialista, uma vez que a China vem se tornando cada vez mais capitalista e a Coreia do Norte adotou um sistema ditatorial antidemocrático que não atende mais aos anseios do proletariado do país.

Questão 2

A Ásia Oriental agrupa os seguintes países: China, Japão, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Taiwan, Hong Kong, Macau, Singapura e Mongólia. Sobre esses países, assinale o que for correto:

a) A Ilha de Taiwan, após muitos anos de Guerra e de já ter pertencido ao Japão, hoje faz parte da China, atualmente como uma das principais províncias do país.

b) A península de Macau é um país que conquistou sua independência da China há poucos anos.

c) A divisão entre Coreia do Sul e Coreia do Norte é puramente regional, uma vez que ambas as localidades compõem o território de um único país.

d) Hong Kong está atualmente incorporado à China e encontra-se na condição de região administrativa do governo chinês.

e) O grupo dos Tigres Asiáticos é formado, atualmente, por China, Japão, Taiwan e Hong Kong.

Ver resposta
Resposta

Letra d.

a) Incorreto – A ilha de Taiwan é formada por um território com sistema político próprio e independente da China, embora os chineses não reconheçam a independência e autonomia taiwanesa e trate a ilha como uma província rebelde.

b) Incorreto – Após muitos anos pertencendo a Portugal, o território do Macau pertence atualmente à China, mas é tratado como uma região administrativa especial.

c) Incorreto – A divisão entre Coreia do Sul e do Norte não é regional, mas territorial. Atualmente, formam dois países distintos e rivais.

d) Correto – Hong Kong, assim como Macau, é uma região administrativa especial do governo chinês, com certa autonomia estatutária.

e) Incorreto – Os Tigres Asiático são: Hong Kong, Coreia do Sul, Singapura e Taiwan.

Questão 3

(FGV)

Os países conhecidos como Tigres Asiáticos, que se destacam por uma grande pujança econômica, caracterizam-se, basicamente, por:

a) exibirem elevados índices de produção de petróleo e aço

b) serem altamente industrializados, porém muito dependentes de matérias-primas.

c) apresentarem economia baseada no setor primário com emprego de numerosa mão de obra

d) apresentarem elevada produção industrial destinada essencialmente ao mercado interno

Ver resposta
Resposta

Os Tigres Asiáticos são conhecidos pela intensa produção industrial, sobretudo pela expansão e investimento das multinacionais norte-americanas e europeias. Sua produção é voltada para o mercado externo e atende, principalmente, o setor secundário. No entanto, esses países são muito dependentes da importação de matérias-primas.

Portanto, a alternativa correta é a letra b.

Questão 4

Em 1978, após a morte de Mao Tsé-Tung, assumiu o poder na China o ditador Deng Xiao-ping que, ao assumir, proferiu a seguinte frase: “Não importa a cor do rato, o que importa é que ele cace os ratos”, o que representava a mudança da postura econômica do país.

Interprete a frase acima mencionada dizendo qual foi a mudança implementada por Deng Xiao-Ping na China.

Ver resposta
Resposta

Ao dizer que “não importa a cor do rato”, Deng Xiao-ping fazia referência ao sistema econômico socialista, ou seja, o país não precisava ter uma economia socialista, o importante seria que os problemas econômicos e sociais do país fossem resolvidos. Isso significou uma ampliação da abertura comercial da China para o mundo e uma consequente inclinação para o capitalismo.

Questão 5

(PUC)

A indústria japonesa desenvolveu-se aceleradamente no Pós-Segunda Guerra Mundial. Entre outros motivos, esse fato deveu-se:

a) aos grandes investimentos de capitais norte-americanos em grupos industrializados japoneses;

b) à presença, no país, de grandes reservas de carvão, petróleo e minério de ferro;

c) à existência de grande mercado comprador representado pela China e pela Coreia do Sul;

d) à localização privilegiada do país em relação aos mercados americanos e europeus;

e) à existência, no país, de enormes reservas de ouro que permitiram elevadas exportações de capitais.

Ver resposta
Resposta

a) Correto – A rápida recuperação japonesa após sofrer com os impactos da Segunda Guerra Mundial esteve associada à criação do “Plano Colombo”, elaborado pelos Estados Unidos para recuperação da economia japonesa em busca de uma aliança política durante a Guerra Fria.

b) Incorreto – O Japão possui uma elevada produção industrial, porém é muito dependente de matérias-primas, como o carvão, o petróleo e o minério de ferro.

c) Incorreto – O principal mercado consumidor do Japão durante a recuperação industrial do país era a Europa, os EUA e os países subdesenvolvidos. China e Coreia do Norte eram inimigos do país e tinham as relações comerciais rompidas.

d) Incorreto – A localização do Japão não é geograficamente privilegiada, fato que foi atenuado pelas inovações tecnológicas que diminuíram os efeitos das distâncias em todo o planeta.

e) Incorreto – Não há produção de ouro em larga escala no Japão.

Letra A.

Leia o artigo