Whatsapp

Exercícios sobre Ásia

Exercícios de Geografia

Esta lista de exercícios avaliará os seus conhecimentos sobre a Ásia, um dos seis continentes terrestres, que apresenta uma grande diversidade de paisagens naturais e humanas. Publicado por: Mateus Campos
questão 1

O _______________ está localizado na porção central do continente asiático, mais especificamente entre a China e a Mongólia, em uma região inóspita e marcada pelas grandes amplitudes térmicas. O seu território é pouco povoado, mas apresenta grande interesse econômico, já que é um reservatório de recursos minerais.

Qual deserto situado na Ásia remete ao período acima?

A) Deserto da Namíbia

B) Deserto de Gobi

C) Deserto do Kalahari

D) Deserto do Saara

E) Deserto da Arábia

questão 2

O Anel de Fogo do Pacífico abrange vários territórios asiáticos, com destaque para países como Japão e Indonésia, que registram um alto índice de ocorrência de fenômenos naturais, como os terremotos. A concentração desses fenômenos na região citada está atrelada à

A) ocorrência de tipos climáticos como as monções.

B) presença de contato entre placas tectônicas distintas.

C) intensa movimentação das correntes marítimas.

D) existência de um grande número de vulcões adormecidos.

E) diminuição dos registros de tsunamis na costa pacífica.

questão 3

A agricultura do sudeste asiático é uma das mais importantes da Ásia, em razão da elevada produtividade e da sua importância econômica, mas também por fornecer alimentação para regiões densamente povoadas. Qual alternativa abaixo apresenta um elemento que caracteriza as práticas agrícolas dessa região?

A) O desenvolvimento da rizicultura em sistemas de terraceamento.

B) A produção de oleaginosas em grandes extensões de terra.

C) O cultivo de plantações de soja voltado para a exportação.

D) A implementação de cultivos intensivos de plantas transgênicas.

E) O emprego de fruticultura irrigada para consumo interno.

questão 4

Os países asiáticos localizados no Golfo Pérsico, região do Oriente Médio, possuem uma economia altamente concentrada e extremamente volátil. Marque a alternativa que indica uma característica dos países localizados nessa região:

A) São nações industrialmente desenvolvidas voltadas para a fabricação de bens manufaturados.

B) Apresentam um sistema político estável e democrático.

C) São países economicamente baseados na produção e exportação de combustíveis fósseis.

D) Possuem baixos índices de desigualdade de renda entre a população.

E) São territórios marcados por ações governamentais com base no respeito aos Direitos Humanos.

questão 5

“Tigres Asiáticos” é um termo que designa um conjunto de quatro países asiáticos que apresentaram um elevado crescimento econômico, no final do século XX, por meio de vultuosos investimentos em políticas industriais e educacionais. Quais são eles?

A) Coreia do Norte, Japão, Taiwan e Cingapura.

B) Coreia do Sul, Hong Kong, Taiwan e Macau.

C) Japão, Hong Kong, Taiwan e China.

D) Coreia do Sul, Hong Kong, Taiwan e Cingapura.

E) Coreia do Sul, Tailândia, Taiwan e Cingapura.

questão 6

A ____________ é a segunda maior potência econômica do globo. O seu desenvolvimento está atrelado ao rápido processo de industrialização vivenciado pelo país, que tem como base o emprego de mão de obra barata e a elevada produtividade.

Qual nação asiática completa corretamente a lacuna acima?

A) Índia

B) Indonésia

C) Tailândia

D) China

E) Malásia

questão 7

O Japão é um dos países mais importantes, em termos econômicos e políticos, do continente asiático. Analisando as alternativas abaixo, assinale a que caracteriza o Japão:

A) A economia japonesa possui como setor importante a produção de bens primários.

B) O setor agropecuário japonês é caracterizado pela grande produção de grãos.

C) A indústria japonesa possui alta dependência da importação de matérias-primas.

D) O território japonês é extenso e formado por grandes planícies de inundação.

E) A maior parte do território japonês está situada em uma zona tectonicamente estável.

questão 8

Em termos populacionais, a Ásia apresenta grandes concentrações de população, com destaque para os dois países mais populosos do mundo. Quais são eles?

A) China e Japão

B) Bangladesh e Taiwan

C) Indonésia e Índia

D) Coreia do Sul e Japão

E) Índia e China

questão 9

(PUC-RJ 2018) Em relação às características do clima de monções do sul da Ásia, marque a única afirmação correta a seguir:

A) As chuvas são sazonais e mudam, significativamente, a vida econômica da região.

B) As precipitações regulares e intensas durante todo o ano mantêm as planícies aráveis.

C) O período de inundações é muito quente e provoca grandes perdas agrícolas.

D) Os invernos chuvosos são provocados pelas correntes úmidas vindas do mar.

E) Os verões secos ampliam a estiagem em meio a elevadas temperaturas.

questão 10

(UEA 2019) A respeito da crise da economia gumífera, pode-se afirmar que a extração do látex na Amazônia

A) foi penalizada pela distância entre locais de produção e mercados consumidores.

B) entrou em decadência acentuada com o surgimento de gomas sintéticas.

C) perdeu mercados compradores com a Primeira Grande Guerra Mundial.

D) sofreu a concorrência da organização de centros produtores da Ásia.

E) escasseou paulatinamente com a diminuição das árvores produtoras na floresta.

questão 11

(IFRR 2017) Existem vários blocos econômicos e mercados regionais no mundo. No caso da Associação de Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (Apec), há a constituição de um mercado regional a partir da organização e união de países com objetivos comerciais em comum. Esse tipo de organização do espaço mundial tem se tornado comum em um mundo globalizado, onde as fronteiras nacionais podem ser transpostas quando há interesses financeiros. Diante deste contexto, marque a alternativa que evidencia o elemento estratégico de grande relevância no contexto do desenvolvimento dos países da Apec:

A) a parceria e os investimentos tecnológicos assinados em 2017, por Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos.

B) o oceano Pacífico, que serve como meio de os países se relacionarem com outras partes do mundo, especialmente com a expansão industrial e comercial dos países do sudeste e do leste asiático.

C) o Japão e a Coreia do Norte estão no comando das atividades no Pacífico, o que tem tornado o segundo maior bloco em crescimento na dinâmica do mundo globalizado atual.

D) o novo acordo estabelecido em Pequim, capital da China, em 2017. Na cúpula, a China assinou um plano de ação que abrange transporte, energia, mineração, ciência e tecnologia.

E) a nova parceria entre Estados Unidos e Índia, que, juntos, compõem cerca da metade do Produto Interno Bruto (PIB) mundial bem como cerca de 60% do comércio mundial.

questão 12

(FEI) Para responder à questão, atente-se às definições a seguir:

CIDADES GLOBAIS: termo utilizado para designar metrópoles cuja área de influência transcende as fronteiras nacionais, atingindo outros países e continentes. Invariavelmente são centros que possuem grande importância para a economia mundial, além de serem referências nas áreas de ciências, tecnologia e produção cultural.

MEGACIDADES: termo utilizado pela ONU para definir grandes aglomerações urbanas (acima de 10 milhões de habitantes). Algumas dessas megacidades estão num processo de rápido crescimento populacional. Segundo especialistas, isso poderá afetar a futura prosperidade e estabilidade política e econômica do mundo todo.

Utilizando-se do conceito de cidades globais e de megacidades, é correto afirmar que:

A) ambos significam a mesma coisa, sendo que todas as megacidades são também cidades globais.

B) Nova York, Londres e Paris são megacidades, mas não são cidades globais.

C) o maior número de megacidades se localiza hoje na Ásia.

D) a América Latina possui pelo menos cinco cidades globais.

E) não há nenhuma megacidade no Brasil.

respostas
Questão 1

Alternativa B. O deserto de Gobi é um dos principais desertos do mundo. Ele está localizado na porção central do continente asiático, em uma região de intenso interesse econômico e geopolítico, em razão dos seus recursos naturais e também da sua localização estratégica.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa B. O Anel de Fogo do Pacífico é a região de maior atuação de processos tectônicos no planeta, já que está localizada sobre um conjunto de placas tectônicas que apresentam elevada instabilidade. O contato entre essas placas promove fenômenos naturais como terremotos, erupções vulcânicas e tsunamis.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa A. O terraceamento é o sistema de produção agrícola típico das nações localizadas no sudeste asiático. Ele é caracterizado pela construção de curvas de nível no relevo, que permite a instalação de cultivos agrícolas em áreas declivosas por meio do controle do fluxo de água. A rizicultura, ou seja, o cultivo de arroz, é muito praticada nesse sistema agrícola.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa C. Os países do Golfo Pérsico, como Arábia Saudita, Catar e Emirados Árabes Unidos, possuem uma economia extremamente concentrada na produção e exportação de combustíveis fósseis, notadamente petróleo e gás natural.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa D. Os chamados Tigres Asiáticos são nações asiáticas que, por meio de investimentos públicos em estrutura, tecnologia e educação, alcançaram altos índices de industrialização. São eles: Coreia do Sul, Hong Kong, Taiwan e Cingapura.

Voltar a questão
Questão 6

Alternativa D. A China é o país referente ao enunciado da questão. O país apresentou um rápido crescimento econômico nas últimas décadas, tornando-se, assim, um novo polo econômico e, por consequência, político do globo.

Voltar a questão
Questão 7

Alternativa C. O Japão é um país altamente industrializado e especializado na produção de bens de alto valor agregado. Contudo, é uma nação altamente dependente de recursos minerais, uma vez que o seu território praticamente não apresenta reservas de minérios.

Voltar a questão
Questão 8

Alternativa E. A China e a Índia são os dois países com a maior população do mundo, sendo que ambas as nações possuem mais de um bilhão de habitantes. Em razão das políticas de controle populacional da China, a Índia deve ultrapassar a nação vizinha e se tornar, nos próximos anos, o país mais populoso do globo.

Voltar a questão
Questão 9

Alternativa A. O clima de monções é tipicamente asiático, influenciado pela umidade proveniente do oceano Índico, que banha toda a extensão sul da Ásia. A sua principal característica é a presença de duas estações bem definidas: uma seca e outra chuvosa. Dessa maneira, as chuvas apresentam sazonalidade e indicam o período mais propício para o cultivo de produtos agrícolas, com destaque para o arroz.

Voltar a questão
Questão 10

Alternativa D. A Ásia se tornou, nas últimas décadas, o principal centro de produção de borracha no globo, com destaque para nações do sudeste asiático, como a Malásia. O menor custo de mão de obra e a melhor infraestrutura de exportação do látex produzido na Ásia resultaram em uma queda da demanda relativa à borracha extraída da Amazônia.

Voltar a questão
Questão 11

Alternativa B. A partir do desenvolvimento econômico do continente asiático, o oceano Pacífico se tornou um importante centro de transporte marítimo do globo. A criação de blocos econômicos e o crescimento da participação dos países da Ásia no comércio internacional favoreceram o aumento das transações comerciais por meio do oceano Pacífico.

Voltar a questão
Questão 12

Alternativa C. O maior número de megacidades, ou seja, cidades com mais de 10 milhões de habitantes, está localizado na Ásia. A concentração de megacidades no continente asiático está atrelada ao elevado crescimento da população local assim como às dinâmicas demográficas do continente, influenciadas pelo intenso processo de urbanização.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado