Topo
pesquisar

Exercícios sobre acidentes geográficos

Exercícios de Geografia

Os acidentes geográficos caracterizam-se como eventos que promovem alterações nas feições da paisagem. Os exercícios a seguir abordam algumas dessas mudanças expressas no relevo. Publicado por: Hugo Mota
questão 1

Os acidentes geográficos são eventos que promovem alterações ou transformações no espaço geográfico, podendo ser naturais ou artificiais. Sendo assim, indique qual dos acidentes geográficos a seguir liga-se diretamente a uma das teorias que explicam o processo de povoamento do continente americano?

a) Falha de Santo André

b) Canal de Suez

c) Estreito de Bering

d) Estreito de Gibraltar

questão 2

Um dos acidentes geográficos mais antigos do planeta possui uma extensão de aproximadamente 2.500 km e caracteriza-se como fronteira natural entre os continentes asiático e europeu. Essa descrição refere-se à:

a) Cordilheira dos Andes

b) Cordilheira do Himalaia

c) Cordilheira dos Montes Urais

d) Cordilheira dos Pirineus

questão 3

“Localizado no estado do Amazonas, ponto mais alto do território brasileiro, ganhou 1 metro e 52 centímetros de altura após uma atualização realizada pelo IBGE” (Fonte: Folha.com. Acesso em 17/01/2018).

Essa notícia refere-se à:

a) Pico da Bandeira

b) Serra da Canastra

c) Chapada dos Guimarães

d) Serra do Caparaó

e) Pico da Neblina

questão 4

(Fatec - adaptado) O 'tsunami' que matou, em dezembro de 2004, milhares de habitantes nos países banhados pelo Oceano Índico já estava quase esquecido quando, no final de maio de 2006, um forte tremor de terras na ilha de Java (Indonésia) fez novas vítimas, que chegam a cerca de 5 mil mortos. Os dois fenômenos, tsunamis e terremotos,

a) estão relacionados às estruturas geológicas cristalinas, predominantes na região.

b) representam ocorrência comum nas regiões situadas no centro de uma placa tectônica.

c) resultam dos desequilíbrios geotérmicos que ocorrem no núcleo, parte central da Terra.

d) têm origens semelhantes, pois ocorrem devido à movimentação das placas tectônicas.

respostas
Questão 1

Letra C

Uma das teorias de povoamento do continente americano defende que o congelamento do estreito de Bering e o rebaixamento do nível das águas do Ártico permitiram a passagem dos povos primitivos entre os continentes asiático e americano.

Voltar a questão
Questão 2

Letra C

A cordilheira dos Montes Urais, localizada na Rússia, é formação mais antiga de relevo do planeta. Ela possui aproximadamente 2.500 km de extensão e exerce o papel de fronteira natural entre a Europa e a Ásia.

Voltar a questão
Questão 3

Letra E

Após revisão feita pelo IBGE acerca da altura das principais elevações do relevo brasileiro, a altitude do Pico da Neblina foi revisada de 2.993,78 m para 2.995,30 m, tornando-se a formação de relevo mais alta do Brasil.

Voltar a questão
Questão 4

Letra D

As ocorrências de tsunamis e terremos estão relacionadas com a liberação de energia decorrente da movimentação das placas tectônicas. Sua intensidade está relacionada com a profundidade do epicentro em relação à superfície: se continental, terremoto; se costeira ou litorânea, tsunami.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola