Topo
pesquisar

Exercícios sobre Acordo de Paris

Exercícios de Geografia

Avalie os seus conhecimentos sobre o Acordo de Paris – tratado cujo principal objetivo é conter o aumento do aquecimento global – respondendo aos exercícios que elaboramos para você. Publicado por: Rafaela Sousa
questão 1

(FMJ) A China e a União Europeia preparam um comunicado conjunto reforçando o compromisso com o Acordo de Paris, numa resposta à saída dos EUA do pacto. No documento, Pequim e Bruxelas — com apoio de todos os 28 países-membros do bloco — comprometem-se com a implementação total do acordo. (Fonte: O Globo. Adaptado.)

O Acordo de Paris, desestabilizado pela saída norte-americana, tem como um de seus compromissos:

(A) a suspensão de metas de despoluição para os países emergentes.

(B) a realização de investimentos na prospecção de novos campos de petróleo.

(C) a transição para a utilização em grande escala de energias limpas.

(D) a redução de empecilhos à circulação de pessoas em regiões de fronteira.

(E) o estímulo à livre concorrência no mercado global de produtos e serviços.

questão 2

(Mackenzie) - Leia o trecho de reportagem e analise as proposições a seguir. 

TRUMP ANUNCIA SAÍDA DOS EUA DO ACORDO DE PARIS EM PROL DA ECONOMIA

O presidente Donald Trump anunciou, nesta quinta (1º), a saída dos Estados Unidos do Acordo do Clima de Paris, compromisso firmado por 195 países em 2015. Com a saída, os norte-americanos aprofundam o atrito com seus aliados do Ocidente e juntam-se à Síria e Nicarágua como os únicos países fora do Acordo. (UOL Notícias)

I. O Acordo de Paris é uma iniciativa que estabelece mecanismos para que os países limitem o aumento da temperatura global e fortaleçam a defesa contra os impactos da mudança climática.

II. Um dos argumentos utilizados por Trump, ao fazer o anúncio mencionado na reportagem, é que o Acordo de Paris oferece a outros países uma vantagem injusta sobre a indústria americana, destruindo empregos nos EUA.

III. O Brasil, por meio de documento oficial, comprometeu-se a reduzir em 10% suas emissões de gases-estufa até 2030 (em relação ao montante registrado em 2017) e em 15% até 2050.

IV. Considerado o país que mais emite poluentes na atualidade, os Estados Unidos adotam postura inversa à de 1997, quando ratificaram o Protocolo de Kyoto.

É correto o que se afirma em

a) I, apenas.

b) I e II, apenas.

c) II e III, apenas.

d) III e IV, apenas.

e) II, III e IV, apenas.

 

questão 3

O Brasil, que participa do Acordo de Paris, estabeleceu algumas metas a fim de reduzir as emissões de gases poluentes à atmosfera. Assinale a alternativa a seguir que não corresponde a uma das medidas propostas pelo governo brasileiro:

a) Buscar melhorias na infraestrutura dos transportes, inclusive os públicos.

b) Intensificar o uso de combustíveis fósseis na matriz energética brasileira, visto que o uso de energias limpas demanda avanços tecnológicos para viabilizá-lo.

c) Restaurar e reflorestar diversas áreas que perderam sua cobertura vegetal.

d) Reduzir o desmatamento, evitando o aumento das temperaturas com a retirada da cobertura vegetal.

questão 4

Em relação ao Acordo de Paris, assinale V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas:

I. ( ) Apesar da situação de conflito em que se encontra a Síria, o país aderiu ao Acordo de Paris com o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa à atmosfera.

I. ( ) Os Estados Unidos assinaram o Acordo de Paris na gestão do ex-presidente Barack Obama, mas na gestão do seu sucessor, Donald Trump, o país foi retirado do acordo.

( ) A Nicarágua foi um dos primeiros países a assinarem o Acordo de Paris por ser um dos mais atingidos por catástrofes naturais.

( ) O principal objetivo do Acordo de Paris é conter o aquecimento global, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa.

Assinale a alternativa correta:

a) VFVF

b) FVVF

c) VVFV

d) FVFV

respostas
Questão 1

LETRA C

O Acordo de Paris é um tratado mundial a respeito das alterações climáticas. O objetivo principal é reduzir as emissões de gases de efeito estufa à atmosfera. Para que isso seja possível, uma das alternativas é substituir o modelo energético atual, baseado no uso de combustíveis fósseis (que emitem gases poluentes a partir da queima), por energias limpas, que provocam menos danos ao meio ambiente.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA B

I – Verdadeira.

II – Verdadeira.

III – Falsa. O Brasil comprometeu-se a reduzir até 2025 suas emissões de gases de efeito estufa em até 37%, comparados aos níveis emitidos em 2005.

IV – Falsa. Os Estados Unidos não ratificaram o Protocolo de Kyoto (acordo internacional criado em 1997).

Voltar a questão
Questão 3

LETRA B

Uma das metas do Brasil em relação ao Acordo de Paris é elevar o uso de fontes alternativas de energia para ampliar a matriz energética e diminuir a dependência em relação aos combustíveis fósseis, que emitem muitos gases do efeito estufa à atmosfera.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA D

I. Falsa. A Síria é um país que vive uma longa guerra civil e, por isso, não assinou o Acordo de Paris.

II. Verdadeira.

III. Falsa. Inicialmente a Nicarágua não assinou o Acordo de Paris, alegando que as metas eram muito ambiciosas. Porém, em 2017, após ser assolada por furacões, o presidente decidiu assinar o acordo.

IV. Verdadeira.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola