Exercícios sobre agentes formadores do relevo
Com base em seus conhecimentos sobre a dinâmica de transformação do relevo terrestre, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira, identificando a classificação de cada um dos agentes de transformação.
(1) Agentes Endógenos (2) Agentes Exógenos |
( ) Vulcanismo ( ) Intemperismo ( ) Lixiviação ( ) Tectonismo ( ) Processos erosivos |
A alternativa que corretamente enumera a segunda coluna é:
a) 1-2-2-2-1
b) 1-1-2-2-2
c) 1-2-2-1-2
d) 2-2-1-1-1
e) 2-1-2-1-1
(1) Vulcanismo – apesar de a lava expelida pelos vulcões agir externamente, o vulcanismo é um agente endógeno ou interno de transformação do relevo, em virtude de suas atividades serem oriundas do interior da Terra.
(2) Intemperismo – O intemperismo é o processo de transformação das rochas e dos solos através de processos químicos, físicos e biológicos. Esses elementos, tais como a água, o clima, a umidade, os ventos e muitos outros, são todos de origem externa. Portanto, trata-se de um agente exógeno de transformação do relevo.
(2) Lixiviação – a lixiviação é a lavagem da camada superficial do solo pelo escoamento das águas superficiais. Trata-se, portanto, de um agente exógeno ou externo de modificação do relevo.
(1) Tectonismo – o tectonismo é o processo de formação e transformação do relevo causado pelo movimento das placas tectônicas, que se encontram abaixo da crosta terrestre. Trata-se, portanto, de um agente endógeno ou interno.
(2) Erosão – assim como o intemperismo, a erosão é causada por agentes externos, tais como a água e os ventos, estando relacionada, portanto, a agentes externos de transformação do relevo.
Dessa forma, a alternativa correta é a Letra C.
(UCPEL)
Os agentes internos do relevo são responsáveis pela criação ou modificação da fisionomia da paisagem. Um desses agentes é provocado por forças no interior da Terra que atuam de forma lenta e prolongada na crosta terrestre. Entre outras consequências, é capaz de produzir deformações, formação de falhas e de dobramentos na superfície, dando origem a diversos tipos de relevo.
Assinale a opção que corresponde ao agente interno do relevo descrito anteriormente.
a) Movimento tectônico.
b) Epirogênese.
c) Vulcanismo.
d) Desmoronamento.
e) Erosão.
O agente interno de transformação do relevo que é o grande responsável pela formação de falhas e dobramentos, além de produzir “deformações” sobre o relevo, tais como as cadeias de montanhas, é o tectonismo. As principais ocasiões de transformação estão relacionadas ao afastamento ou encontro entre duas placas.
Portanto, a alternativa correta é a letra A.
Água mole em pedra dura
A maioria das cavernas é formada pela reação química entre a água e a rocha. Tudo começa com as chuvas coletando gás carbônico da atmosfera e do solo. Em contato com a água, o gás forma um ácido capaz de dissolver até pedras impermeáveis e extremamente resistentes à erosão. Esse processo, associado à ação de rios subterrâneos, vai abrindo fendas no solo e, em centenas de milhares de anos, acaba esculpindo imensas galerias. Foi essa corrosão que criou o belo relevo rochoso à direita, na Gruta do Janelão, em Januária, MG. A mesma decomposição geológica gera sais, como o carbonato de cálcio, que são transportados e depositados em outras regiões. Eles, então, dão origem a novas pedras (sic), com na Caverna do Diabo, em Eldorado Paulista, SP. Essas pedras (sic) formam estalactites, quando descem do teto, e estalagmites, quando se erguem do chão.
Superinteressante, maio de 2001. Disponível em: super.abril.com.br [com adaptações].
Sobre o processo de formação das cavernas, descrito acima, assinale o que for correto:
a) é uma consequência da ação endógena de transformação dos relevos, o que é evidenciado no trecho: “esse processo, associado à ação de rios subterrâneos, vai abrindo fendas no solo”.
b) é uma consequência da ação do tectonismo, o que se torna evidente no texto quando esse afirma que “A mesma decomposição geológica gera sais, como o carbonato de cálcio, que são transportados e depositados em outras regiões”.
c) trata-se de uma consequência da ação dos agentes exógenos de transformação do relevo, o que se percebe no seguinte trecho do texto: “em contato com a água, o gás forma um ácido capaz de dissolver até pedras impermeáveis e extremamente resistentes à erosão”.
d) trata-se de um processo que origina novos tipos de relevo, ou seja, é um processo de formação e não de transformação da superfície, o que se faz evidente em: “eles, então, dão origem a novas pedras, como as vistas acima, na Caverna do Diabo, em Eldorado Paulista, SP”.
a) Incorreto – os processos narrados pelo texto são oriundos da ação de química da água sobre a rocha, sendo, portanto, consequência de um agente externo de transformação do relevo.
b) Incorreto – não há evidências, no texto, de que o movimento das placas tectônicas tenha relação com a formação de cavernas, que são oriundas do desgaste do relevo em função da ação da água.
c) Correto – o texto evidencia como as reações químicas, provocadas pelos agentes externos de transformação do relevo, desgastam as rochas e contribuem para a formação de cavernas.
d) Incorreto – não se trata da origem de novos tipos de relevo, e sim da transformação de um tipo específico de rocha em outro.
Observe a imagem abaixo:
Na composição apresentada, temos a formação do basalto através da solidificação do magma. Sobre essa composição superficial terrestre, podemos que dizer que ela sofre, constantemente, interferências:
a) somente dos agentes endógenos
b) somente dos agentes exógenos
c) dos agentes exógenos e dos processos erosivos
d) dos agentes endógenos e das ações do vulcanismo
e) tanto dos agentes endógenos quanto dos agentes exógenos
A formação rochosa ilustrada na figura é oriunda da atividade vulcânica, que é um processo endógeno ou interno de transformação do relevo. No entanto, assim como toda a superfície terrestre, essa formação está propensa a intervenções oriundas de elementos como a água, o vento, o clima e outros, que são agentes externos ou exógenos. Podemos dizer, então, que tanto os agentes internos como os agentes externos interferem na transformação desse relevo.
Letra E.
(UEL-PR)
Processos físicos, químicos e biológicos associados às ações antrópicas alteram significativamente o relevo.
Observe as figuras a seguir.
Com base nas figuras e nos conhecimentos sobre gênese e transformação do relevo, é correto afirmar:
a) A figura II mostra que transformação do relevo e diferenças estruturais das rochas são fenômenos sem correlação entre si.
b) Conforme indicam as figuras I a IV, ações antrópicas, tipos de rochas, clima, declividades topográficas e duração dos processos são fatores atuantes na diversificação das formas de relevo.
c) A figura IV mostra que a gênese das formas de relevo está condicionada à dinâmica de apropriação e uso do solo urbano.
d) As figuras I a IV mostram que intemperismo, erosão e cobertura vegetal são irrelevantes na transformação do relevo, cuja dinâmica revela a existência de processos autônomos.
e) Como mostra a figura I, os processos de gênese e transformação do relevo são intensos nas médias e altas vertentes e nulos nas áreas de deposição.
a) Incorreto – a figura II demonstra que a formação de relevo e as transformações nele existentes estão diretamente relacionadas às transformações das rochas. Tal processo é evidente na figura porque nela se registra a formação de montanhas e rios, pois os rios transformam qualquer tipo de rocha em rochas sedimentares.
b) Correto – a sequência de figuras, de I a IV, demonstra a dinâmica da transformação do relevo tanto por elementos naturais quanto por ações antrópicas.
c) Incorreto – não é a gênese (origem) da formação do relevo que está associada ao uso do solo pelo homem, mas a sua transformação.
d) Incorreto – as figuras, na verdade, mostram a interdependência entre os diferentes processos de transformação do relevo, que não podem ser entendidos como autônomos.
e) Incorreto – na figura I não há qualquer indício de que a transformação do relevo ocorra em uma determinada altitude ou declividade, uma vez que a imagem demonstra um terreno plano que se transforma em função dos mais diversos acidentes geográficos.