Exercícios sobre agronegócio
O conjunto formado pelas atividades ligadas à agricultura e pecuária, envolvendo todas as etapas da produção, além da circulação e venda das mercadorias produzidas, é denominado:
A) setor secundário
B) setor de serviços
C) agricultura de precisão
D) agronegócio
E) commodities
Alternativa D
Agronegócio é o nome que se dá ao conjunto das atividades ligadas à agropecuária. Toda a cadeia de produção, inclusive de insumos, os transportes e a comercialização das mercadorias produzidas fazem parte desse importante setor da economia.
São características do agronegócio, exceto:
A) monocultura
B) elevado rendimento
C) altos investimentos financeiros
D) produção para exportação/abastecimento industrial
E) policultura para o mercado interno
Alternativa E
O agronegócio é caracterizado pela produção voltada à exportação e/ou abastecimento industrial. Em geral, são monoculturas que necessitam de elevados investimentos financeiros e geram altos rendimentos. A prática da policultura de alimentos para o abastecimento do mercado interno é uma característica da agricultura familiar.
O agronegócio brasileiro se destaca pela crescente produtividade e pela variedade de produção em um vasto e favorável território. São produções de destaque do agronegócio do Brasil, exceto:
A) bovinos
B) soja
C) trigo
D) milho
E) cana-de-açúcar
Alternativa C
O trigo é um produto que não se destaca no setor do agronegócio do Brasil em função de sua produção ser considerada, ainda, restrita. É um produto agrícola bastante importado pelo mercado brasileiro. Nossa produção não é suficiente, e um fator fundamental para essa condição é o predomínio dos climas tropicais.
O agronegócio é um setor crescente em boa parte dos países, a partir da segunda metade do século XX, e está diretamente ligado aos avanços tecnológicos que foram incorporados às atividades rurais. Marque a alternativa que indica uma vantagem do crescimento do agronegócio:
A) maior utilização de produtos químicos em lavouras e pastagens.
B) crescimento na produção de alimentos.
C) redução da mão de obra humana utilizada no campo.
D) aumento da produção rural em pequenas propriedades rurais.
E) crescimento da agricultura familiar.
Alternativa B
O avanço do agronegócio nos países fez com que a produção de alimentos aumentasse. Isso ocorreu em função da modernização do campo: uma junção de melhoramento das técnicas e das tecnologias empregadas.
Um dos mais preocupantes impactos ambientais provocados pela expansão do agronegócio pelo mundo é a poluição dos solos e dos recursos hídricos. Tal efeito está diretamente ligado:
A) à utilização maciça de produtos químicos nas lavouras e pastagens.
B) ao desmatamento de florestas.
C) ao crescimento dos projetos de irrigação.
D) à sobrecarga dos solos agricultáveis.
E) ao uso crescente de maquinários de grande porte.
Alternativa A
Uma das características mais marcantes da modernização da agropecuária e da expansão do agronegócio é a utilização cada vez maior e mais abrangente de produtos químicos nas lavouras e pastagens a fim de aumentar a produção e produtividade. O uso indiscriminado desses produtos provoca a poluição dos solos e a poluição dos recursos hídricos, pois essas substâncias são carregadas para as camadas mais profundas dos solos e atingem os lençóis freáticos e rios quando são levadas pelas águas das chuvas e/ou irrigação.
O agronegócio provoca impactos ambientais e sociais. Um impacto social decorrente da expansão do agronegócio é:
A) a redução das áreas agricultáveis nos países subdesenvolvidos.
B) o aumento do uso dos solos agrícolas em países desenvolvidos.
C) o crescimento do desmatamento em áreas florestais e protegidas por leis.
D) a pressão sobre os recursos hídricos pelo crescimento da irrigação das lavouras.
E) o aumento do desemprego e do êxodo rural pela mecanização.
Alternativa E
O uso de máquinas agrícolas é uma característica marcante do crescimento do agronegócio. Quanto mais a agropecuária é mecanizada, menos oferta de empregos diretos aparecem no campo. O aumento do desemprego promove, também, o êxodo rural.
As atividades de maior produção, que representam os maiores destaques do agronegócio do Brasil, são:
A) laranja e milho
B) trigo e arroz
C) suínos e aves
D) soja e bovinos
E) bovinos e frutas tropicais
O agronegócio é um setor complexo e envolve todas as etapas da economia. As alternativas abaixo indicam as etapas do ciclo do agronegócio, com exceção de uma. Marque a alternativa que NÃO indica uma etapa desse ciclo:
A) produção em pequenas propriedades rurais.
B) produção dos produtos agrícolas e pecuaristas.
C) beneficiamento industrial dos produtos rurais.
D) transportes dos produtos.
E) comércio das mercadorias.
Alternativa A
O agronegócio envolve a produção, o beneficiamento, o transporte e a comercialização de produtos da agropecuária. A produção em pequenas propriedades rurais não representa uma etapa do agronegócio.
(UFJF)
Observando os mapas acima podemos afirmar que:
A) A produtividade no plantio da soja no país vem decrescendo, por isso ela se expande por todo o país, causando diversos impactos socioambientais.
B) As monoculturas de soja vêm se expandindo por todas as regiões do Brasil, causando o desmatamento de praticamente todos os biomas brasileiros.
C) A soja é um componente fundamental na alimentação brasileira, sendo cultivada em todas as regiões a fim de garantir nossa soberania alimentar.
D) As áreas do semiárido, sobretudo o cerrado, têm sido poupadas no processo de expansão das monoculturas de soja, devido à escassez hídrica nessa região.
E) A região Norte do Brasil é a mais afetada pela expansão da soja, causando altas nos níveis de incêndio na região com índices jamais vistos.
Alternativa B
A partir da década de 1970, a expansão dos cultivos de soja é verificada no território brasileiro em função do avanço das tecnologias que permitiram a adequação das sementes aos diferentes tipos de solos e aos diferentes tipos de climas. O desmatamento cresceu no mesmo ritmo que a produção no país.
(UPE) Com relação ao tema Agronegócio, estudado pela Geografia Agrária, é CORRETO afirmar que
A) os principais produtos de exportação do agronegócio brasileiro são as commodities: soja, café e arroz.
B) a expansão do agronegócio tem contribuído para a agricultura sustentável e diversificada, de caráter circular e inovador, estimulando a pequena produção familiar.
C) por meio da inovação tecnológica, o agronegócio brasileiro, mediante a campanha “Agro: a Indústria-Riqueza do Brasil”, vem promovendo o preceituado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, contribuindo para a redução do desmatamento, da pobreza e regulação das mudanças climáticas.
D) o Agronegócio ou Agrobusiness preconiza a utilização de monocultivos pelos produtores rurais, no pressuposto de maximização da produção por intermédio da aquisição de agritechs e outras bases tecnológicas aplicáveis, ampliando o escoamento da lavoura por meio da exportação de commodities agrícolas (agrocommodities).
E) a biotecnologia não vem sendo empregada na geração de plantas resistentes a geadas, secas, pragas e doenças, impedindo, assim, o cultivo de alimentos mais ricos e até com poder medicinal pelo Agronegócio.
Alternativa D
O agronegócio é marcado pela monocultura em grandes propriedades rurais, que visam à exportação e/ou ao abastecimento industrial.
(Uece) O cerrado brasileiro é um hotspot para a conservação da biodiversidade mundial. No entanto, nas últimas décadas, vem sofrendo um acelerado processo de degradação associado, principalmente, às atividades de
A) mineração de ouro e outros metais, como o minério de ferro.
B) exploração da água subterrânea de forma indiscriminada.
C) expansão do ecoturismo nos rios da região.
D) desmatamento para expansão do agronegócio.
Alternativa D
O desmatamento do Cerrado está diretamente ligado à expansão da fronteira agrícola na região Centro-Oeste a partir da década de 1970. A produção de grãos e a expansão da pecuária de bovinos são os destaques dessa expansão.
(ESA) Em relação à dinâmica recente e às características do agronegócio praticado no Brasil, a única afirmação que condiz com a realidade é:
A) A produção de frango nunca teve uma participação expressiva no cenário brasileiro.
B) Entre 1996 e 2006, o aumento das áreas destinadas às pastagens superou o aumento das áreas de lavouras.
C) Considerando-se o aumento das áreas de lavouras entre 1996 e 2006, os melhores resultados vieram da região Sul.
D) Estudos recentes apontam uma tendência de diminuição do número de estabelecimentos rurais especializados.
E) No que diz respeito à pecuária bovina, percebeu-se uma tendência de interiorização nas últimas décadas.
Alternativa E
A expansão da pecuária de bovinos é a grande razão da expansão das fronteiras agrícolas, especialmente na região amazônica.