Exercícios sobre alimentos transgênicos
Resolva esta lista de exercícios sobre alimentos transgênicos e teste seus conhecimentos sobre o assunto, já que o Brasil é o segundo maior produtor mundial desse tipo de alimento.
Publicado por: Paloma GuitarraraQuestões
-
Questão 1
(Unicamp) Assinale a alternativa correta sobre a presença de agrotóxicos e de sementes transgênicas na agricultura brasileira.
A) O uso de agrotóxicos e sementes transgênicas associa-se à busca de maior produtividade, sobretudo em áreas de fronteira agrícola.
B) As sementes transgênicas e o uso de agrotóxicos adequados ampliaram o interesse de países da União Europeia pelos produtos agrícolas brasileiros.
C) O uso de agrotóxicos no Brasil reduziu a necessidade de aproveitamento das sementes transgênicas nos cultivos agrícolas de grãos no país.
D) Por ser signatário de acordos internacionais, o Brasil reduziu o uso de agrotóxicos e sementes transgênicas em áreas próximas a mananciais.
Alternativa A.
A adoção dos pacotes tecnológicos que surgiram com a Revolução Verde, o que inclui as sementes transgênicas, ocorreu com o objetivo de ampliar a produtividade das lavouras agrícolas, multiplicando, com isso, a produção de alimentos.
-
Questão 2
(Etec) Os transgênicos são organismos produzidos através de recombinações de material genético. Eles vêm alterando profundamente as práticas agrícolas, a partir do final dos anos 1970. A sua produção visa dar aos organismos novas características ou selecionar e melhorar as já existentes, deixando esses organismos mais resistentes à ação das pragas, dos herbicidas, dos climas ou, no caso dos alimentos, visa torná-los mais nutritivos.
No entanto, as condições econômicas e socioambientais em que os transgênicos são produzidos não estão, atualmente, isentas de críticas por parte dos ambientalistas e da sociedade civil.
Pensando nisso, assinale a alternativa que contenha um problema apontado pelos críticos à sua disseminação na agricultura e uma solução ecológica satisfatória para amenizar o respectivo problema.
A)

B)

C)

D)

E)

Alternativa B.
A adoção de transgênicos pode diminuir a biodiversidade, uma vez que resultam em espécies mais resistentes e produtivas. Para solucionar esse problema, pode-se implementar a produção de alimentos via agricultura orgânica.
-
Questão 3
(Cepros)
“Mais de 800 cientistas de 82 países assinaram, em conjunto, uma carta aberta em que expõem sua preocupação com o cultivo de alimentos transgênicos. Além de se oporem a seu cultivo, os pesquisadores pedem a proibição desse tipo de alimento, que, para o grupo, intensifica o monopólio corporativo, aumenta as desigualdades e ajuda a frear iniciativas sustentáveis na agricultura.”
(Fragmento da carta aberta contra o uso de transgênicos no mundo).
A plantação de transgênicos é uma realidade na agricultura mundial. Em relação a esse tema, analise as afirmativas seguintes.
1) No século XX, desenvolveu-se a transgenia, a manipulação mais avançada que inclui a transferência e a modificação controlada de genes.
2) Os Estados Unidos, por serem os principais produtores de transgênicos do mundo, apoiaram o Protocolo de Cartagena e têm cumprido rigorosamente suas regras.
3) Os europeus estão entre os mais exigentes consumidores de alimentos do planeta e apresentam barreiras para que produtos transgênicos cheguem aos mercados da União Europeia.
4) O Brasil é um dos países do mundo que apresenta grande desenvolvimento de organismos transgênicos em suas atividades agropecuárias.
Estão corretas:
A) 1, 2 e 3 apenas
B) 3 e 4 apenas
C) 1, 2 e 4 apenas
D) 2 e 3 apenas
E) 1, 3 e 4 apenas
Alternativa E.
Somente a segunda afirmativa está incorreta. É verdade que os Estados Unidos são o maior produtor de alimentos transgênicos do mundo, mas o país não é um dos signatários do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança.
-
Questão 4
(FGV) Considere as pesquisas voltadas para a produção de culturas transgênicas. Avalie se podemos considerar como possíveis objetivos da concepção de culturas transgênicas:
I. aumentar a resistência das plantas a pragas e doenças.
II. desenvolver variedades que se adaptem a diferentes condições climáticas.
III. melhorar a qualidade nutricional dos alimentos.
IV. reduzir a necessidade de uso de agrotóxicos.
Estão corretos os itens:
A) I, II e III, apenas.
B) III e IV, apenas.
C) II e IV, apenas.
D) I, II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.
Alternativa E.
Todos os itens apresentam objetivos concretos para a adoção dos cultivos de alimentos transgênicos.
-
Questão 5
(Fronte) Em reposta aos desafios do crescimento populacional, bem como da otimização da produção agrária foram idealizados os chamados alimentos transgênicos, ou geneticamente modificados (OGMs), por meio de técnicas de engenharia genética. Sobre esse tema assinale a alternativa correta:
A) Alimentos transgênicos são aqueles que passaram por modificações genéticas para aumentar sua resistência a doenças, mas não possuem modificações no conteúdo nutricional.
B) A produção de alimentos transgênicos não é regulamentada por órgãos governamentais, sendo sua comercialização completamente livre, sem a necessidade de testes de segurança alimentar.
C) Embora os alimentos transgênicos sejam amplamente utilizados em várias partes do mundo, os impactos ambientais associados ao seu cultivo, como a perda de biodiversidade, são ainda amplamente discutidos, mas não geram controvérsias.
D) O principal objetivo do desenvolvimento de alimentos transgênicos é aumentar a produtividade das culturas agrícolas, utilizando organismos geneticamente modificados para melhorar a resistência a pragas e doenças, além de aumentar o valor nutricional.
Alternativa D.
Os alimentos transgênicos foram desenvolvidos com o principal objetivo de ampliar a produtividade das lavouras agrícolas, além de torná-las mais resistentes a diferentes tipos de patógenos, como pragas e doenças que se proliferam nas culturas agrícolas. A ampliação do valor nutricional é, igualmente, uma justificativa para a produção de transgênicos.
-
Questão 6
(Enem)

Na charge faz-se referência a uma modificação produtiva ocorrida na agricultura. Uma contradição presente no espaço rural brasileiro derivada dessa modificação produtiva está presente em:
A) Expansão das terras agricultáveis, com manutenção de desigualdades sociais.
B) Modernização técnica do território, com redução do nível de emprego formal.
C) Valorização de atividades de subsistência, com redução da produtividade da terra.
D) Desenvolvimento de núcleos policultores, com ampliação da concentração fundiária.
E) Melhora da qualidade dos produtos, com retração na exportação de produtos primários.
Alternativa A.
A charge mostra a contradição entre a modernização técnica da agricultura brasileira, que contou com a incorporação de alimentos transgênicos na produção, e a manutenção de uma estrutura fundiária concentrada e destinada à produção de lavouras comerciais, a maioria das quais é destinada ao exterior. Com isso, moderniza-se a técnica, mas são mantidas as desigualdades sociais no campo.
-
Questão 7
(Unesp) Na agricultura moderna, os cultivos transgênicos foram adotados para:
A) eliminar o uso de agrotóxicos e garantir a segurança alimentar da população.
B) aumentar a produtividade e proporcionar maior rentabilidade ao produtor.
C) preservar a função social da terra e diminuir os custos de produção.
D) superar deficiências das áreas agricultáveis e expandir as práticas orgânicas.
E) oferecer novos alimentos ao mercado e gerar renda às pequenas comunidades rurais.
Alternativa B.
Apesar de haver outras razões pelas quais os alimentos transgênicos foram adotados, a principal delas é o aumento da produtividade e da rentabilidade das lavouras.
-
Questão 8
(PUC-Campinas) Em 2014, o Brasil se consolidou como o país que possui a segunda maior área plantada com transgênicos no mundo, com destaque para os estados do Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás.
Os cultivos com maior proporção de transgênicos são:
A) soja, milho e algodão.
B) laranja, cana-de-açúcar e soja.
C) café, milho e cana-de-açúcar.
D) soja, arroz e trigo.
E) algodão, tomate e laranja.
Alternativa A.
No Brasil, os transgênicos estão presentes em maior escala nas lavouras comerciais, como soja, milho e algodão. Somente o último não é um alimento, mas todos eles são desenvolvidos para a exportação.
-
Questão 9
(Idcap) O uso de organismos geneticamente modificados (transgênicos) é amplamente debatido no campo da agropecuária. Uma das promessas associadas ao uso de transgênicos é o aumento da produtividade agrícola, ao mesmo tempo em que existem preocupações em relação aos impactos ambientais e à segurança alimentar. Diante disso, qual das alternativas a seguir apresenta um impacto positivo frequentemente atribuído à adoção de cultivos transgênicos?
A) O fortalecimento da agricultura familiar, que é a principal beneficiária das tecnologias associadas aos transgênicos.
B) A eliminação da necessidade de controle de pragas, devido à resistência natural das plantas transgênicas.
C) A redução do uso de pesticidas, uma vez que algumas variedades transgênicas possuem resistência a pragas específicas.
D) A maior utilização de fertilizantes químicos, reduzindo a necessidade de diversificação do solo.
Alternativa C.
O aumento da produtividade de alimentos transgênicos se deve principalmente à sua resistência a pragas e a doenças, o que diminui a necessidade do uso de pesticidas e pode ser visto como um impacto positivo.
-
Questão 10
(Cepros) Dentre os argumentos contra o consumo de alimentos transgênicos, está a possível perda ou alteração do patrimônio genético de plantas e sementes. Além disso, é possível afirmar que:
1) a resistência de plantas transgênicas às pragas agrícolas seria maléfica para a manutenção da biodiversidade de espécies de insetos.
2) o uso contínuo de sementes transgênicas aumentaria a resistência de outras espécies de plantas, por um mecanismo de seleção natural.
3) a presença de sementes transgênicas em solos, com variedades da mesma espécie de planta selvagem, poderia levar à extinção dessas últimas.
Está(ão) correta(s):
A) 1 e 3 apenas.
B) 2 e 3 apenas.
C) 1, 2 e 3.
D) 1 e 2 apenas.
E) 2 apenas.
Alternativa A.
Somente a segunda afirmação é incorreta. O uso das sementes transgênicas as tornam mais resistentes e, por conseguinte, acabam deixando as demais sementes suscetíveis a pragas, a doenças e a outros distúrbios que acometem as lavouras. Assim sendo, elas ficam menos resistentes.
-
Questão 11
(Gestão Concurso) Fala-se muito das vantagens dos produtos transgênicos para o produtor e para o agronegócio. No entanto, existem movimentos contrários a essa prática.
A esse respeito, avalie o que se afirma serem fatores negativos relacionados a ela.
I. Trazem uma perda na biodiversidade porque são plantados em monocultura.
II. Pode ocorrer o surgimento das chamadas super pragas, que são resistentes a pesticidas e a herbicidas.
III. Na área do consumo humano, já se sabe que não há consequências negativas; elas se restringem às questões ecológicas.
IV. Plantas mais resistentes e agressivas podem gerar o extermínio de insetos benéficos à agricultura, como, por exemplo, as abelhas.
Está correto apenas o que se afirma em:
A) III.
B) I e II.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
Alternativa D.
A afirmativa III é a única incorreta, visto que não existe um consenso acerca dos efeitos dos alimentos transgênicos no organismo humano. Muitos pesquisadores afirmam que eles podem causar alergias ou mesmo doenças mais graves a longo prazo. Por causa disso, é fundamental que os produtores se atentem às leis de biossegurança do país.
-
Questão 12
(Udesc) A tendência de aumento das áreas de cultivo de culturas transgênicas em alguns dos maiores produtores agropecuários mundiais intensifica os debates acerca dos impactos socioambientais da introdução dessas variedades na produção agropecuária.
Sobre a produção de alimentos transgênicos, assinale a alternativa incorreta.
A) A soja e o milho são culturas que se destacam em escala mundial, quanto ao cultivo de espécies transgênicas, além de produtos como o algodão e a colza.
B) Desde a década de 1990, intensificaram-se as pesquisas, o desenvolvimento e a aplicação das chamadas biotecnologias, que consistem, de forma ampla, na manipulação de microrganismos, vegetais e animais para a obtenção de algum processo ou produto.
C) O Brasil está entre os países que se destacam na produção de transgênicos.
D) Em nível internacional, o documento que estabelece a aplicação do Princípio da Precaução na questão da produção e do comércio de produtos transgênicos é o Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança.
E) O Princípio da Precaução, instituído pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, em 1992 (Rio-92), estabelece a liberação da produção de transgênicos para fortalecer a produção agrícola nacional, visando o aumento da produtividade e do volume desta produção.
Alternativa E.
Todas as afirmativas são corretas, exceto a última. O Princípio da Precaução não libera os transgênicos, mas, sim, estabelece as suas principais normas de produção e de comercialização para a maior prevenção de riscos ao meio natural e à saúde humana.