Exercícios sobre América Latina e América Anglo-saxônica
A respeito do processo de regionalização do continente americano, analise os itens a seguir:
I – A América Anglo-saxônica foi colonizada majoritariamente pelos povos ingleses.
II – A América Latina corresponde aos países colonizados por portugueses e espanhóis e está localizada exclusivamente na América do Sul.
III – A América Latina compreende os países da América Central e do Sul, incluindo o México, que pertence ao Nafta.
IV – Além de portugueses e espanhóis, pode-se afirmar que holandeses e ingleses também participaram do processo de colonização da América Latina.
São verdadeiras as assertivas:
a) I, III, IV
b) II, III, IV
c) I, II, III
d) I, II, IV
Letra A
Todas as assertivas são verdadeiras, com exceção da II, pois a extensão da América Latina não se limita à América do Sul, mas engloba os países da América Central. A designação latina refere-se à predominância do idioma espanhol e português, línguas derivadas do latim.
(UFPI Adaptada) A organização dos países em blocos econômicos visa facilitar a economia dos países, estimulando as trocas e a produção comercial. Sobre os principais blocos, suas características e finalidades, assinale a alternativa correta.
a) ALCA – constituída por países africanos, promove a valorização de seus produtos, possibilitando a concorrência com a economia asiática.
b) MERCOSUL – reúne todos os países da América Latina e visa ampliar as trocas comerciais e o fluxo de pessoas entre os seus membros.
c) CEI – reúne os países da Europa Ocidental que são liderados pela Inglaterra, que, por sua vez, detém a hegemonia econômica dessa parte de continente.
d) União Europeia – formada por todos os países da Europa, permite a livre circulação, no continente, de pessoas e mercadorias.
e) NAFTA – formado pelos países da América do Norte, eliminou as barreiras tarifárias entre os seus membros.
Letra E
Todas as assertivas contêm incoerências, com exceção da letra e). O Nafta eliminou as barreiras tarifárias entre os países-membros (EUA, Canadá e México). Isso trouxe uma série de consequências para a balança comercial dos países, especialmente para os Estados Unidos, que vêm acompanhando a transferência de diversas empresas para cidades mexicanas na fronteira, onde o custo de produção é bem menor que em solo norte-americano.
(Uneal) A associação de países com o objetivo de estabelecer relações comerciais privilegiadas entre si gera um bloco econômico. O NAFTA, um dos importantes blocos econômicos da atualidade, tem como membros:
1) EUA
2) Venezuela
3) México
4) Canadá
5) Reino Unido
6) Costa Rica
Estão corretas apenas:
a) 1, 2, 3 e 5
b) 2, 3, 4 e 6
c) 2, 3 e 6
d) 1, 3 e 4
e) 1, 2, 4 e 5
Letra D
Os países que compõem o Nafta são Estados Unidos, Canadá e México.
Relacione corretamente:
(1) América Latina
(2) América Anglo-saxônica
( ) Estados Unidos e Canadá
( ) Tinham como objetivo ocupar o território e fixar sua população, formando uma nova Inglaterra.
( ) Colônias de povoamento.
( ) Colônias de exploração.
( ) Produção agrícola baseada na grande propriedade, produzindo um único produto e com a utilização de trabalho escravo.
Marque a sequência correta:
a) 2 2 2 1 1
b) 1 1 1 2 2
c) 2 2 1 1 2
d) 1 1 2 2 1
Letra A
Os Estados Unidos e o Canadá formam a América Anglo-saxônica (2), na qual o processo de colonização foi preponderantemente realizado pelos ingleses desejosos de fugir das dificuldades na Europa e constituir uma nova terra (2), assim, estabeleceram-se colônias de povoamento (2). Já a América Latina caracterizou-se por colônias de exploração (1), baseadas em monoculturas e trabalho escravo (1).