Whatsapp

Exercícios sobre a América do Sul

Exercícios de Geografia

Esta lista de exercícios permitirá a aferição dos seus conhecimentos sobre a América do Sul, porção meridional do continente americano onde está localizado o Brasil. Publicado por: Mateus Campos
questão 1

A América do Sul é um subcontinente localizado na porção mais austral da América. Ao longo da sua extensão latitudinal, ela é cortada pelas seguintes linhas imaginárias:

A) Linha do Equador e Trópico de Capricórnio.

B) Trópico de Câncer e Círculo Polar Ártico.

C) Meridiano de Greenwich e Trópico de Capricórnio.

D) Trópico de Capricórnio e Trópico de Câncer.

E) Círculo Polar Ártico e Trópico de Capricórnio.

questão 2

Quais são os dois oceanos que banham a América do Sul na porção leste e oeste?

A) Pacífico e Índico.

B) Atlântico e Pacífico

C) Mediterrâneo e Pacífico.

D) Atlântico e Mediterrâneo.

E) Índico e Atlântico.

questão 3

A principal formação vegetal da América do Sul é a Floresta Amazônica. Ela é a maior formação florestal equatorial do globo, com alta biodiversidade e grande reserva de minerais. A Floresta Amazônica está distribuída espacialmente no Brasil e em outros 8 países, sendo eles:

A) Peru, Venezuela, Argentina, Bolívia, Guiana, Suriname, Equador e Guiana Francesa.

B) Peru, Venezuela, Colômbia, Bolívia, Chile, Suriname, Equador e Guiana Francesa.

C) Peru, Venezuela, Colômbia, Uruguai, Guiana, Suriname, Equador e Guiana Francesa.

D) Peru, Venezuela, Colômbia, Paraguai, Guiana, Suriname, Equador e Guiana Francesa.

E) Peru, Venezuela, Colômbia, Bolívia, Guiana, Suriname, Equador e Guiana Francesa.

questão 4

O El Niño é um evento climático natural que ocorre no Oceano Pacífico, podendo ser definido como um aquecimento anormal das suas águas, seguido pelo enfraquecimento dos ventos alísios. Tais alterações modificam o sistema climático de distribuição das chuvas e de calor em diversas regiões do planeta.

SILVA, Júlio César Lázaro da. "El Niño"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/el-nino.htm. Acesso em 18 de fevereiro de 2021.

Qual alternativa apresenta corretamente uma consequência do El Niño na América do Sul?

A) Fortes enchentes nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

B) Secas periódicas no extremo sul da Argentina.

C) Nevascas nas partes mais altas da Colômbia.

D) Terremotos nas faixas litorâneas da Bolívia e do Peru.

E) Chuvas de granizo nas áreas desérticas do Chile.

questão 5

O Brasil é o maior país em extensão territorial da América do Sul. Ele faz fronteiras com 10 países da América do Sul, com exceção de

A) Bolívia e Peru.

B) Guiana e Chile.

C) Chile e Equador.

D) Argentina e Peru.

E) Equador e Guiana.

questão 6

Uma megacidade é uma cidade que possui uma população absoluta maior que 10 milhões de habitantes. A partir dessa conceituação, a única megacidade da América do Sul é

A) Bogotá.

B) Buenos Aires.

C) Lima.

D) Santiago.

E) São Paulo.

questão 7

Assinale abaixo a alternativa que caracteriza a política de industrialização de grande parte dos países sul-americanos no século XX.

A) Plataforma de exportações.

B) Substituição das exportações.

C) Planificação da economia.

D) Exportações de bens de capital.

E) Importação de bens primários.

questão 8

É uma união aduaneira, tipo de bloco econômico criado na década de 90 com o objetivo de fomentar as trocas comerciais entre os países sul-americanos, com destaque para Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, membros ativos do bloco na atualidade.

Qual o nome do bloco citado no enunciado da questão?

A) Mercado Comum do Sul.

B) União Aduaneira do Sul.

C) Mercado do Cone Sul.

D) Acordo Comum do Sul.

E) Mercado do Extremo Sul.

questão 9

(UFMS 2018) Os fenômenos atmosféricos El Niño e La Niña representam uma série de alterações no sistema formado pelos oceanos e pelo clima, envolvendo principalmente o Oceano Pacífico nas proximidades do oeste da América do Sul. Ambos produzem alterações no clima de todo o planeta. A principal diferença entre o El Niño e o La Niña é:

A) o El Niño promove secas em todos os continentes, e o La Niña é responsável pelo aumento das chuvas.

B) o El Niño surge do aquecimento das águas oceânicas, enquanto o La Niña surge de seu resfriamento anômalo.

C) o El Niño atua no hemisfério sul, ao passo em que o La Niña atua no hemisfério norte.

D) o El Niño provoca uma onda de umidade excessiva em todos os lugares, enquanto o La Niña é responsável pela seca extrema.

E) o El Niño é um fenômeno natural cíclico, e o La Niña é de responsabilidade das atividades humanas.

questão 10

(Ufes 2010) “A Geopolítica tem sido intensamente estudada na atualidade, e o Brasil, pela sua localização estratégica, na porção centro-oriental da América do Sul, pela sua organização espacial, suas riquezas minerais, agropastoris, comerciais e industriais, dentre outras, tem procurado desenvolver uma política de boa vizinhança, com participação ativa na integração regional e em relação aos países do globo, mediando conflitos e ampliando sua participação em várias organizações internacionais”.

A partir dessas informações e dos conhecimentos sobre o espaço brasileiro e sua organização geopolítica, é correto afirmar:

A) As regiões do país configuram o cenário geopolítico brasileiro com importante atividade agropastoril, moderno sistema de exploração mineral, grande produtividade e descentralização industrial.

B) O Brasil ocupa, na América do Sul, uma posição semelhante à da Índia, na Ásia, por apresentarem, ambos, a maior extensão territorial e populacional.

C) A colonização do Brasil foi igual à dos outros países da América, pois contou com os mesmos colonizadores e tipo de ocupação.

D) Os conflitos e as guerras de grande intensidade são relevantes, para o Brasil e para a América do Sul, por serem comuns na história dos países sul-americanos.

E) O Mercosul, consolidado pelo Tratado do Rio de Janeiro, ao final da última década do século passado, é de grande importância geopolítica para o Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai e demais associados da América do Sul.

questão 11

(Ufes 2009) Um dos maiores reservatórios de água do mundo já foi visto como um imenso mar de água doce na América do Sul, com capacidade quase inesgotável e potencial para abastecer a população brasileira por cerca de 2500 anos. Agora novos estudos feitos mostram que pontos de difícil acesso e a existência de água salobra ou quente vêm reduzindo o volume que realmente pode ser usado pelo homem. Além disso, o consumo excessivo em certas regiões já ameaça sua manutenção. O manancial descrito no texto corresponde

A) à Bacia do Prata, cujos rios nascem em território brasileiro e drenam os países platinos.

B) à Bacia Amazônica, considerada a maior bacia hidrográfica do mundo, abrangendo áreas de outros seis países sul-americanos.

C) ao Aquífero Guarani, que se estende pelo Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai e onde a maior parte da água está confinada sob rochas de basalto.

D) aos Lençóis Maranhenses, situados numa área de grande pluviosidade e polos industriais que ameaçam contaminar esse reservatório.

E) à Bacia do Paraná, essencialmente planáltica, ocupando o primeiro lugar em potencial hidrelétrico no país.

questão 12

(Fatec 2019) “A América do Sul ficou como um continente isolado no oceano durante milhões de anos. A região amazônica era um ambiente de sedimentação e os rios equatoriais corriam no sentido oposto ao atual, desaguando no Pacífico, na atual região do golfo de Guayaquil, no Equador”.

MIRANDA, Evaristo Eduardo de. Quando o Amazonas corria para o Pacífico: uma história desconhecida da Amazônia. Petrópolis, RJ. 2 ed.: VOZES, 2007.

A inversão do sentido dos rios amazônicos, mencionada no texto, ocorreu em consequência

A) da formação de uma única massa continental, a Pangeia, na era Pré-Cambriana.

B) do soerguimento da Cordilheira dos Andes, no período Terciário da era Cenozoica.

C) do processo de desertificação das áreas equatoriais, no período Jurássico da era Mesozoica.

D) do início da abertura do Oceano Atlântico e de retração do Oceano Pacífico, na era Proterozoica.

E) do surgimento do istmo que liga a América do Norte à América do Sul, no período Carbonífero da era Paleozoica.

respostas
Questão 1

Alternativa A. A América do Sul está localizada na porção centro-sul do planeta Terra. Desse modo, ela é cortada, mais ou norte, pela Linha do Equador, e, mais ao sul, pelo Trópico de Capricórnio.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa B. A América do Sul é banhada por dois oceanos distintos: na porção leste, pelo oceano Atlântico; na porção oeste, pelo oceano Pacífico.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa E. A Floresta Amazônica é a principal formação vegetal da América do Sul. Ela se estende por 9 países, sendo eles: Brasil, Peru, Venezuela, Colômbia, Bolívia, Guiana, Suriname, Equador e Guiana Francesa.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa A. Na América do Sul, o El Niño provoca várias mudanças climáticas em nível regional, como o aumento das temperaturas e das chuvas na porção centro-sul do Brasil, ocasionando enchentes.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa C. Os únicos países da América do Sul que não fazem fronteira com o Brasil são o Chile e o Equador.

Voltar a questão
Questão 6

Alternativa E. O único município que possui mais de 10 milhões habitantes, ou seja, uma megacidade, localizado na América do Sul é São Paulo, que possui 12.325.232 habitantes dentro dos seus limites municipais.

Voltar a questão
Questão 7

Alternativa B. A política de industrialização nos países sul-americanos, com destaque para Argentina e Brasil, consistiu na substituição das importações. Em razão de vários distúrbios mundiais ao longo do século XX, esses países deixaram de exportar produtos de outras regiões do globo, desenvolvendo as suas indústrias localmente.

Voltar a questão
Questão 8

Alternativa A. O Mercado Comum do Sul (Mercosul) é um bloco econômico formado por nações sul-americanas. Foi fundado em 1991 com o objetivo de fomentar as trocas comerciais entre os países da região.

Voltar a questão
Questão 9

Alternativa B. Os fenômenos descritos na questão são climáticos e ocorrem de forma sazonal na costa da América do Sul, impactando diretamente o clima regional. O El Niño corresponde ao aquecimento das águas do oceano Pacífico, enquanto o La Niña é responsável pelo seu esfriamento.

Voltar a questão
Questão 10

Alternativa A. No contexto econômico e geopolítico da América do Sul, o Brasil desempenha um papel de potência regional, sendo um país industrializado, urbanizado e marcado pela elevada exploração de bens primários.

Voltar a questão
Questão 11

Alternativa C. O aquífero Guarani é uma das principais reservas de água subterrânea da América do Sul. Ele está localizado em aquíferos de rochas vulcânicas e já fornece abastecimento de água para várias cidades do interior do Brasil.

Voltar a questão
Questão 12

Alternativa B. O soerguimento da Cordilheira dos Andes, em razão do contato convergente das placas tectônicas, desviou o sentido do fluxo dos rios amazônicos, uma vez que houve um acelerado aumento da altitude na porção oeste da floresta.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado