Exercícios sobre o Apartheid
Várias políticas ditatoriais foram implantadas no continente africano. O apartheid foi uma política racial imposta pela minoria branca da população, únicos com direito a voto, restando à maioria da população, composta por negros, obedecer rigorosamente as leis separatistas. Em qual país da África foi implantado o apartheid:
a) Angola
b) Nigéria
c) Camarões
d) África do Sul
e) Jamaica
a) Falso - O apartheid não ocorreu na Angola
b) Falso - A política de segregação racial denominada apartheid não foi imposta na Nigéria
c) Falso - O apartheid não foi implantado em Camarões
d) Verdadeiro - O apartheid foi uma política racial imposta por uma minoria branca na África do Sul. Esse sistema político teve início em 1948 e durou até o ano de 1992.
e) Falso - Não é um país africano
Quais as principais características da política racial (apartheid)?
Conforme a política segregacionista denominada apartheid, a minoria branca, os únicos com direito de voto, detinham todo poder político e econômico no país, enquanto à maioria negra restava a obrigação de obedecer rigorosamente à legislação separatista.
A política de segregação racial foi oficializada em 1948, com a chegada do Novo Partido Nacional (NNP) ao poder. O apartheid não permitia o acesso dos negros às urnas, além de não poderem adquirir terras na maior parte do país, obrigando os negros a viverem em zonas residenciais segregadas, uma espécie de confinamento geográfico (que se refletia em seu isolamento social e político). Os negros eram obrigados a fixar moradia em lugares predeterminados pelos brancos, conhecidos como homelands, nas áreas rurais; locations, nas áreas urbanas, em compounds, nas áreas de mineração. Casamentos e relações sexuais entre pessoas de diferentes etnias também eram proibidos.
Em que ano se iniciou o apartheid, e quais as reações da população local em relação a essa política segregacionista racial?
O apartheid teve início em 1948. A oposição a essa política iniciou-se a partir da década de 1950, com a realização de várias manifestações contrárias ao apartheid. Os movimentos sociais se fortaleceram com a participação do Congresso Nacional Africano (CNA), organização negra criada em 1912. Inúmeros protestos foram organizados pela CNA, em um deles, no ano de 1960, a polícia matou 67 negros que participavam da manifestação. O Massacre de Sharpeville, como ficou conhecido.
Quais o principais fatores que influenciaram para o fim do apartheid?
Com o fim do império português na África (1975) e a queda do governo de minoria branca na Rodésia, atual Zimbábue (1980), o domínio branco na África do Sul entrou em crise. Esses fatos intensificaram as manifestações populares contra o apartheid. A Organização das Nações Unidas (ONU) tentou dar fim à política praticada no país. O presidente Piter Botha promoveu reformas, mas manteve os principais aspectos do regime racista.
Com a posse de Frederick de Klerk na presidência, em 1989, ocorreram várias mudanças. Em 1990, Mandela foi libertado, e o CNA recuperou a legalidade. Klerk revogou as leis raciais e iniciou o diálogo com o CNA. Sua política foi legitimada por um plebiscito só para brancos, 1992, no qual 69% dos eleitores (brancos) votaram pelo fim do apartheid.
O Parlamento aprovou a Lei de Direitos Sobre a Terra, restituindo propriedades às famílias negras atingidas pela lei de 1913, que destinou 87% do território à minoria branca.
A repercussão negativa ao regime político racial instalado na África do Sul envolveu a maioria da população local (negros) e organismos internacionais como, por exemplo, a Organização das Nações Unidas (ONU). Várias manifestações foram realizadas contra o apartheid, sendo o principal líder desses movimentos:
a) Mahatma Gandhi
b) Frederick de Klerk
c) Thabo Mbeki
d) Nelson Mandela
e) N.D.A.
a) Falso - Líder da independência indiana.
b) Falso - Último presidente do sistema político racial na África do Sul (apartheid), realizou uma série de aberturas para o fim do apartheid, inclusive a libertação de Nelson Mandela e a legalidade do Congresso Nacional Africano (CNA), partido político composto pela população negra.
c) Falso - Presidente sul africano sucessor de Nelson Mandela.
d) Verdadeiro – Principal líder político da resistência negra ao apartheid. Ficou preso por duas décadas durante a política racial, sendo eleito presidente sul africano em 1994.
e) Nelson Mandela é a alternativa correta.
(FGV) De 1948 a 1991, vigorou na África do Sul o regime denominado apartheid. A esse respeito é correto afirmar:
a) Trata-se de uma política de segregação racial que excluía os negros da participação política, mas lhes reservava o livre direito à propriedade da terra.
b) Trata-se de uma política de segregação racial que previa uma lenta incorporação da população negra às atividades políticas do país.
c) Trata-se de uma política de segregação racial que excluía negros e asiáticos da participação política e restringia até mesmo a sua circulação pelo país.
d) Trata-se de uma política de integração racial baseada na perspectiva ideológica da mestiçagem cultural entre as diversas etnias negras.
e) Trata-se de uma política de segregação racial que propunha a eliminação gradual da minoria negra, como forma de garantir a dominação branca.
a) Falso – Essa política excluía os negros da participação política, pois apenas os brancos tinham direito a voto; além de não poderem adquirir terras na maior parte do país, obrigando os negros a viverem em zonas residenciais segregadas, uma espécie de confinamento geográfico.
b) Falso - Durante o apartheid, os negros eram extremamente exclusos das atividades políticas desenvolvidas na África do Sul.
c) Verdadeiro – A política racial (apartheid) imposta por uma minoria branca excluía os negros e asiáticos da participação política do país, lhes impondo leis separatistas.
d) Falso - O apartheid não tinha como propósito a integração racial.
e) Falso – A maioria da população do território sul africano é composta por negros, diferentemente do que é citado nesse item, que coloca a população negra como minoria.