Whatsapp

Exercícios sobre biomas brasileiros

Exercícios de Geografia

Esta lista de exercícios medirá os seus conhecimentos sobre as características geográficas correspondentes aos principais biomas brasileiros. Publicado por: Mateus Campos
questão 1

O bioma Amazônia é o maior do Brasil. Ele ocupa, além do território brasileiro, áreas dos seguintes países:

a) Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Venezuela.

b) Chile, Bolívia, Equador, Guiana, Suriname, Paraguai e Venezuela.

c) Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Uruguai e Venezuela.

d) Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.

e) Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Guiana, Suriname e Venezuela.

questão 2

O Cerrado é um bioma que possui clima característico marcado pela dualidade climática. Qual o clima predominante no Cerrado?

a) Temperado.

b) Equatorial.

c) Tropical.

d) Semiárido.

e) Subtropical.

questão 3

Assinale a alternativa que apresenta uma característica geográfica do bioma Caatinga:

a) Ocorrência de rios intermitentes.

b) Predomínio do clima subtropical.

c) Registro de elevada pluviosidade.

d) Presença de espécies temperadas.

e) Existência de riachos caudalosos.

questão 4

A vegetação da Caatinga apresenta especificidades importantes quando comparadas às demais vegetações brasileiras. Nesse bioma, há o predomínio de espécies vegetais

a) higrófilas.

b) xerófilas.

c) caducifólias.

d) latifoliadas.

e) aciculifoliadas.

questão 5

A Mata Atlântica é um bioma existente ao longo de grande parte do litoral brasileiro. Nesse sentido, as suas características geográficas sofrem forte influência da

a) umidade.

b) radiação.

c) geologia.

d) glaciação.

e) longitude.

questão 6

O bioma Pantanal é conhecido pela grande presença de fontes de água. Qual a principal bacia hidrográfica do Pantanal?

a) Bacia do Paraguai.

b) Bacia Tocantins-Araguaia.

c) Bacia do Prata.

d) Bacia Mato-grossense.

e) Bacia do São Francisco.

questão 7

O bioma Pampa possui uma espacialidade geográfica muito específica. Qual estado está localizado no bioma Pampa?

a) Paraná.

b) Mato Grosso do Sul.

c) Tocantins.

d) Rio Grande do Sul.

e) São Paulo.

questão 8

O Pampa possui um tipo climático diferente de grande parte do território do Brasil. Esse clima é o

a) equatorial, com dupla sazonalidade estacional.

b) tropical úmido, com duas estações bem definidas.

c) tropical, com forte influência da continentalidade.

d) subtropical, com as quatro estações bem definidas.

e) semiárido, com elevados volumes anuais de chuvas.

questão 9

(Enem 2016)

TEXTO I

O Cerrado brasileiro apresenta diversos aspectos favoráveis, mas tem como problema a baixa fertilidade de seus solos. A grande maioria é ácido, com baixo pH.

Disponível em: www.fmb.edu.br. Acesso em: 21 dez. 2012 (adaptado).

TEXTO II

O crescimento da participação da região central do Brasil na produção de soja foi estimulado, entre outros fatores, por avanços científicos em tecnologias para manejo de solos.

Disponível em: www.conhecer.org.br. Acesso em: 19 dez. 2012 (adaptado).

Nos textos, são apresentados aspectos do processo de ocupação de um bioma brasileiro. Uma tecnologia que permite corrigir os limites impostos pelas condições naturais está indicada em:

a) Calagem.

b) Hidroponia.

c) Terraceamento.

d) Cultivo orgânico.

e) Rotação de culturas.

questão 10

(FGV 2013) De acordo com Indicadores do Desenvolvimento Sustentável 2012, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Pampa é o segundo bioma com maior índice de desmatamento do país, com cerca de 54% de sua cobertura vegetal removida até 2009. Sobre as causas e as consequências da degradação desse bioma, é correto afirmar:

a) Mais de metade da soja produzida no Brasil é cultivada dentro dos limites originais desse bioma, fato que ajuda a explicar o desmatamento.

b) O desmatamento vem aumentando a frequência de deslizamentos de terra em suas encostas íngremes, com graves consequências sociais e materiais.

c) O elevado índice de desmatamento resulta, principalmente, da exploração de madeiras de elevado valor comercial.

d) A pecuária extensiva e a ampliação da área dedicada ao cultivo de arroz figuram entre as principais causas do desmatamento.

e) Nos pampas de Santa Catarina, o desmatamento acelerado está associado à perda de fertilidade dos solos e à ocorrência de extensas manchas de arenização.

questão 11

(Unesp 2014) Mata de terra firme, mata de várzea e igapó são formações vegetais típicas deste bioma. Em razão do processo de uso e ocupação do território brasileiro e das ações dirigidas à preservação dos recursos naturais realizadas nas últimas décadas, este bioma constitui-se também naquele que guarda as maiores extensões de floresta nativa no Brasil, ainda que seu desmatamento não tenha sido completamente cessado. O texto refere-se ao bioma

a) Cerrado.

b) Mata Atlântica.

c) Pampa

d) Caatinga.

e) Amazônico.

questão 12

(Enem 2011) A exploração de recursos naturais e a ocupação do território brasileiro têm uma longa história de degradação de áreas naturais. É resultado, entre outros fatores, da ausência de uma cultura de ocupação que respeitasse as características de seus biomas.

Disponível em: http://www.comciencia.br. Acesso em: 19 abr. 2010 (fragmento).

Ao longo da história, a apropriação da natureza e de seus recursos pelas sociedades humanas alterou os biomas do planeta. Em relação aos biomas brasileiros, em qual deles esse tipo de processo se fez sentir de forma mais profunda e irreversível?

a) Na Floresta Amazônica, especialmente a partir da década de 1980, devastada pela construção de rodovias e expansão urbana.

b) No Cerrado, que abriga muitas espécies de árvores sob risco de extinção, atingido pela mineração e agricultura.

c) No Pantanal, que abrange parte dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, degradado pela mineração e pecuária.

d) Na Mata Atlântica, que hoje abriga 7% da área original, devastada pela exploração da madeira e pelo crescimento urbano.

e) Na Mata dos Cocais, localizada no Nordeste do país, desmatada pelo assoreamento e pelo cultivo da cana-de-açúcar.

respostas
Questão 1

Letra D

A Amazônia é um bioma muito vasto. Portanto, ela não está restrita somente ao Brasil — também está localizada em diversos países da América do Sul. São eles: Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.

Voltar a questão
Questão 2

Letra C

O Cerrado é um bioma que possui clima tipicamente tropical. Esse clima possui duas estações bem definidas: uma chuvosa (verão) e uma seca (inverno).

Voltar a questão
Questão 3

Letra A

A Caatinga apresenta cursos d’água com característica intermitente, ou seja, que secam durante o período de estiagem. Isso se dá, prioritariamente, em razão do baixo volume de chuvas registrado nesse bioma ao longo do ano.

Voltar a questão
Questão 4

Letra B

A Caatinga possui espécies vegetais tipicamente xerófilas. Elas apresentam diversos mecanismos que garantem sua adaptação aos períodos mais secos do ano. Logo, são extremamente resistentes à seca.

Voltar a questão
Questão 5

Letra A

A umidade é o principal elemento climático que interfere no bioma Mata Atlântica. Essa formação possui um clima predominantemente tropical úmido, ou seja, com forte presença da umidade proveniente do oceano, que influencia na formação de chuvas e na atenuação das temperaturas.

Voltar a questão
Questão 6

Letra A

O Rio Paraguai, junto da bacia hidrográfica de mesmo nome, formam a principal rede hidrográfica do Pantanal. Esse bioma possui um ambiente marcado pela recorrente presença de água, especialmente durante o período chuvoso, quando ocorre o fenômeno das inundações.

Voltar a questão
Questão 7

Letra D

O Rio Grande do Sul é o estado brasileiro onde está localizado o bioma Pampa. As condições específicas de parte do território estadual, como o clima subtropical e o relevo de colinas, possibilitam sua formação.

Voltar a questão
Questão 8

Letra D

O Pampa possui um clima subtropical. Esse tipo climático é marcado pela clara divisão das estações ao longo do ano, assim como pela boa distribuição da pluviosidade nos meses do ano.

Voltar a questão
Questão 9

Letra A

Os solos do Cerrado são considerados ácidos e de baixa fertilidade. Por meio da expansão das atividades agrícolas nesse bioma, houve a necessidade de promover estratégias de melhoria da qualidade do solo local. Para tanto, é empregada a calagem.

Voltar a questão
Questão 10

Letra D

O Pampa é um dos biomas mais degradados do Brasil. Essa zona é tipicamente rural e enfrenta grande pressão das atividades agrícolas. A agropecuária é a principal responsável pelo desmatamento do Pampa.

Voltar a questão
Questão 11

Letra E

O enunciado apresenta características da Amazônia. Esse bioma é dividido em mata de terra firme, mata de várzea e mata de igapó, de acordo com os aspectos vegetacionais e hidrográficos locais. A Amazônia vem sofrendo grandes pressões humanas, em especial por meio da expansão das atividades agropecuárias.

Voltar a questão
Questão 12

Letra D

A Mata Atlântica é o bioma mais impactado pela atividade humana no Brasil. A expansão urbano-industrial no litoral brasileiro provocou sua ampla devastação.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado