Topo
pesquisar

Exercícios sobre conferências ambientais

Exercícios de Geografia

Avalie os seus conhecimentos sobre conferências ambientais, reuniões nas quais líderes mundiais discutem os impactos ambientais, respondendo aos exercícios propostos a seguir. Publicado por: Rafaela Sousa
questão 1

(PUC-RS) Resolver a questão com base nas informações e afirmativas a seguir.

Há algum tempo as preocupações ligadas ao relacionamento sociedade-natureza, bem como os prejuízos causados pelo homem ao meio ambiente natural, são pauta de muitos eventos, reuniões, conferências e acordos internacionais liderados pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Sobre essa conjuntura, afirma-se:

I. Em 1972, realizou-se, em Viena, a 1ª Conferência Mundial do Meio Ambiente.

II. Movimentos ecológicos e entidades de proteção ao meio ambiente têm sido criados, tais como WWF (Fundo Mundial para a Natureza), Greenpeace e SOS Mata Atlântica.

III. A ONU lançou o relatório Nosso Futuro Comum, que incorpora o conceito de desenvolvimento sustentável.

IV. A Conferência Rio+20 enfatizou a necessidade de a população mundial modificar seu modelo de consumo atual, independentemente do grau de riqueza nos diferentes países.

Estão corretas apenas as afirmativas

a) I e II.

b) I e IV.

c) III e IV.

d) I, II e III.

e) II, III e IV.

questão 2

(Fatec) Em junho de 2012, foi realizada na cidade do Rio de Janeiro a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O objetivo desse encontro foi a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, que apresenta como uma de suas propostas

a) evitar o uso de recursos naturais e de matérias-primas nas indústrias para não comprometer o meio ambiente.

b) investir em pesquisas sobre alimentos geneticamente modificados com a finalidade de acabar com a fome no mundo.

c) desenvolver economicamente todas as nações para que estas possam ter o mesmo padrão de consumo dos Estados Unidos.

d) atender às necessidades da atual geração, sem comprometer a capacidade das futuras gerações em prover suas próprias necessidades.

e) incentivar os países desenvolvidos a ampliar o setor agroindustrial para garantir que não faltem alimentos para os países subdesenvolvidos.

questão 3

Sobre as principais conferências ambientais, assinale V para as proposições que considerar verdadeiras e F para as proposições que considerar falsas:

I. ( ) Um dos principais resultados da Rio+20 foi a chamada Agenda 21, cujo principal objetivo é elaborar uma proposta de ação que vise ao desenvolvimento sustentável.

II. ( ) A primeira conferência ambiental no mundo ficou conhecida como Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e foi realizada em 1972.

III. ( ) A Rio+10, também conhecida como Cúpula de Joanesburgo, foi realizada em 2002, na África do Sul.

IV. ( ) O Protocole de Kyoto foi elaborado durante a Rio +20 e tinha por objetivo metas para a redução da emissão de gases de efeito estufa.

Assinale a alternativa correta:

a) FVFV

b) FVFF

c) VVFF

d) FVVF

 

questão 4

Correlacione as colunas a seguir ligando a conferência ambiental e a sua descrição. Depois, assinale a alternativa que representa a ordem correta:

(1) ECO-92

(2) Rio+10

(3) Rio+20

(4) Conferência de Estocolmo

( ) Realizada em 1972, na Suécia, foi a primeira conferência ambiental feita no mundo.

( ) Realizada em 2002, na África do Sul, promoveu debates sobre preservação do meio ambiente e questões de cunho social.

( ) Realizada em 2012, na cidade do Rio de Janeiro, teve como principal objetivo reforçar o compromisso dos Estados com a sustentabilidade.

( ) Realizada em 1992, na cidade do Rio de Janeiro, teve como um dos seus principais resultados a Agenda 21.

a) 1,2,4,3

b) 4,3,2,1

c) 4,2,3,1

d) 1,3,4,2

respostas
Questão 1

LETRA E

I – Incorreta. Em 1972, realizou-se a Conferência de Estocolmo ou Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente em Estocolmo, na Suécia.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA D

O principal objetivo da Rio+20 foi renovar o compromisso em relação ao desenvolvimento sustentável, que reforça o compromisso dos países como a sustentabilidade, ou seja, suprir as necessidades da sociedade sem comprometer as gerações futuras.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA D

I. Falsa – A Agenda 21 resultou da ECO-92, realizada em 1992, no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro.

II. Verdadeira.

III. Verdadeira.

IV. Falsa. O Protocolo de Kyoto foi estabelecido na Conferência das Partes (COP-3), em 1997, em Kyoto, logo após a ECO-92.

Voltar a questão
Questão 4
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola