Topo
pesquisar

Exercícios sobre El Niño

Exercícios de Geografia

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre o fenômeno El Niño, responsável pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico. Publicado por: Rafaela Sousa
questão 1

(UFT) El Niño é um fenômeno oceânico caracterizado pelo aquecimento incomum das águas superficiais nas porções centrais e leste do Oceano Pacífico, nas proximidades da América do Sul, mais particularmente na costa do Peru. A corrente de águas quentes que ali circula, em geral, na direção sul no início do verão, somente recebe o nome de El Niño quando a anomalia térmica atinge proporções elevadas (1ºC) ou muito elevadas (de 4 a 6ºC) acima da média térmica, que é de 23ºC. Esse fenômeno se faz notar com maior evidência nas costas peruanas, pois as águas provenientes do fundo oceânico (fenômeno conhecido como ressurgência) e da corrente marinha de Humboldt são interceptadas por águas quentes oriundas do norte e oeste. Essa alteração regional assume dimensões continentais e planetárias à medida que provoca desarranjos de toda a ordem em vários climas da Terra. (Mendonça e Danni-Oliveira, 2007)

Ainda sobre a influência do fenômeno El Niño na dinâmica climática mundial, pode-se afirmar que:

I. Afetando a dinâmica climática em escala global, a ocorrência do fenômeno gera bruscas alterações climáticas no mundo.
II. Influenciando a dinâmica climática em escala global, o fenômeno gera impactos generalizados sobre as atividades humanas, causados por inúmeras catástrofes ligadas a severas secas, inundações e ciclones.
III. Mesmo com maior influência nas costas peruanas, o fenômeno não interfere na dinâmica climática local e regional.
IV. Além de atuar na costa pacífica da América do Sul, o El Niño provoca graves perturbações climáticas (secas anormais ou, ao contrário, ciclones e chuvas com totais pluviométricos extremamente elevados) em regiões isentas de tais eventos.
V. Apesar de atuar na costa pacífica da América do Sul, esse fenômeno não traz mudanças climáticas significativas para a região.

Com base no texto, as assertivas verdadeiras são:

a) I, II, III e IV
b) I, III, IV e V
c) II, IIII, e IV
d) I, II, e IV
e) II, IV e V

questão 2

O fenômeno El Niño é um acontecimento climático natural cuja origem ainda não é definida, existindo várias hipóteses. Esse evento provoca aquecimento anormal das águas de qual oceano?

a) Atlântico

b) Pacífico

c) Índico

d) Ártico

e) Antártico

questão 3

A respeito do fenômeno climático conhecido como El Niño, assinale a alternativa que apresenta a sua definição correta:

a) El Niño é um fenômeno climático caracterizado por reter o calor irradiado pela superfície terrestre, contribuindo para o equilíbrio térmico do planeta.

b) El Niño é um fenômeno climático resultante da ocorrência de elevadas temperaturas em áreas urbanas.

c) El Niño é um fenômeno climático que provoca o aumento da temperatura das águas do Oceano Pacífico.

d) El Niño é um fenômeno climático que provoca o resfriamento da temperatura das águas do Oceano Pacífico.

questão 4

Sobre as principais características do El Niño, assinale V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas:

( ) O El Niño pode provocar em áreas pesqueiras – como as regiões do Peru – a diminuição de peixes nas águas do Oceano Pacífico.

( ) O El Niño, apesar de provocar o aquecimento das águas, não altera a distribuição de calor e umidade nas regiões afetadas por ele.

( ) A ação do El Niño provoca o aumento das chuvas na América do Sul e do Norte.

( ) O El Niño não influencia o território brasileiro.

Assinale a alternativa correta:

a) VFFV

b)VFFF

c)VFVF

d)FVFV

respostas
Questão 1

LETRA D

As proposições III e V estão INCORRETAS.

III – O Peru é um país caracterizado por atividades pesqueiras. Esse país tem sofrido bastante com a ação do El Niño, visto que a água que banha o país geralmente é fria e apresenta fitoplâncton, o que favorece a presença dos cardumes. Com o aquecimento gerado pelo El Niño, esses cardumes acabam afastando-se, ocasionando problemas para os pescadores. A presença do El Niño também provoca chuvas excessivas, inundações e até mesmo deslizamentos de terra nessa região.

V – Quando o El Niño desloca-se rumo à América do Sul, leva com ele as características da sua região de origem. As águas que foram alteradas pelo El Niño tomam conta de uma certa faixa oceânica e produz massas de ar quentes e úmidas. Isso provoca o aumento de chuvas em várias partes da América do Sul, inclusive no Brasil.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA B

O evento climático conhecido como El Niño afeta as águas do Oceano Pacífico, provocando aumento anormal de sua temperatura e provocando mudanças climáticas em diversas regiões.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA C

a) Incorreta – Conceito apresentado refere-se ao efeito estufa.

b) Incorreta – Conceito apresentado refere-se às ilhas de calor.

c) Correta. O El Niño é um fenômeno climático que altera a temperatura das águas do Oceano Pacífico, aumentando-a anormalmente e influenciando as condições climáticas de diversas regiões.

d) Incorreta – Conceito apresentado refere-se ao fenômeno La Niña.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA C

Verdadeira – O aquecimento anormal das águas em regiões próximas ao Peru afasta os cardumes, visto que normalmente as águas dessa região são frias e apresentam fitoplânctons.

Falsa – O El Niño, ao deslocar-se, carrega com ele características dos lugares por onde passa. Sendo assim, é capaz de alterar as condições climáticas de diversos lugares, provocando secas ou chuvas intensas, aumento da umidade ou a falta dela.

Verdadeira – A ação do El Niño tem provocado em regiões da América intensos índices pluviométricos.

Falsa – O El Niño altera sim as condições climáticas no Brasil. A sua atuação pode provocar secas extremas na região Nordeste do país, bem como chuvas torrenciais em áreas como Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola