Exercícios sobre erosão
É um processo natural que consiste no desgaste do solo e das rochas de áreas mais altas para áreas mais baixas, ocasionando a sedimentação dos detritos.
O enunciado faz referência a qual processo?
a) Intemperismo.
b) Tectonismo.
c) Desertificação.
d) Erosão.
e) Laterização.
Letra D
O desgaste ou o deslocamento das camadas mais superficiais do solo é o processo denominado erosão. A erosão ocorre por meio de processos naturais, mas é amplificada pelas ações humanas.
A erosão, em seu processo mais avançado, quando atinge o lençol freático, recebe a denominação:
a) Sulco.
b) Voçoroca.
c) Ravina.
d) Laminar.
e) Pluvial.
Letra B
A voçoroca é o estágio mais avançado do processo erosivo. Nesse caso, todas as camadas do solo foram removidas, e o desgaste atinge o lençol freático.
São áreas suscetíveis à ocorrência de erosão, exceto:
a) encostas de morros.
b) margens de rios sem mata ciliar.
c) topos de morros sem vegetação.
d) planaltos sem vegetação.
e) planícies com vegetação original.
Letra E
A vegetação é o elemento natural que mais protege os solos das erosões. Em qualquer ambiente, em qualquer estrutura de relevo, o terreno com vegetação estará menos suscetível à erosão.
“É ocasionada por meio da transformação do relevo pela água da chuva. Essas águas agem com grande intensidade em algumas regiões do mundo, em especial nas áreas tropicais e equatoriais.”
MATIAS, Átila. "Erosão";Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/erosao.htm. Acesso em 23 de fevereiro de 2023.
O tipo de erosão descrito no enunciado é:
a) pluvial.
b) fluvial.
c) glacial.
d) eólico.
e) antrópico.
Letra A
A água da chuva é um dos elementos mais potentes no processo de formação das erosões. A erosão, nesse caso, recebe o nome de pluvial. É mais recorrente em ambientes onde a precipitação é mais elevada, ou seja, nas regiões tropicais e equatoriais.
Embora a erosão seja um fenômeno causado por razões naturais, a maior parte dos solos erodidos passa pela influência das ações humanas.
Marque a alternativa que indica um elemento ligado às ações humanas e que acelera a ocorrência de erosões.
a) Poluição das águas dos rios.
b) Lançamento de poluentes na atmosfera.
c) Uso intenso de produtos químicos nas lavouras.
d) Desmatamento de vegetações nativas.
e) Ocorrência de chuvas nas regiões tropicais.
Letra D
O desmatamento, a retirada da vegetação original de um solo, é o fator que mais proporciona aceleração dos processos erosivos em todo o mundo. A vegetação é o principal fator de proteção natural dos solos.
A imagem ilustra uma técnica agrícola que previne a ocorrência de um preocupante problema ambiental.
Marque a alternativa que indica a técnica agrícola e o problema ambiental, respectivamente:
a) terraceamento / erosão.
b) curvas de nível / desertificação.
c) terraceamento / laterização.
d) curvas de nível / desertificação.
e) terraceamento / compactação.
Letra A
O terraceamento é uma técnica agrícola, também conhecida como jardinagem asiática, que permite o aproveitamento dos solos em áreas de encosta de montanhas e, ao mesmo tempo, evita o problema da erosão.
A ocorrência da erosão nas margens dos rios é grave e deve ser combatida porque:
a) induz ao processo de poluição das águas dos rios e lençóis freáticos.
b) intensifica o problema da desertificação nos solos da região.
c) promove a redução dos nutrientes naturais dos solos.
d) permite a ocorrência do assoreamento, pelo lançamento de sedimentos nos rios.
e) favorece a ocorrência do desmatamento na região.
Letra D
A erosão nas margens dos rios é responsável pelo assoreamento dos rios, ou seja, o lançamento de sedimentos em grande escala no leito do rio. O assoreamento reduz o volume da água fluvial.
O elemento natural que protege as margens dos rios contra a erosão é:
a) relevo plano.
b) presença de rios volumosos.
c) mata ciliar.
d) vegetação de campos.
e) relevo acidentado.
Letra C
A mata ciliar é a vegetação nativa que surge nas margens dos rios. É a grande proteção natural contra a erosão dos solos e, consequentemente, contra o assoreamento.
(UFMS 2022) “A erosão por ravinas e voçorocas é causada por vários mecanismos que atuam em diferentes escalas temporais e espaciais, que derivam de rotas estabelecidas pelos fluxos de água, que podem ocorrer na superfície ou em subsuperfície” (COELHO NETTO, 1998). Sobre os processos erosivos e seus mecanismos, é correto afirmar que:
a) o deslocamento de partículas pelo impacto de gotas de chuva não deve ser considerado um mecanismo do processo erosivo, pois não causa o deslocamento de partículas para fora da zona do impacto da chuva.
b) entre os mecanismos envolvidos no processo erosivo, estão o deslocamento de partículas por impacto de gotas de chuva, o transporte de partículas de solo pelo escoamento superficial difuso e o transporte de partículas por fluxo concentrado.
c) não é possível prever as rotas de organização do escoamento superficial concentrado nos sulcos e nas ravinas formados na superfície de encostas com vegetação degradada.
d) as denominadas “quedas de areia”, resultantes da liquefação espontânea de materiais inconsolidados e não coesivos, são provocadas por instabilidades e por movimentos de massa localizados e não podem ser associadas à exposição à chuva e a filetes d’água.
e) a frequência dos eventos chuvosos influencia nos processos erosivos, no entanto o efeito coesivo entre os materiais erodidos não exerce efeito sobre os diferentes tipos de erosão observados no solo.
Letra B
A erosão é resultado do deslocamento de sedimentos pelo impacto produzido pelas chuvas; o escoamento superficial e o fluxo concentrado são os mecanismos do processo erosivo.
(PUC-RJ 2021) Tanto o intemperismo quanto a erosão causam modificações no relevo, só que um não se confunde com o outro. Isso porque a erosão:
a) remove e deposita o material intemperizado.
b) é provocada por processos químicos e não físicos.
c) tem origem biológica e não química.
d) ocorre em materiais não intemperizados.
Letra A
Os processos são diferentes. Intemperismo é a desagregação das rochas, e a erosão é o desgaste dos solos, com a remoção de suas camadas superficiais. Para saber mais sobre a diferença entre esses processos, clique aqui.
(Enem PPL 2020) A erosão laminar tem origem na desagregação e movimentação de pequenas partículas do solo causadas pela ação da água. Para evitá-la, deve-se eliminar o desprendimento causado pelas gotas das chuvas que golpeiam o terreno.
ROCHA, J. S. M. Educação ambiental técnica para os ensinos fundamental, médio e superior. Santa Maria: Imprensa Universitária, 1999 (adaptado).
O processo erosivo descrito no texto é minimizado pela
a) inserção de pecuária extensiva.
b) manutenção da cobertura vegetal.
c) alteração da declividade do relevo.
d) construção de barreiras de contenção.
e) instalação de medidores pluviométricos.
Letra B
A vegetação original é a grande proteção natural dos solos contra a erosão. Sem a vegetação, os solos desprotegidos são mais suscetíveis ao desgaste, à erosão.
(Puccamp 2023) Considere a imagem abaixo, representando uma estrutura do Nordeste brasileiro.
Trata-se de um inselberg, que ocorre em áreas
a) de terrenos recentes e pouco resistentes que sofrem constante erosão fluvial.
b) próximas ao litoral e que recebem constantes ventos úmidos que facilitam a erosão.
c) sedimentares semelhantes àquelas onde estão as chapadas com topos planos.
d) de terrenos cristalinos sob clima semiárido e resultam de forte processo erosivo.
e) banhadas por pequenos rios que durante as chuvas inundam as margens e provocam erosão.
Letra D
O inselberg é uma estrutura típica do relevo no Nordeste, e sua formação está diretamente ligada à erosão eólica e pluvial.