Whatsapp

Exercícios sobre estepes

Exercícios de Geografia

Esta lista de exercícios será uma excelente ferramenta para você testar seus conhecimentos sobre as estepes, formação herbácea do clima semiárido. Publicado por: Larissa Mesquita
questão 1

(Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná) A combinação e a inter-relação dos fatores naturais determinam a existência de grandes paisagens naturais. Sobre as grandes paisagens da Terra, é incorreto afirmar:

a) O clima dos desertos caracteriza-se pela escassez e irregularidade das chuvas e ainda por uma elevada amplitude térmica diária.

b) A tundra é uma vegetação de curto ciclo de vida que aparece no verão da região polar ártica do planeta, mas não aparece na Antártida.

c) As regiões temperadas caracterizam-se pela predominância de climas amenos e vegetação de savanas e estepes, nas regiões mais úmidas.

d) As regiões tropicais apresentam climas quentes, com baixa amplitude térmica anual e, nas regiões mais úmidas, apresentam florestas perenifólias e latifoliadas.

e) A paisagem das altas montanhas apresenta variação de características à medida que se elevam as altitudes.

questão 2

(Faculdade Faceres) Os desertos e estepes de latitude média têm como principal(is) fator(es) climático(s) para sua formação:

a) as vertentes de sota-vento das montanhas, por estarem no lado oposto das encostas que recebem precipitação.

b) o interior dos continentes como área fonte para massas de ar, que bloqueiam as tempestades ciclônicas.

c) as superfícies extremamente claras que refletem muita energia, portanto reduzindo o balanço de radiação.

d) a alternância de massas de ar de origem marítima e continental, que são conduzidas pelos ventos de oeste.

e) as temperaturas do oceano e massas de ar marítimas instáveis.

questão 3

(Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná) Assinale a alternativa correta a respeito dos grandes conjuntos climatobotânicos no processo de produção do espaço geográfico.

a) Nas regiões subpolares da taiga canadense, onde ocorrem os solos negros do tipo chernozem, os pinheiros povoam as estepes, utilizadas como pastagens naturais para atividade pecuária.

b) Nas regiões tropicais úmidas, a agrofloresta é um tipo de policultura que se desenvolve em meio à vegetação da floresta tropical parcialmente conservada, geralmente fazendo uso de técnicas próprias das culturas orgânicas.

c) Os oásis, nos desertos, correspondem às zonas das nascentes, dos afloramentos de água nas altas vertentes, com vegetação predominante de cactáceas e utilizadas para o cultivo local de hortaliças.

d) Tradicionalmente, os cerrados do Centro-Oeste do Brasil serviram como ricas pastagens para a criação de gado leiteiro. Com o avanço da fronteira agrícola, essas pastagens deram lugar a extensas plantações de hortifrutigranjeiros, visando ao abastecimento de metrópoles como Goiânia, Cuiabá e principalmente Brasília.

e) Os extensos manguezais do litoral paranaense são áreas preferenciais para o desenvolvimento do turismo praiano, a par das atividades de produção do pescado fino, como dos camarões, sardinhas e linguado.

questão 4

As estepes são vegetações únicas, marcadas pelo predomínio de gramíneas, que se assemelham às pradarias. Marque a alternativa que indica um importante elemento característico das estepes.

a) Variedade vegetacional.

b) Proximidade com desertos.

c) Regiões de elevada umidade.

d) Regiões polares.

e) Exclusividade no continente africano.

questão 5

Na América do Sul, a presença das estepes está associada:

a) à Patagônia.

b) à Floresta Equatorial.

c) ao Cerrado brasileiro.

d) à Caatinga.

e) ao Pantanal.

questão 6

Vegetação que surge em ambientes de clima temperado e semiárido, marcados por baixa pluviosidade. Caracteriza-se pelo predomínio da vegetação herbácea:

a) Pradaria.

b) Vegetação mediterrânea.

c) Savana.

d) Estepe.

e) Vegetação desértica.

questão 7

As vegetações de estepes e pradarias compartilham várias características. Assinale a alternativa que estabelece a principal diferença entre elas:

a) Pradaria apresenta vegetação de grande porte.

b) Estepes são adaptadas ao clima semiárido.

c) Pradaria é adaptada ao clima equatorial.

d) Estepes apresentam vegetação de grande porte.

e) Pradarias surgem no bioma Cerrado.

questão 8

O território brasileiro é diversificado em relação aos tipos vegetacionais. Indique a alternativa que representa uma vegetação inexistente no Brasil:

a) Floresta Equatorial.

b) Pradaria.

c) Estepes.

d) Manguezal.

e) Floresta de Cocais.

questão 9

As estepes surgem em ambientes onde predominam os climas temperados e semiáridos, com baixa umidade. Marque a alternativa que indica uma região do mundo onde as estepes não surgem:

a) América do Norte.

b) América do Sul.

c) América Central.

d) África.

e) Oceania.

questão 10

As estepes são reconhecidamente vegetações de transição. Surgem, principalmente, em regiões onde a transição vegetacional ocorre entre:

a) florestas e desertos.

b) savanas e florestas temperadas.

c) pradarias e Taiga.

d) Tundra e savanas.

e) florestas equatoriais e Cerrado.

questão 11

Uma região específica do continente africano é marcada pela presença das estepes. Trata-se do/da:

a) deserto do Saara.

b) deserto do Kalahari.

c) ilha de Madagascar.

d) Sahel.

e) Rift Valley.

questão 12

Dos elementos abaixo, marque aquele que menos interfere no surgimento das estepes na paisagem:

a) Umidade.

b) Hidrografia.

c) Topografia.

d) Solo.

e) Fauna.

respostas
Questão 1

Letra C

As savanas surgem em regiões de climas semiúmidos, com duas estações bem definidas: verão chuvoso e inverno seco. As estepes são típicas das áreas onde predomina o clima semiárido, quente ou temperado.

Voltar a questão
Questão 2

Letra A

As vertentes de sota-vento não conseguem receber precipitação, pois surgem da barreira natural gerada pela presença da encosta da montanha. Nessas áreas, a formação de desertos e de vegetação de estepes é comum, uma vez que a vegetação de estepes é caracterizada pela ausência de umidade.

Voltar a questão
Questão 3

Letra B

a) Os solos férteis chernozem são encontrados principalmente no norte da Ásia, e os pinheiros não são comuns às estepes.

c) Nos oásis, a vegetação é predominantemente de miniflorestas.

d) O cerrado brasileiro foi historicamente utilizado para a pecuária extensiva de corte.

e) Os manguezais não são áreas para o desenvolvimento do turismo praiano.

Voltar a questão
Questão 4

Letra B

As estepes são vegetações que surgem em ambientes de baixa umidade, ou seja, em regiões semiáridas, normalmente localizadas nas proximidades dos desertos.

Voltar a questão
Questão 5

Letra A

As estepes são encontradas em diversas áreas ao longo de todos os continentes. Na América do Sul, ocorre nas proximidades da Patagônia, região de baixa umidade e temperatura.

Voltar a questão
Questão 6

Letra D

A vegetação de pequeno porte conhecida como herbácea, que surge em ambientes de climas temperados e semiáridos, são as estepes. Aparecem em todos os continentes do mundo, podendo ter suas características fisionômicas alteradas em função da variação de temperatura e umidade.

Voltar a questão
Questão 7

Letra B

As estepes são vegetações comuns à ocorrência do clima semiárido, ou seja, climas que se caracterizam pela baixa umidade ao longo do ano.

Voltar a questão
Questão 8

Letra C

As estepes são vegetações que surgem em ambientes de climas temperados e com baixa umidade. No Brasil, esse modelo vegetacional não ocorre, pois as áreas de baixa umidade são caracterizadas pelas altas temperaturas, configurando o clima tropical semiárido. Nesse caso, a vegetação predominante é a Caatinga.

Voltar a questão
Questão 9

Letra C

A América Central é a única região citada que não apresenta o surgimento das estepes, em função do clima predominante — tropical, com elevada umidade. Nessa porção do planeta, a vegetação predominante é a floresta tropical.

Voltar a questão
Questão 10

Letra A

As estepes surgem em áreas de transição vegetacional que envolvem florestas e desertos, onde normalmente ocorre o clima típico da estepe, o semiárido, que se caracteriza pela baixa umidade ao longo do ano.

Voltar a questão
Questão 11

Letra D

No continente africano, o Sahel é reconhecido como a região de expansão do deserto do Saara e tem uma característica necessária para o surgimento das estepes: clima com baixa umidade. O Sahel é uma área onde as estepes surgem na África.

Voltar a questão
Questão 12

Letra D

Os solos não interferem na formação das estepes. O elemento que mais influencia é o clima, que deve apresentar baixa umidade.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado