Topo
pesquisar

Exercícios sobre estrutura fundiária

Exercícios de Geografia

Avalie os seus conhecimentos sobre estrutura fundiária, que representa a distribuição e organização das propriedades rurais, respondendo aos exercícios propostos a seguir. Publicado por: Rafaela Sousa
questão 1

(UEPB – 2011) O processo de concentração fundiária caminha junto à industrialização da agropecuária com predomínio de capitais. Logo:

I - O discurso de modernidade das elites tem contribuído para que a terra esteja concentrada nas mãos da grande maioria dos agricultores brasileiros.

II - Os pequenos agricultores não conseguem competir e são forçados a abandonar suas lavouras de subsistência e vender suas terras.

III - A intensa mecanização leva à redução do trabalho humano e à mudança nas relações de trabalho, com a especialização de funções e o aumento do trabalho assalariado e de diaristas.

IV - As modificações na estrutura fundiária provocam desemprego no campo, intenso êxodo rural, além de aumentar o contingente de trabalhadores sem direito à terra e sua exclusão social.

Estão corretas:

a) Apenas as proposições I e IV

b) Apenas as proposições I, II e III

c) Apenas as proposições II, III e IV

d) Apenas as proposições II e III

e) Todas as proposições

questão 2

(UFT) A estrutura fundiária no Brasil está concentrada nas mãos de uma pequena parcela da população, criando assim os conflitos por terra. Diante desse problema, o mapa abaixo mostra a distribuição territorial mais conflitante em 2009 no território brasileiro. Assinale a alternativa correta. A região no Brasil com maior número de conflitos por terra é a:

a) Região Norte

b) Região Nordeste

c) Região Centro-Oeste

d) Região Sudeste

e) Região Sul

questão 3

(Enem) O gráfico representa a relação entre o tamanho e a totalidade dos imóveis rurais no Brasil. Que característica da estrutura fundiária brasileira está evidenciada no gráfico apresentado?

a) A concentração de terras nas mãos de poucos.

b) A existência de terras nas mãos de poucos.

c) O domínio territorial dos minifúndios.

d) A primazia da agricultura familiar.

e) A debilidade dos plantations modernos.

questão 4

Sobre as definições das propriedades rurais brasileiras, marque V para as proposições que considerar verdadeiras e F para as proposições que considerar falsas:

a) ( ) Minifúndios são pequenas propriedades rurais voltadas para a produção moderna de monocultura.

b) ( ) Latifúndios são grandes propriedades rurais voltadas para a produção de subsistência.

c) ( ) Módulo rural é o imóvel rural explorado por uma família, garantindo nele o seu próprio sustento.

d) ( ) Empresa rural é uma propriedade rural utilizada para a exploração econômica racional do espaço agrário.

Assinale a alternativa correta:

a) FFFV

b) FVFV

c) VFVV

d) FFVV

questão 5

A estrutura fundiária está relacionada à maneira como as propriedades agrárias estão distribuídas em um determinado lugar. Sobre a estrutura fundiária, assinale a alternativa incorreta:

a) Quanto maior a concentração de terras, menor será a quantidade de propriedades de terras e maior será o tamanho da propriedade.

b) Em países subdesenvolvidos, há grandes propriedades rurais concentradas nas mãos de muitos proprietários, que abastecem o mercado interno.

c) A estrutura fundiária brasileira é uma das mais concentradas do mundo.

d) A concentração de terras nas mãos de poucos contribui para o aumento dos problemas no campo, intensificando os conflitos por terra.

respostas
Questão 1

LETRA C

As proposições II, III e IV estão corretas. Os pequenos agricultores não conseguem competir com a força dos grandes empresários e proprietários de terra e acabam por abandonar ou vender suas terras. As mudanças ocorridas na estrutura fundiária têm beneficiado cada vez mais a parcela rica da população, que consegue acumular grandes propriedades rurais, ocasionando o êxodo rural de pequenos agricultores e a sua exclusão social.

A proposição I está incorreta porque, no Brasil, as terras concentram-se nas mãos da minoria, e não o contrário. A concentração fundiária é uma característica do meio rural brasileiro.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA A

De acordo com o mapa, a região que concentra o maior número de conflitos por terra é a região Norte do Brasil, principalmente nos estados do Amapá, Pará e Rondônia.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA A

O gráfico evidencia uma característica do meio rural brasileiro: estrutura fundiária concentradora. Historicamente, a minoria dos proprietários rurais detém grandes e muitos lotes de terra, enquanto parte considerável da população não tem o mínimo para a sua subsistência.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA D

a) Falsa - Minifúndios são pequenas propriedades rurais voltadas para a produção de subsistência.

 

b) Falsa - Latifúndios são grandes propriedades rurais voltadas para a produção moderna de monocultura.

c) Verdadeira - Módulo rural é uma propriedade em que uma família se estabelece e nela garante sua própria sobrevivência.

 

d) Verdadeira – Uma empresa rural, de ordem física ou jurídica, volta-se para o desenvolvimento de produtos agropecuários, explorando a economia do espaço agrário de forma racional.

Voltar a questão
Questão 5

LETRA B

 

A alternativa B está incorreta. Em países subdesenvolvidos, em virtude da herança dos tempos coloniais em que as grandes propriedades rurais produziam monoculturas para o abastecimento do mercado internacional, as grandes propriedades rurais concentram-se nas mãos de POUCOS proprietários e abastecem o mercado EXTERNO.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola