Whatsapp

Exercícios sobre Europa

Exercícios de Geografia

Esta lista de exercícios permitirá a aferição dos seus conhecimentos sobre o continente Europa, com destaque para suas principais características físicas e humanas. Publicado por: Mateus Campos
questão 1

A Europa é um dos seis continentes do planeta. Ela é considerada o berço da civilização ocidental e, ainda, detém um grande poderio político e econômico. Qual dos países abaixo NÃO está localizado na Europa?

A) Alemanha

B) Estados Unidos

C) França

D) Itália

E) Países Baixos

questão 2

O território do continente europeu é considerado um prolongamento da Ásia, sendo comumente chamado, junto da Ásia, de Eurásia. Essa característica territorial culminou em questões políticas e econômicas, assim como na divisão política dos países localizados entre os continentes. Quais são os dois países que possuem seu território localizado na Europa e na Ásia?

A) Bélgica e França

B) Espanha e Portugal

C) Grécia e Macedônia

D) Turquia e Rússia

E) Tunísia e Itália

questão 3

“O continente europeu possui características bastante heterogêneas quando analisado todo o seu território. Para facilitar o estudo das áreas que o constituem, algumas classificações dividem-no em quatro regiões. Essas regiões foram estabelecidas segundo critérios de ordem espacial e econômica.”

SOUSA, Rafaela. Europa. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/europa.htm

Quais são as quatro principais regiões da Europa?

A) Central, Centro Oriental e Centro Ocidental

B) Sudeste, Leste, Norte e Sul

C) Nórdica, Litorânea e Continental

D) Polar, Temperada e Tropical

E) Meridional, Ocidental, Setentrional e Centro Oriental

questão 4

O continente europeu está localizado predominantemente da faixa temperada do planeta. Mesmo assim, por meio da influência dos elementos e fatores climáticos, possui diferentes tipos de clima. Qual o tipo climático que NÃO é encontrado na Europa?

A) Equatorial

B) Mediterrâneo

C) Polar

D) Frio de Montanha

E) Temperado Continental

questão 5

A Primeira Revolução Industrial foi iniciada na ___________________, em meados do século XVIII, e provocou profundas transformações na sociedade europeia da época. O pioneirismo desse país enquanto percursor dessa revolução resultou no seu protagonismo econômico em nível mundial até o início do século XX. Qual o nome do país que completa corretamente a lacuna?

A) Alemanha

B) Inglaterra

C) Irlanda

D) Rússia

E) Romênia

questão 6

A __________________ é uma região separatista da Espanha. É considerada uma das regiões administrativas espanholas mais desenvolvidas, e sua população possui um forte sentimento de identidade nacional e o desejo de formar um país independente. O período faz referência à

A) Bósnia.

B) Catalunha.

C) Hungria.

D) Irlanda.

E) Voivodina.

questão 7

A população da Europa, nas últimas décadas, passou por importantes transformações estruturais que refletem na dinâmica política e econômica dos países europeus. São duas características gerais da população europeia a

A) alta natalidade e a alta taxa de mortalidade infantil.

B) baixa fecundidade nas áreas rurais e a baixa longevidade.

C) elevada taxa de mortalidade infantil e o grande número de idosos.

D) baixa taxa de natalidade e a alta expectativa de vida.

E) grande concentração de renda e a baixa igualdade de gênero.

 

questão 8

A União Europeia é o principal bloco econômico da atualidade. É caracterizada pela elevada integração econômica e política dos países-membros, assim como pela adoção de uma moeda única — o euro — e pela livre circulação de bens, serviços e pessoas. Qual o nome do acordo que, assinado em 1992, deu origem à União Europeia?

A) Acordo de Paris

B) Espaço Schengen

C) Plano Marshall

D) Pacto de Varsóvia

E) Tratado de Maastricht

questão 9

(USP 2021) O acordo entre o Mercosul e a União Europeia está sendo discutido há cerca de 20 anos e prevê, entre outros elementos, a redução progressiva das tarifas de exportação entre os blocos. O Brasil, que é um grande exportador de produtos de origem agrícola para o mercado europeu, teria redução tarifária para a exportação de produtos como carnes, açúcar e etanol, entre outros.

Para a ratificação do acordo, o parlamento europeu aprovou uma resolução que manifesta a importância do compromisso dos países do Mercosul com a implementação do Acordo de Paris. A relutância em ratificar o acordo entre Mercosul e União Europeia, por parte de alguns países da UE em 2020, deveu-se, entre outros fatores,

A) à desigual condição climática para produção de vinhos nos dois continentes.

B) às políticas de incentivo à agricultura familiar na América Latina e especialmente ao PRONAF no Brasil.

C) à difusão de SAFs, criados com o propósito de produção para consumo humano no Cone Sul.

D) às declarações que cogitaram a retirada do Brasil da OMC meses antes da aprovação da resolução.

E) aos graves problemas ambientais no Brasil, tais como desmatamento e queimadas.

questão 10

(UFTM) A crise econômica, na qual a Europa se encontra, suscita uma série de análises como a que se segue:

A crise por que passa a Europa é quase sempre apresentada em termos dos países que ganham ou perdem: quais Estados endividados foram lançados para a periferia, com uma correspondente perda de soberania; e quais os “membros centrais” da UE que, liderados pela Alemanha, mostraram sua força. Mas uma cisão demográfica potencialmente mais perigosa começa a se abrir na União Europeia: é a linha que divide não as nações individualmente, mas sim gerações inteiras. O novo estopim é o espectro do desemprego juvenil, que tem o potencial desestabilizador de colocar os europeus jovens contra os velhos, ou os “ricos” de hoje contra os “pobres” de amanhã. Por toda a Europa, há a sensação inevitável de que as leis demográficas estão se voltando brutalmente contra os jovens.

(Política Externa, março/abril/maio 2012.)

Sobre a crise europeia, é correto afirmar:

A) A crise envolve aquelas nações periféricas, de economias mais precárias, deixando de lado os demais países-membros da União Europeia.

B) As maiores consequências socioeconômicas dessa crise são vividas pelos alemães e ingleses.

C) A crise colocará frente à frente os jovens, cujas perspectivas são pouco promissoras, e os idosos, que se beneficiam do Estado de bem-estar social.

D) A crise envolve principalmente o futuro e tende a se transmitir para as próximas gerações, o que explica o fato de a maioria dos países da UE estabelecer leis para reduzir a natalidade.

E) O desemprego juvenil é conjuntural e reflete a queda do nível de escolaridade em países como Noruega, Suécia e Finlândia.

questão 11

(Fatec) A navegação oceânica ainda é o principal modo de transporte de carga no planeta Terra. No século XIX, com o intuito de estabelecer uma via de acesso rápido ligando a Europa à Ásia, foi construído o Canal de Suez, que faz a ligação entre os mares

A) Cáspio e Aral.

B) Negro e Morto.

C) Jônico e Tirreno.

D) Báltico e Adriático.

E) Mediterrâneo e Vermelho.

questão 12

(UFGD 2017) Leia o texto a seguir.

Quase 85 mil pessoas chegaram à Itália, que afirmou na semana passada estar sobrecarregada, e pediu ajuda de outros países europeus.

Mais de 100 mil migrantes e refugiados chegaram desde janeiro à Europa depois de atravessar o Mar Mediterrâneo, e 2.247 morreram ou são considerados desaparecidos depois que tentaram a travessia [...].

Quase 85 mil chegaram às costas italianas, 9.300 na Grécia e 6.300 desembarcaram na Espanha. No total, a Organização Internacional para as Migrações (OIM) calcula em 101.210 o número de chegadas [...].

No mesmo período de 2016 – entre 1 de janeiro e 3 de julho – o número de chegadas à Europa foi duas vezes superior (231.503). A diferença este ano é que quase 85% dos migrantes desembarcaram na Itália, enquanto em 2016 a maioria chegou à Grécia. Na semana passada, a Itália ameaçou nesta impedir a entrada em seus portos de navios com bandeira estrangeira que transportam migrantes resgatados no Mediterrâneo.

O tema “não pode ser visto como um problema somente para a Itália, e sim como uma questão de toda a Europa”, disse o diretor-geral da OIM. A Guarda Costeira italiana, que coordena as operações de resgate no Mediterrâneo, explicou que inúmeros barcos estrangeiros, vários deles fretados por organizações não governamentais, participam destas operações.

Os migrantes são transportados a portos italianos, de onde costumam ser divididos nos vários centros de acolhida da península, que estão saturados. Dos 3.000 migrantes que morreram em todo o planeta desde o início do ano, mais de 2.200 perderam a vida quando tentavam chegar à Europa.

Disponível em: <http://g1.globo.com/mundo/noticia/mais-de-100-mil-migrantes-erefugia.ghtml> Acesso em: 15 set. 2017. (Adaptado)

No que se refere à questão da migração, assinale a alternativa correta.

A) Esses emigrantes ao chegarem à Europa buscam por empregos. Esses movimentos migratórios procuram apenas moradia em lugares mais quentes que os seus países de origem.

B) Esses movimentos migratórios estão fundamentados na busca por melhores condições de vida, além da fuga de guerras, fome e miséria.

C) Esse deslocamento da população ocorre apenas em função de diferenças no nível de desenvolvimento regional.

D) Esse movimento se trata da migração pendular.

E) Esse movimento se chama migração temerária em que há deslocamentos de pessoas em determinados períodos do ano para trabalharem e depois retornam após a realização do trabalho.

respostas
Questão 1

Alternativa B. Os Estados Unidos estão localizados na América, mais precisamente na América do Norte. Foram um país colonizado pela Inglaterra, têm como idioma o inglês, e guardam laços culturais, políticos e econômicos com a Europa.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa D. A Turquia e a Rússia possuem o seu território entre a Ásia e a Europa. A Turquia tem, inclusive, uma cidade dividida entre os dois continentes, chamada Istambul, separada pelo Estreito de Bósforo. Já a Rússia, maior país em extensão territorial do mundo, possui a maior parte do seu território na Ásia, mas tem cidades importantes na Europa, como a capital russa, Moscou.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa E. A Europa possui quatro grandes regiões: a Europa Meridional, banhada pelo mar Mediterrâneo; a Europa Ocidental, formada pelos países mais desenvolvidos do continente; a Europa Setentrional, onde estão as nações nórdicas; e a Europa Centro Oriental, antiga área de influência da União Soviética.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa A. O clima Equatorial não é encontrado na Europa, uma vez que é um tipo climático típico das zonas tropicais, mais precisamente localizado nas proximidades da Linha do Equador. O clima equatorial é encontrado no Norte do Brasil, por exemplo.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa B. A Inglaterra foi o país pioneiro no processo de industrialização do mundo. A Primeira Revolução Industrial teve início nesse país e ficou marcada pela intensa mudança das atividades produtivas, sendo posteriormente ampliada para os demais países do globo.

Voltar a questão
Questão 6

Alternativa B. A Catalunha é uma das regiões separatistas da Espanha. É a região espanhola mais desenvolvida, cuja população possui um forte sentimento nacionalista, que marca o desejo de independência do território catalão frente à Espanha.

Voltar a questão
Questão 7

Alternativa D. A Europa tem as menores taxas de natalidade do mundo, assim como tem uma população envelhecida, resultado de uma alta expectativa de vida.

Voltar a questão
Questão 8

Alternativa E. O Tratado de Maastricht foi assinado em 1992 e fundamentou a processo de integração da União Europeia, que já vinha se desenhando nas décadas anteriores. Por meio desse tratado, criou-se oficialmente a UE, assim como diversas diretrizes para o bloco, como a futura adoção de uma moeda única.

Voltar a questão
Questão 9

Alternativa E. A relutância dos países europeus em assinar um acordo econômico com o Mercosul está ligada aos graves problemas ambientais do Brasil. Nos últimos anos, houve a intensificação das queimadas e dos desmatamentos, cenário que gera preocupação na comunidade internacional e prejudica economicamente o país.

Voltar a questão
Questão 10

Alternativa C. A crise europeia marcou um conflito entre gerações, uma vez que houve a necessidade de rever os amplos benefícios sociais, em especial para a população mais idosa, a fim de promover a melhoria da qualidade de vida da população mais jovem, muito atingida pelo desemprego.

Voltar a questão
Questão 11

Alternativa E. O Canal da Suez é um dos mais importantes pontos de comércio do globo. Ele foi construído entre o mar Mediterrâneo, na costa sul da Europa, e o mar Vermelho, na costa oeste da Ásia, mas precisamente na Península Arábica. A sua construção possibilitou o maior volume de trocas comerciais, como combustíveis fósseis, entre os países da região.

Voltar a questão
Questão 12

Alternativa B. A Europa vivenciou uma forte onda de imigração na última década. Um grande volume de imigrantes, em especial, da África e da Ásia, busca em território europeu melhores condições de vida. Além disso, a instabilidade política no Oriente Médio e no Norte da África contribuiu diretamente para o maior fluxo de imigrantes para a Europa.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado