Exercícios sobre extrativismo

Esta lista de exercícios será uma excelente ferramenta para você testar seus conhecimentos sobre extrativismo. Publicado por: Larissa Mesquita
Questão 1

O extrativismo é uma atividade econômica muito antiga e se caracteriza pela extração de recursos do meio natural. São recursos de origem animal, vegetal e mineral que são utilizados diretamente pelos seres humanos ou empregados em outras atividades econômicas.

O extrativismo compõe qual setor da economia?

a) Setor primário.

b) Setor secundário.

c) Setor terciário.

d) Setor quaternário.

Ver resposta
Resposta

Letra A

O extrativismo compõe o setor primário da economia, junto à agricultura e pecuária. Trata-se da atividade que abastece outras atividades econômicas e/ou o ser humano de forma direta. O extrativismo é uma das atividades econômicas mais antigas do mundo.

Questão 2

“O extrativismo __________ é caracterizado pela extração de recursos minerais, pedras preciosas e rochas diversas dos solos, principalmente, mas também dos corpos d’água como oceanos, rios e lagos.”

GUITARRARA, Paloma. "Extrativismo";Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/atividade-extrativista.htm. Acesso em 15 de dezembro de 2022.

O enunciado faz referência a qual tipo de extrativismo?

a) Vegetal.

b) Rochoso.

c) Mineral.

d) Metálico.

e) Natural.

Ver resposta
Resposta

Letra C

O extrativismo mineral é aquele em que recursos produzidos na crosta terrestre são explorados. As pedras preciosas ou não e os metais são os grandes símbolos desse tipo de extrativismo.

Questão 3

Um dos mais importantes ciclos econômicos do Brasil foi desenvolvido na região Norte, entre o final do século XIX e início do século XX, e compõe uma atividade do extrativismo vegetal.

Qual produto foi alvo dessa exploração?

a) Cacau.

b) Látex.

c) Açaí.

d) Castanha-do-pará.

e) Madeira.

Ver resposta
Resposta

Letra B

O látex, explorado das árvores de seringueira, é uma importante matéria-prima da borracha. Ao final do século XIX e início do século XX, a extração do látex representou uma grande fonte de riquezas para o Brasil, no processo que ficou conhecido como ciclo da borracha. A exploração foi concentrada na região da Amazônia, onde a seringueira é nativa.

Questão 4

Qual o principal produto do extrativismo mineral do Brasil na atualidade?

a) Bauxita.

b) Ouro.

c) Manganês.

d) Cobre.

e) Minério de ferro.

Ver resposta
Resposta

Letra E

O minério de ferro é o recurso mineral mais extraído no Brasil. Abastece os mercados interno e externo e é amplamente extraído no Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais e na Serra dos Carajás, no estado do Pará.

Questão 5

A região está localizada na porção centro-sul do estado de Minas Gerais e possui extensão territorial de aproximadamente 7 mil quilômetros quadrados. É uma área vizinha a Belo Horizonte e reúne as cidades de Sabará, Congonhas, Itaúna, Rio Piracicaba, Casa Branca, Mariana, Itabira, Nova Lima, Santa Bárbara e Ouro Preto.

Desde o século XVII, quando jazidas de ouro foram descobertas na região, o extrativismo mineral é desenvolvido formando espaços geográficos e atraindo grande fluxo de migrantes. Atualmente, é o maior polo de extração de minério de ferro do Brasil. A produção abastece o mercado nacional e também é exportada.

A descrição faz referência a qual região?

a) Serra dos Carajás.

b) Maciço do Urucum.

c) Serra da Canastra.

d) Quadrilátero Ferrífero.

e) Serra Pelada.

Ver resposta
Resposta

Letra D

O Quadrilátero Ferrífero é a região que reúne os municípios que se destacam na exploração de recursos minerais no estado de Minas Gerais. A exploração de minérios foi estabelecida desde o período colonial, com a descoberta de ouro e pedras preciosas. A produção de espaços geográficos nos municípios do quadrilátero está diretamente ligada à mineração praticada. Atualmente, minério de ferro é o principal elemento extraído no Quadrilátero Ferrífero.

Questão 6

Observe o mapa abaixo:

O mapa representa uma das mais importantes áreas de extrativismo mineral do Brasil: a Serra dos Carajás, no estado do Pará. A exploração mineral é desenvolvida desde a implantação do Projeto Grande Carajás, na segunda metade do século XX. O minério extraído é enviado ao porto de Itaqui, no estado do Maranhão, pela Ferrovia dos Carajás, de onde é exportado para diversos países.

Qual minério é o destaque do extrativismo mineral da região?

a) Prata.

b) Manganês.

c) Bauxita.

d) Minério de ferro.

e) Níquel.

Ver resposta
Resposta

Letra D

O Projeto Grande Carajás, desenvolvido pelo governo federal na segunda metade do século XX, teve como objetivo a exploração em escala industrial do minério de ferro na região sul do Pará. A região da Serra dos Carajás é uma das maiores áreas de exploração de ferro do mundo. O principal destino da produção é o mercado externo.

Questão 7

Como qualquer atividade econômica desenvolvida por seres humanos, o extrativismo produz impactos no meio natural. Considerando o extrativismo vegetal e o extrativismo mineral, marque a alternativa que NÃO indica uma consequência ambiental decorrente de seus processos:

a) Poluição da água.

b) Poluição do solo.

c) Desmatamento.

d) Ilha de calor.

e) Perda da biodiversidade.

Ver resposta
Resposta

Letra D

A ilha de calor é um problema ambiental verificado em grandes centros urbanos e caracteriza-se pela elevação das temperaturas médias em função da concentração de elementos essencialmente urbanos: edifícios, solos pavimentados e excesso de poluição.

O extrativismo mineral e o extrativismo vegetal são grandes geradores de impactos ambientais. Os principais são: desmatamento, que gera perda da biodiversidade, e poluição dos mananciais e dos solos, pela utilização de produtos químicos na exploração.

Questão 8

A imagem retrata a exploração vegetal de um importante recurso no Brasil:

Extração do látex em seringueira.

A exploração do látex, matéria-prima da borracha, é amplamente desenvolvida em qual região do Brasil?

a) Centro-Oeste.

b) Norte.

c) Nordeste.

d) Sudeste.

e) Sul.

Ver resposta
Resposta

Letra B

Desde o século XIX, o látex é um produto do extrativismo vegetal da região Norte. A seringueira, árvore fonte do produto, é típica da Floresta Amazônica. A extração do látex representou um importante ciclo econômico para o Brasil até a primeira metade do século XX e, embora tenha perdido destaque no cenário nacional, continua sendo uma atividade econômica fundamental na região amazônica.

Questão 9

(Uece) Leia atentamente o seguinte texto:

“As marcas de pneus na terra cor de sangue são profundas e recentes. Tainaky Tenetehar desce da moto para conferir. ‘De hoje de manhã’, diz ele com a segurança de rastreador veterano sintonizado com quaisquer sinais de movimento humano nessas fronteiras sem lei. Pelo binóculo, ele sonda a savana queimada na morraria bruxuleante que segue até uma crista coroada de árvores ao longe. Nessa que é uma das fronteiras mais disputadas do Brasil — em que o solo desmatado empurra a floresta de crescimento antigo e terrenos privados adentram as fronteiras de terras indígenas —, as marcas de pneus só podem ter um significado.”

Fonte: National Geographic Brasil, 19 de set. de 2018. Disponível em https://www.nationalgeographicbrasil.com/cultura

Considerando o excerto acima, é correto dizer que

a) garimpeiros, fazendeiros e madeireiros avançam Floresta Amazônica adentro, em ritmo sustentável, junto aos povos indígenas urbanizados.

b) na fronteira mais disputada do Brasil, o avanço do garimpo, da exploração ilegal da madeira, da grilagem de terras e das queimadas ameaça a existência de povos indígenas isolados.

c) o projeto de desenvolvimento econômico atual da região em questão visa a impedir o estabelecimento de novas áreas de garimpo e de exploração da madeira.

d) as marcas dos pneus significam o avanço do extrativismo e da exploração mineral sustentáveis, em comunhão e harmonia com os povos da floresta.

Ver resposta
Resposta

Letra B

A prática do extrativismo de forma ilegal é uma realidade no Brasil, especialmente na região amazônica. Os conflitos envolvem garimpeiros, fazendeiros e madeireiros que extraem recursos em terras demarcadas para tribos indígenas.

Questão 10

(Enem)

 Gráfico com participação percentual do extrativismo vegetal da silvicultura no Brasil.

Considerando as diferenças entre extrativismo vegetal e silvicultura, a variação das curvas do gráfico foi influenciada pela tendência de

a) conservação do bioma nativo.

b) estagnação do setor primário.

c) utilização de madeira de reflorestamento.

d) redução da produção de móveis.

e) retração da indústria alimentícia.

Ver resposta
Resposta

Letra C

A silvicultura é a atividade que consiste em plantar espécies arbóreas para a exploração de madeira, o que substitui o extrativismo vegetal caracterizado pelo corte de espécies nativas para aproveitamento da madeira.

Questão 11

(Uerj)

Rompimento da barragem em Mariana (MG).

No Brasil, os principais problemas oriundos da mineração podem ser englobados em quatro categorias: poluição da água, poluição do ar, poluição sonora e subsidência, ou seja, afundamento do terreno. Inicialmente, a mineração afeta a cobertura vegetal, em graus variados, desde a supressão total ou parcial na área a ser minerada até a utilização de grandes volumes de água. A atividade gera profundas alterações, modificando toda a estrutura física e social tanto do local onde está situada a mina quanto da região no entorno.

Adaptado de ge902ferro.wordpress.com.

O desastre ocorrido na cidade de Mariana evidenciou o quanto a mineração de ferro pode causar impactos socioambientais negativos.

Nesse episódio, esses impactos provocaram a seguinte mudança nas condições de vida da localidade mineira:

a) ampliação do número de idosos

b) aumento da desigualdade salarial

c) interrupção definitiva do extrativismo

d) deslocamento compulsório da população

Ver resposta
Resposta

Letra D

O rompimento da barragem de rejeitos minerais em Mariana (MG) produziu impactos ambientais com a destruição de mata ciliar, assoreamento dos rios e poluição das águas. Os impactos sociais envolvem grande perda de vidas humanas, além da destruição de moradias e remoção forçada de comunidades inteiras que residiam nas zonas afetadas pelos rejeitos derramados. Para saber mais, leia: Impactos ambientais do acidente em Mariana (MG).

Questão 12

(CFT-MG) A sub-região formada pelos estados do Maranhão e do Piauí, que apresenta características como clima tropical úmido, relevo variado, mata de cocais, pequena população, economia baseada no extrativismo vegetal e na agricultura tradicional, é denominada

a) Sertão.

b) Agreste.

c) Meio-Norte.

d) Zona da Mata.

Ver resposta
Resposta

Letra C

A sub-região nordestina denominada Meio-Norte é caracterizada pela predominância da vegetação da mata dos cocais. As espécies de babaçu e carnaúba são destaques dessa vegetação e são amplamente exploradas por comunidades locais pelo extrativismo vegetal.