Whatsapp

Exercícios sobre fuso horário

Exercícios de Geografia

Esta lista de exercícios avaliará seus conhecimentos sobre fuso horário, um importante instrumento que define as horas legais nos diversos países do globo. Publicado por: Mateus Campos
questão 1

O fuso horário é um sistema político adotado amplamente que define os horários civis do países. O sistema de fusos horários está corretamente dividido em

A) 12 fusos de 24 graus.

B) 24 fusos de 15 graus.

C) 24 fusos de 24 graus.

D) 30 fusos de 24 graus.

E) 30 fusos de 30 graus.

questão 2

O estabelecimento do sistema de fusos horários levou em consideração um importante movimento planetário chamado de

A) translação.

B) transação.

C) nutação.

D) rotação.

E) mutação.

questão 3

As linhas imaginárias auxiliam na definição dos fusos horários terrestres. Qual a linha imaginária que representa o marco zero da contagem dos fusos horários?

A) Círculo Antártico

B) Linha do Equador

C) Meridiano de Greenwich

D) Trópico de Capricórnio

E) Trópico de Câncer

questão 4

O território brasileiro possui quatro fusos horários. O primeiro fuso horário do país é aplicado, entre outros, na

A) ilha de Páscoa.

B) ilha de Marajó.

C) ilha de Fernando de Noronha.

D) ilha do Bananal.

E) ilha do Recife.

questão 5

A adoção dos fusos horários representou uma importante medida em termos práticos para o desenvolvimento das atividades humanas. A alternativa que NÃO apresenta um benefício dos fusos horários é:

A) o desenvolvimento das atividades comerciais

B) o crescimento das telecomunicações

C) o estabelecimento de viagens de longa distância

D) a diminuição das fronteiras nacionais

E) a prática de transações bancárias internacionais

questão 6

A demarcação dos fusos horários de forma prática, por meio de limites políticos estabelecidos pelos países, é corretamente denominada

A) hora legal.

B) hora oficial.

C) hora nacional.

D) linha da data.

E) calendário.

questão 7

O fuso horário parte de um referencial global de 0º. Considere que, na cidade de Londres (GMT+0), um relógio marque meio-dia, logo, na cidade de Tóquio (GMT+9) será

A) 9 horas.

B) 18 horas.

C) 20 horas.

D) 21 horas.

E) 22 horas.

questão 8

Com base na divisão de fuso horário do território brasileiro, indique corretamente a hora em Rio Branco (Acre), considerando que, em Goiânia (Goiás), são 16:00:

A) 14 horas

B) 15 horas

C) 16 horas

D) 17 horas

E) 18 horas

questão 9

(Enem 2020 - PPL) O horário brasileiro de verão consiste em adiantar em uma hora a hora legal (oficial) de determinados estados. Ele é adotado por iniciativa do Poder Executivo com vistas a limitar a máxima carga a que o sistema fica sujeito no período do ano de maior consumo, aumentando, assim, sua confiabilidade, constituída pelas linhas de transmissão e pelas usinas que atendem as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e parte da região Norte.

Disponível em: www12.senado.gov.br. Acesso em: 29 jun. 2015 (adaptado).

A ação governamental descrita é possibilitada por meio da seguinte estratégia:

A) redução do valor das contas de luz.

B) estímulo à geração de energia limpa.

C) diminuição de produção da matriz hidrelétrica.

D) distribuição da eletricidade de modo equitativo.

E) aproveitamento do fotoperíodo de forma estendida.

questão 10

(Enem) O sistema de fusos horários foi proposto na Conferência Internacional do Meridiano, realizada em Washington, em 1884. Cada fuso corresponde a uma faixa de 15º entre dois meridianos. O meridiano de Greenwich foi escolhido para ser a linha mediana do fuso zero. Passando-se um meridiano pela linha mediana de cada fuso, enumeram-se 12 fusos para leste e 12 fusos para oeste do fuso zero, obtendo-se, assim, os 24 fusos e o sistema de zonas de horas. Para cada fuso a leste do fuso zero, soma-se 1 hora, e, para cada fuso a oeste do fuso zero, subtrai-se 1 hora. A partir da Lei n.° 11.662/2008, o Brasil, que fica a oeste de Greenwich e tinha quatro fusos, passa a ter somente 3 fusos horários. Em relação ao fuso zero, o Brasil abrange os fusos 2, 3 e 4. Por exemplo, Fernando de Noronha está no fuso 2, o estado do Amapá está no fuso 3 e o Acre, no fuso 4. A cidade de Pequim, que sediou os XXIX Jogos Olímpicos de Verão, fica a leste de Greenwich, no fuso 8.

Considerando-se que a cerimônia de abertura dos jogos tenha ocorrido às 20 h 8 min, no horário de Pequim, do dia 8 de agosto de 2008, a que horas os brasileiros que moram no estado do Amapá devem ter ligado seus televisores para assistir ao início da cerimônia de abertura?

A) 9 h 8 min, do dia 8 de agosto

B) 12 h 8 min, do dia 8 de agosto

C) 15 h 8 min, do dia 8 de agosto

D) 1 h 8 min, do dia 9 de agosto

E) 4 h 8 min, do dia 9 de agosto

questão 11

(UFG) Leia as informações apresentadas no quadro a seguir.

Tabela com os fusos horários de Brasília e de Roma em relação a Greenwich.

Uma estudante de ensino médio realizou um intercâmbio para aprimorar seus conhecimentos de língua estrangeira, no caso, o italiano. Depois de cinco meses na Itália, a mesma estudante retornou ao Brasil em voo que saiu de Roma às 5 horas (hora local) do dia 25 de agosto de 2010. Após 14 horas de voo, o avião aterrizou no aeroporto de Rio Branco-AC, local de residência da estudante. Considerando-se os diferentes fusos horários, o horário (hora local) de chegada da estudante a Rio Branco-AC foi

A) 11 horas.

B) 14 horas.

C) 15 horas.

D) 17 horas.

E) 19 horas.

questão 12

(UFT) Um jogo de futebol está marcado para acontecer em São Paulo às 21 h, pelo horário de Brasília, no mês de dezembro. Ele será transmitido ao vivo por uma emissora de TV para todo o Brasil. Considerando os fusos horários do território brasileiro, é CORRETO afirmar que esse mesmo jogo será transmitido no horário local do estado do Acre às:

A) 18 h

B) 19 h

C) 20 h

D) 21 h

E) 22 h

respostas
Questão 1

Alternativa B

A divisão de fusos horários leva em consideração a dimensão esférica planetária de 360 graus e a duração aproximada do movimento de rotação de 24 horas. Portanto, o sistema de fusos horários do mundo compreende uma divisão em 24 fusos de 15 graus.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa D

O movimento de rotação é o realizado pelo planeta ao redor de si mesmo. Ele tem a duração aproximada de 24 horas e foi fundamental para o estabelecimento dos padrões de horas estabelecidos pelos fusos horários.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa C

O Meridiano de Greenwich é uma linha imaginária que cumpre a função, entre outras, de marco zero do estabelecimento dos fusos horários. Sendo assim, qualquer contagem de fusos leva em consideração a posição de determinada localização em relação ao meridiano inicial.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa C

O primeiro fuso horário do Brasil, (GMT-2), compreende um conjunto de ilhas oceânicas localizadas ao longo do litoral brasileiro. A ilha de Fernando de Noronha é um exemplo de localidade presente nessa faixa de fuso.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa D

Os fusos horários não diminuem a fronteiras nacionais dos países do globo. A delimitação desses fusos cumpre uma função política por meio do estabelecimento de linhas imaginárias, que não interferem na dimensão territorial dos países.

Voltar a questão
Questão 6

Alternativa B

A hora oficial é aquela adotada de forma administrativa pelos países, em consideração às suas dimensões territoriais e divisões políticas, cumprindo assim uma função prática da definição dos horários locais.

Voltar a questão
Questão 7

Alternativa D

Partindo da cidade de Londres, há um acréscimo de 9 horas até a cidade de Tóquio. Sendo assim, se em Londres são 12:00, em Tóquio são 21:00.

Voltar a questão
Questão 8

Alternativa A

A cidade de Rio Branco, no Acre, está localizada a dois fusos horários a oeste de Goiânia, em Goiás. Sendo assim, se, em Goiânia, são 16:00, em Rio Branco, são 2 horas a menos, ou seja, 14:00.

Voltar a questão
Questão 9

Alternativa E

O horário de verão é uma prática adotada em diversos países para aproveitar o período de maior luminosidade do dia e, assim, diminuir o consumo de energia elétrica.

Voltar a questão
Questão 10

Alternativa A

A cidade de Pequim está localizada no fuso GMT+8 e o estado do Amapá está no fuso GMT-3. Portanto, primeiramente, há uma diferença de 11 fusos entre as duas cidades. Assim, se são 20 h 8 min em Pequim, são 11 horas a menos no estado do Amapá, ou seja, 9 h 8 min do mesmo dia, 8 de agosto.

Voltar a questão
Questão 11

Alternativa A

Primeiramente, se o estudante saiu de Roma às 5 horas e gastou 14 horas de voo, ele chegou ao Acre, conforme o horário de Roma, às 19 horas. Por sua vez, como há uma diferença de 8 fusos entre Roma e Rio Branco, o estudante chegou oficialmente às 11 horas na sua cidade natal, conforme o horário local.

Voltar a questão
Questão 12

Alternativa B

O Acre está localizado em dois fusos a oeste de São Paulo. Portanto, se em São Paulo são 21 h, no Acre são 19 h.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado