Exercícios sobre Geografia Agrária
A Geografia Agrária é uma das temáticas mais comuns da Geografia. Essa área da ciência geográfica estuda principalmente a
A) diminuição da produção de bens secundários na economia.
B) classificação da produção de produtos minerais e agrícolas.
C) atualização das inovações tecnológicas presentes no campo.
D) descrição da paisagem natural presente no meio geográfico.
E) produção do espaço rural por meio das atividades produtivas.
Alternativa E.
A Geografia Agrária é a área da ciência geográfica que estuda questões ligadas ao espaço rural, como a relação de produção no campo por meio do desenvolvimento das diferentes atividades produtivas.
Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma característica do sistema agrícola extensivo:
A) Utilização de mão de obra familiar.
B) Emprego de técnicas tradicionais.
C) Pequeno investimento de capital.
D) Cultivação de grãos transgênicos.
E) Produção voltada para a subsistência.
Alternativa D.
O sistema agrícola extensivo é caracterizado pelo uso de mão de obra familiar, pelo emprego de técnicas tradicionais, pelo baixo investimento de capital e pela produção para a subsistência. O cultivo de grãos transgênicos é típico do sistema agrícola intensivo.
O modelo intensivo de produção agropecuária, um dos que compõem o cenário agrário global, é caracterizado pela
A) utilização intensa de máquinas e equipamentos.
B) adoção de técnicas alternativas de agricultura.
C) valorização dos saberes da população local.
D) adoção de mão de obra familiar na plantação.
E) cultivação de alimentos para consumo interno.
Alternativa A.
O modelo intensivo de produção é caracterizado pelo uso de diversas máquinas e equipamentos com ampla tecnologia de produção.
O tipo de agricultura baseado na adoção de métodos alternativos de cultivo que geram menos impactos no meio ambiente é corretamente chamado de
A) moderno.
B) sustentável.
C) monocultura.
D) tradicional.
E) comercial.
Alternativa B.
O tipo sustentável de agricultura é aquele que procura conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental.
Uma das principais características do tipo de agricultura marcado pela modernização da prática agropecuária em nível mundial é a
A) cultivação somente de alimentos orgânicos.
B) adoção de mão de obra pouco qualificada.
C) promoção de métodos tradicionais de plantio.
D) utilização de técnicas arcaicas de cultivo.
E) aplicação de diferentes tecnologias no campo.
Alternativa E.
A agricultura do tipo moderna é tipicamente praticada com a aplicação de métodos e técnicas baseados no intenso uso de tecnologias.
O tipo de agricultura de jardinagem é amplamente praticado na
A) África.
B) Ásia.
C) América.
D) Europa.
E) Oceania.
Alternativa B.
A Ásia, especialmente o Sudeste Asiático, é a porção geográfica onde o tipo de agricultura de jardinagem é amplamente praticado, especialmente para cultivo de arroz.
A modalidade de produção agropecuária que surgiu a partir da segunda metade do século XX baseada no intenso uso de tecnologias de produção é chamada de
A) natural.
B) agronegócio.
C) arcaica.
D) primária.
E) sustentável.
Alternativa B.
O agronegócio é o modelo de produção agropecuária amplamente ancorado no uso de intensa tecnologia, que se desenvolveu a partir da Revolução Verde.
Indique a alternativa que apresenta uma característica do espaço geográfico agrário brasileiro:
A) acentuada concentração fundiária nacional.
B) elevada taxa de emprego formal no campo.
C) pequena produção de alimentos por hectare.
D) diminuta geração de impactos ambientais.
E) baixa exportação de bens de origem primária.
Alternativa A.
A elevada concentração fundiária, ou seja, a propriedade de grandes porções de terra nas mãos de pequenos produtores agrícolas, é uma característica do espaço agrário brasileiro.
(Univesp) A Constituição Federal Brasileira de 1988 estabelece que a reforma agrária deve ser realizada em virtude da função social da terra. De acordo com a lei, áreas prioritárias para a execução dessa reforma são
A) as áreas quilombolas distantes dos centros consumidores e os lugares de baixa fertilidade agrícola.
B) as terras devolutas ocupadas ilegalmente e os latifúndios improdutivos que não cumprem sua função social.
C) os minifúndios produtivos ocupados por posseiros ou pelo proprietário legal e as áreas de florestas tropicais desmatadas.
D) as regiões de mineração atingidas por rompimento de barragens e as terras de empresas rurais devedoras de impostos municipais.
E) os cinturões verdes ao redor das grandes e médias cidades e as vastas extensões de terras ocupadas ilegalmente pelos indígenas.
Alternativa B.
No Brasil, as terras prioritárias para a realização de reforma agrária são aquelas chamadas de devolutas, ou seja, que foram ocupadas ilegalmente ou que são tidas como improdutivas.
(Udesc) O processo de modernização agrícola, iniciado ainda no final do século XIX, com os avanços da energia a vapor, da mecânica, da genética vegetal, dos descobrimentos da química agrícola, tem continuidade, em âmbito mundial, nos setores agrários capitalizados. Essa Segunda Revolução Agrícola, apoiada por um conjunto de incentivos de políticas agrárias nos Estados Unidos e na Europa, e daí para os países em desenvolvimento, ficou conhecida internacionalmente como:
A) Revolução Transgênica.
B) Revolução Verde.
C) Agricultura Biodinâmica.
D) Permacultura.
E) Agroecologia.
Alternativa B.
A Revolução Verde marca o desenvolvimento de métodos e técnicas de cultivo no espaço agrário mundial baseados no intenso uso de tecnologias diversas.
(PUC) A geografia rural tem sido essencialmente uma Geografia Agrária; aliás, ela tornou-se, sobretudo, uma geografia agrícola em vez de tornar-se plenamente uma geografia rural, levando em conta o conjunto das populações e das atividades do espaço rural, e não mais somente o que tange à agricultura. Considerando-se a concepção de geografia rural defendida pelo autor, marque a única opção que indica um tema de estudo do espaço rural que se afasta das temáticas mais frequentes da Geografia Agrária.
A) Modernização dos complexos agroindustriais.
B) Urbanização do campo e infraestrutura.
C) Biodiversidade na agricultura comercial.
D) Geração de energia por biomassa.
E) Saúde de populações tradicionais.
Alternativa E.
A saúde das populações tradicionais não envolve apenas a população do campo, mas também outros povos, como ribeirinhos e quilombolas; logo, não é uma temática frequentemente adotada pela Geografia Agrária.
(UFMT) Sobre a questão agrária e a cana-de-açúcar no Brasil, assinale a afirmativa correta.
A) A demanda crescente nos mercados interno e externo por combustíveis renováveis, especialmente o álcool, atrai novos investimentos para o setor no Brasil, embora esse fato não signifique uma tendência concentradora do setor canavieiro.
B) A possibilidade de aumento da área plantada de cana-de-açúcar devido ao crescimento da demanda por biocombustíveis foi neutralizada por pressões internacionais.
C) A Zona da Mata do Nordeste é uma faixa territorial historicamente marcada pelo domínio da monocultura canavieira, muitas vezes utilizando o emprego de mão de obra assalariada de baixa remuneração.
D) Após sua expulsão de Pernambuco, os holandeses pilharam a produção açucareira nas Antilhas, marcando o início do apogeu da produção nordestina de açúcar.
E) A criação do Instituto do Açúcar e do Álcool, devido ao crescimento da indústria alcooleira, marcou o fim do controle pelo Estado da produção e distribuição do produto.
Alternativa C.
A Zona da Mata do Nordeste é uma região do espaço geográfico brasileiro que está ligada especialmente ao cultivo de cana-de-açúcar em larga escala. Nesse tipo de cultivo são registrados diversos problemas ambientais e sociais, como a exploração da mão de obra.