Whatsapp

Exercícios sobre geopolítica

Exercícios de Geografia

Esta lista de exercícios permitirá avaliar os seus conhecimentos sobre a geopolítica mundial, assim como os principais eventos geopolíticos que marcaram a história global. Publicado por: Mateus Campos
questão 1

O termo geopolítica foi criado no início do século XX e relaciona os aspectos geográficos e políticos do espaço. Contudo, o significado desse termo já era aplicado em diversos estudos da geografia, como os promovidos pelo geógrafo alemão Friedrich Ratzel. O referido pesquisador foi um dos principais estudiosos da geografia política e desenvolveu o conceito de

A) espaço geográfico.

B) espaço vital.

C) regionalismo.

D) nacionalismo.

E) neocolonialismo.

questão 2

Uma das teorias geopolíticas mais discutidas no século XX é a chamada teoria de Heartland, desenvolvida por Halford Mackinder. Seu criador defendia

A) o término da supremacia geopolítica estabelecida pelo domínio dos mares.

B) o processo de divisão das fronteiras das antigas colônias europeias.

C) o fim da divisão geopolítica global entre países capitalistas e socialistas.

D) o emprego de armas nucleares em grandes conflitos de nível mundial.

E) o crescimento do aparato bélico das nações mais desenvolvidas do globo.

questão 3

A Guerra Fria foi um período de tensão vivenciado pelo mundo em parte do século XX, em razão da disputa política, econômica e ideológica entre as duas grandes potências mundiais da época. Quais eram os dois países diretamente envolvidos na Guerra Fria?

A) Israel e Emirados Árabes Unidos

B) Turquia e Grécia

C) Estados Unidos e União Soviética

D) Reino Unido e França

E) China e Japão

questão 4

A criação de organismos internacionais é uma estratégia para promover o diálogo entre os países do globo. A criação da Organização das Nações Unidos (ONU), por exemplo, foi um marco na geopolítica mundial, uma vez que é um organismo que conta com a participação maciça de diferentes países. O principal objetivo da ONU é a

A) criação de forças de segurança.

B) aplicação de leis internacionais.

C) manutenção da paz mundial.

D) promoção da economia do globo.

E) preservação do meio ambiente.

questão 5

A política de Guerra ao Terror, empreendida pelos Estados Unidos no início do século XXI, culminou em um dos mais importantes conflitos geopolíticos recentes. Esse conflito ficou conhecido como a

A) Guerra da Coreia.

B) Guerra da Crimeia.

C) Guerra do Vietnã.

D) Guerra do Afeganistão.

E) Guerra da Síria.

questão 6

A China, mediante o seu crescimento político e econômico, é um dos principais atores geopolíticos da atualidade. Uma das estratégias utilizadas pelos chineses no aumento da sua área de influência é a

A) ocupação de partes do território da Rússia.

B) criação de ilhas artificias em áreas marítimas da Ásia.

C) construção de muros na divisa com a Índia.

D) dominação do controle de tráfego do Canal do Panamá.

E) exploração de petróleo na Floresta Amazônica.

questão 7

São dois países asiáticos muito populosos e que possuem armas nucleares. A sua rivalidade geopolítica é derivada do processo de independência de ambos em relação à Grã-Bretanha e resultou em um clima de desconfiança mútua. Na atualidade, essa relação é um dos principais focos de tensão no mundo.

Quais são os dois países retratados no texto?

A) Rússia e China

B) China e Japão

C) Irã e Iraque

D) Israel e Palestina

E) Índia e Paquistão

questão 8

A _________________ foi um movimento popular baseado na realização de grandes manifestações em países árabes dominados por governos ditatoriais. Esse processo foi iniciado em 2011 e marcou a geopolítica mundial, resultando em importantes mudanças políticas no norte da África e no Oriente Médio.

Qual termo completa corretamente o espaço acima?

A) Expansão marítima

B) Guerra do Golfo

C) Primavera Árabe

D) Guerra da Crimeia

E) Crise de refugiados

questão 9

(IFG) Com o término da Segunda Guerra Mundial, constituiu-se um regime geopolítico internacional, no qual dois grandes blocos de países se enfrentavam. Um, capitaneado pela antiga União Soviética, e outro, pelos Estados Unidos. Esse regime, conhecido como Guerra Fria, entra em crise no final da década de 1980. Em 1991, ano de dissolução da antiga União Soviética, chega definitivamente ao seu fim. Um novo sistema geopolítico se estabelece. Assinale a alternativa que corretamente designa esse novo período.

A) Nova ordem mundial ou globalização

B) Globalização ou capitalismo

C) Nova ordem mundial ou socialismo

D) Economia de mercado ou economia planificada

E) Globalização ou velha ordem mundial

questão 10

(UEFS) “A Geopolítica tem sido intensamente estudada na atualidade, e o Brasil, pela sua localização estratégica, na porção centro oriental da América do Sul, pela sua organização espacial, suas riquezas minerais, agropastoris, comerciais e industriais, entre outras, tem procurado desenvolver uma política de boa vizinhança, com participação ativa na integração regional e em relação aos países do globo, mediando conflitos e ampliando sua participação em várias organizações internacionais.”

A partir dessas informações e dos conhecimentos sobre o espaço brasileiro e sua organização geopolítica, é correto afirmar:

A) As regiões do país configuram o cenário geopolítico brasileiro com importante atividade agropastoril, moderno sistema de exploração mineral, grande produtividade e descentralização industrial.

B) O Brasil ocupa, na América do Sul, uma posição semelhante à da Índia, na Ásia, por apresentarem, ambos, a maior extensão territorial e populacional.

C) A colonização do Brasil foi igual à dos outros países da América, pois contou com os mesmos colonizadores e tipo de ocupação.

D) Os conflitos e as guerras de grande intensidade são relevantes, para o Brasil e para a América do Sul, por serem comuns na história dos países sul-americanos.

E) O Mercosul, consolidado pelo Tratado do Rio de Janeiro, ao final da última década do século passado, é de grande importância geopolítica para o Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai e demais associados da América do Sul.

questão 11

(UEA 2019) No período conhecido como Guerra Fria, o cenário geopolítico mundial apresentava-se bipolarizado entre os blocos liderados pelos Estados Unidos e pela União Soviética. No plano militar, esses blocos formaram

A) a Organização do Tratado do Atlântico Norte e o Pacto de Varsóvia.

B) a Conferência de Bretton Woods e o Grupo dos Oito.

C) o Mercado Comum Europeu e o Conselho de Ajuda Econômica Mútua.

D) o Grupo dos Sete e a Comunidade dos Estados Independentes.

E) o Comitê de Forças Armadas e a Comissão de Consolidação da Paz.

questão 12

(Urca) Sobre a geopolítica energética, é correto afirmarmos:

A) Algumas das principais áreas produtoras de petróleo encontram-se, no Oriente Médio, na África e na América Latina, isso devido ao predomínio de rochas cristalinas nas estruturas geológicas dessas regiões.

B) A participação do petróleo no conjunto das fontes energéticas vem crescendo lentamente, enquanto a de outras fontes vem decaindo.

C) A recente crise dos Estados Unidos com o Irã, com a iminência de uma guerra, poderá trazer consequências favoráveis ao mundo, com a baixa do preço do petróleo.

D) Em meados do século XVIII, a Inglaterra foi palco da Revolução Industrial. Vários motivos contribuíram para esse fato, entre os quais, a posse de grandes recursos energéticos como o carvão mineral, que, sem dúvida alguma, contribuiu muito para a eclosão da Revolução Industrial.

E) A recente crise do Golfo Pérsico, com a iminência de uma guerra, poderá trazer consequências favoráveis ao mundo, como a baixa do preço do petróleo do Iraque.

respostas
Questão 1

Alternativa B. O termo espaço vital foi criado pelo geógrafo alemão Friedrich Ratzel. Remete-se ao espaço necessário para a sobrevivência do Estado, sendo composto por um território que supra, de maneira plena, as necessidades da população.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa A. A teoria de Heartland afirma que o controle dos territórios é fundamental para a dominação política de um Estado. Dessa maneira, Mackinder contrariava aos princípios geopolíticos da época, que indicavam que a dominação dos mares é que era fundamental para o poder do Estado.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa C. A Guerra Fria foi um conflito político, econômico e ideológico, mas que não envolveu uma disputa militar propriamente dita. Ela foi resultado do embate entre os Estados Unidos e a União Soviética, os dois principais polos de poder do globo após a Segunda Guerra Mundial.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa C. A ONU é um organismo internacional que tem como objetivo a manutenção da paz mundial. É uma instituição que desempenha um papel geopolítico importante na resolução de diversos conflitos mundiais.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa D. A Guerra do Afeganistão foi um conflito armado entre os Estados Unidos e as forças da milícia Talibã, que utiliza o Afeganistão como base para suas ações armadas. Esse conflito foi desencadeado pelo ataque terrorista às Torres Gêmeas, em 2001, e gera desdobramentos geopolíticos até os dias atuais.

Voltar a questão
Questão 6

Alternativa B. A China busca, na criação de ilhas artificiais no Mar do Sul da China, a ampliação do seu poder naval na região assim como a dominação de importantes rotas de comércio locais.

Voltar a questão
Questão 7

Alternativa E. A questão remete à Índia e ao Paquistão. Trata-se de duas colônias britânicas com diferenças religiosas e culturais e que possuem um histórico de rivalidade e de provocações militares. A tensão entre ambos é motivo de preocupação mundial, uma vez que possuem armamentos nucleares.

Voltar a questão
Questão 8

Alternativa C. A Primavera Árabe foi um movimento iniciado, em 2011, em grande parte dos países árabes do norte da África e do Oriente Médio. A movimentação popular teve como objetivo buscar reformas econômicas e políticas na região, em especial, o estabelecimento de democracias.

Voltar a questão
Questão 9

Alternativa A. A nova ordem mundial representou um novo período geopolítico mundial, marcado pela supremacia bélica estadunidense e pela formulação de vários centros de poder econômico no mundo. A globalização é a principal característica desse período, sendo marcada pelo desenvolvimento dos transportes e das telecomunicações.

Voltar a questão
Questão 10

Alternativa A. O Brasil tem uma posição geopolítica de destaque, em especial, na América do Sul. O país dispõe de muitos recursos minerais e naturais, além de ter uma economia diversificada, uma grande população e uma elevada produção econômica em setores estratégicos.

Voltar a questão
Questão 11

Alternativa A. A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) foi um organismo militar capitaneado pelos Estados Unidos para proteger os países aliados. A União Soviética, seguindo a mesma lógica, criou o Pacto de Varsóvia. Na atualidade, apenas a Otan continua atuando no cenário mundial.

Voltar a questão
Questão 12

Alternativa D. A Inglaterra foi o país pioneiro na geopolítica energética mundial. A Revolução Industrial, inciada no país no século XVIII, marcou a utilização de fontes de energia, como o carvão mineral, nos processos produtivos.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado