Exercícios sobre ilha de calor
A ilha de calor é um evento climático de origem antrópica marcado pela
a) ampliação de fenômenos do clima somente de origem natural.
b) precipitação de chuvas com alta carga de poluentes químicos.
c) concentração de poluentes causada por energias renováveis.
d) formação de grandes áreas de instabilidade nas áreas urbanas.
e) elevação da temperatura ocasionada pelo adensamento urbano.
Letra E.
A ilha de calor é um fenômeno climático de origem antrópica ocasionado pelo aumento da temperatura, em especial nas zonas centrais da cidade. Esse aumento é resultado justamente do adensamento urbano.
A ilha de calor ocorre em determinadas áreas geográficas, principalmente nas
a) zonas centrais, em razão da alta concentração de equipamentos artificiais.
b) zonas rurais, onde há grande dispersão de poluentes altamente tóxicos.
c) zonas urbanas, por causa da redução dos níveis de poluentes na atmosfera.
d) zonas florestais, devido ao elevado nível de conservação da vegetação local.
e) zonas residenciais, uma vez que há extensas áreas impermeabilizadas.
Letra A.
As ilhas de calor ocorrem, prioritariamente, nas zonas centrais da cidade. Esse fato deriva da grande concentração de estruturas antrópicas nessas regiões, que impactam diretamente na absorção do calor e no aumento da temperatura no centro das cidades.
Marque a alternativa que apresenta objetos e equipamentos artificiais que contribuem para a formação das ilhas de calor:
a) Fábricas, avenidas e edifícios.
b) Ruas, praças e residências.
c) Imóveis comerciais, rios e pontes.
d) Pontes, lagoas e indústrias.
e) Prédios, áreas verdes e lojas.
Letra A.
As ilhas de calor são formadas pela concentração de objetos humanos no espaço, geralmente reunidos em razão do adensamento urbano. As fábricas, avenidas e edifícios são exemplos de estruturas construídas pelo homem que, quando concentradas, contribuem com o aumento da temperatura nas cidades.
Assinale a alternativa que indica uma das principais causas das ilhas de calor:
a) Promoção de medidas sustentáveis nas cidades.
b) Modificação do leito natural dos rios urbanos.
c) Elevação do volume de resíduos nos córregos.
d) Concentração de gases poluentes na atmosfera.
e) Criação de áreas verdes nas grandes metrópoles.
Letra D.
As ilhas de calor são provocadas, dentre outros fatores, pela dificuldade de absorção e dissipação do calor no espaço provocada pela poluição atmosférica. Sendo assim, essa ação, produzida pela ação humana, contribui para a elevação da temperatura nas áreas centrais das cidades, que são justamente as mais poluídas.
Uma característica comum nas grandes cidades que promove a geração de ilhas de calor é a
a) ausência de áreas verdes.
b) poluição dos rios urbanos.
c) erosão das áreas habitadas.
d) ocorrência de chuva ácida.
e) retração da precipitação.
Letra A.
A ausência de áreas verdes é um aspecto que contribui para a formação das ilhas de calor. As árvores atuam como mitigadoras da formação desse fenômeno, já que influenciam diretamente na absorção do calor e da poluição, dificultando a formação das ilhas de calor nas cidades.
As ilhas de calor provocam uma perda da qualidade de vida da população, dentre outros aspectos, por causa do(a)
a) adensamento urbano provocado pela criação de telhados verdes.
b) aquecimento da temperatura nas áreas mais frias das cidades.
c) crescimento do volume de lixo produzido nas regiões urbanas.
d) aumento da emissão de gases liberados pelos veículos elétricos.
e) ocorrência de doenças relacionadas às condições climáticas.
Letra E.
A geração de ilhas de calor provoca, além de outras consequências, várias enfermidades relacionadas ao aumento excessivo do calor e da poluição, com destaque para as doenças respiratórias. Além disso, elas impactam negativamente o conforto térmico de grande parte da população.
A ilha de calor é um típico fenômeno urbano que, para além das questões do microclima das cidades, impacta diretamente em dinâmicas ambientais mais amplas. Um exemplo desse cenário é a
a) retração da camada de ozônio.
b) intensificação do efeito estufa.
c) diminuição das calotas polares.
d) elevação do nível dos oceanos.
e) expansão dos vulcões ativos.
Letra B.
As ilhas de calor contribuem para a intensificação do efeito estufa, uma vez que, mediante o aumento da temperatura das cidades, há o crescimento do consumo de energia, sobretudo com equipamentos de refrigeração. Além disso, essa energia é gerada principalmente por meio de fontes fósseis, altamente prejudiciais ao meio ambiente.
Assinale uma alternativa que apresenta uma possibilidade de solução para as ilhas de calor:
a) Impermeabilização do solo para facilitar a dissipação do calor no ambiente natural.
b) Adoção de políticas de planejamento do solo que promovam a arborização urbana.
c) Construção de grandes equipamentos urbanos em zonas ainda poucos povoadas.
d) Promoção de medidas de incentivo ao uso do transporte individual de passageiros.
e) Utilização de fontes de energia provenientes de recursos de origem não renovável.
Letra B.
A arborização das cidades, assim como a criação e manutenção de áreas verdes, impacta diretamente na diminuição das ilhas de calor. As árvores funcionam como elementos importantes na absorção do calor e contribuem para a diminuição da temperatura local.
(Unemat 2016) As atividades humanas têm provocado alterações na temperatura de diferentes partes do globo terrestre. Especificamente no ambiente urbano, essas alterações mostram-se mais profundas, através da emissão de diversos gases poluentes pelas fábricas e frota de automóveis, da retirada da vegetação, da concretação e impermeabilização do solo, da diminuição de áreas verdes, além de mudanças na circulação atmosférica local em virtude das edificações altamente verticalizadas. Nesse sentido, a temperatura do ambiente urbano passa a ser maior que das áreas próximas circundantes. Ao fenômeno provocado pela elevação da temperatura urbana em decorrência das atividades antrópicas típicas desse ambiente dá-se o nome de:
a) aquecimento global.
b) ilha de calor.
c) inversão térmica.
d) ilha de alta pressão.
e) chuva ácida.
Letra B.
O conceito de ilha de calor está justamente atrelado ao processo de aquecimento das áreas centrais das cidades. Esse fenômeno é derivado de ações antrópicas, como o adensamento urbano provocado pela impermeabilização do solo e pela poluição do ar.
(Enem 2011) O fenômeno de ilha de calor é o exemplo mais marcante da modificação das condições iniciais do clima pelo processo de urbanização, caracterizado pela modificação do solo e pelo calor antropogênico, o qual inclui todas as atividades humanas inerentes à sua vida na cidade.
BARBOSA, R. V. R. Áreas verdes e qualidade térmica em ambientes urbanos: estudo em microclimas em Maceió.
São Paulo: EdUSP, 2005.
O texto exemplifica uma importante alteração socioambiental, comum aos centros urbanos. A maximização desse fenômeno ocorre
a) pela reconstrução dos leitos originais dos cursos d’água antes canalizados.
b) pela recomposição de áreas verdes nas áreas centrais dos centros urbanos.
c) pelo uso de materiais com alta capacidade de reflexão no topo dos edifícios.
d) pelo processo de impermeabilização do solo nas áreas centrais das cidades.
e) pela construção de vias expressas e gerenciamento de tráfego terrestre.
Letra D.
A impermeabilização do solo provoca uma grande absorção do calor advindo da radiação solar, principalmente por meio de estruturas urbanas, como asfalto, calçadas e grandes edifícios. A concentração desses elementos gera o aumento da temperatura, em especial nas zonas centrais das cidades.
(FGV 2020) Examine o gráfico conceitual, que representa a evolução diária de um dado fenômeno.
Considerando as variáveis e seus comportamentos no gráfico, pode-se afirmar que
a) o fenômeno avaliado corresponde à ilha de calor, sendo as áreas urbanas indicadas pela cor vermelha e as áreas rurais pela cor verde.
b) se trata do fenômeno da inversão térmica, com as linhas vermelha e verde indicando, respectivamente, as camadas baixa e alta da atmosfera.
c) o fenômeno tratado representa o efeito estufa, com as linhas vermelha e verde indicando, respectivamente, sua presença e sua ausência no globo.
d) se trata do padrão esperado para a brisa marítima, com as linhas vermelha e verde indicando o que ocorre, respectivamente, com as superfícies do continente e do mar.
e) o fenômeno observado expressa a atuação do El Niño, sendo os ventos contra-alísios indicados pela cor vermelha e os ventos alísios, pela cor verde.
Letra A.
O gráfico representa a elevação da temperatura nas cidades comparada às zonas rurais. Esse cenário é ocasionado pelas ilhas de calor, que provocam o aumento acentuado da temperatura em zonas densamente urbanizadas.
(Mackenzie 2012) Analise a figura abaixo para responder a questão.
Está correto afirmar que o fenômeno representado corresponde
a) ao efeito estufa, que tem alcance global e afeta todas as cidades do mundo, independentemente de suas dimensões e dos topos de suas construções.
b) à chuva ácida, que decorre da combinação entre o vapor d’água e o enxofre, nos centros urbanos. Esse fenômeno é agravado pela queima de derivados de petróleo e carvão mineral.
c) às enchentes, pois as alterações ambientais provocadas pelo homem interferem no clima. Na ilustração, podemos constatar, claramente, a movimentação do ar que provoca chuvas de tipo frontal.
d) à ilha de calor, caracterizada pelo aumento das temperaturas nas áreas centrais das cidades médias e grandes. A verticalização das construções e a cobertura de grandes espaços com asfalto e concreto estão entre as suas causas.
e) ao Cânion de Frio, que nada mais é do que o resfriamento de determinadas áreas dos grandes centros urbanos em relação a outras. A construção de grandes edifícios, com materiais espelhados, segundo os padrões de países de clima mais frio, como os EUA, é a opção mais correta para cidades de ambientes tropicais, como São Paulo e Rio de Janeiro.
Letra D.
As ilhas de calor estão ligadas aos aspectos antrópicos do meio, como a verticalização do espaço e a impermeabilização do solo. São marcadas pelo aumento da temperatura, principalmente nas zonas centrais da cidade, em razão do adensamento urbano dessas áreas.