Topo
pesquisar

Exercícios sobre imigração venezuelana para o Brasil

Exercícios de Geografia

Com os exercícios propostos a seguir, você pode avaliar seus conhecimentos sobre a imigração venezuelana para o Brasil e as consequências desse fluxo migratório. Publicado por: Rafaela Sousa
questão 1

Qual foi a principal motivação que levou os venezuelanos a deixarem seu país e seguirem para o Brasil?

a) Os venezuelanos vieram para o Brasil depois que um terremoto atingiu o país em 2010, afetando milhares de pessoas.

b) Os venezuelanos vieram para o Brasil, porque o governo brasileiro criou um programa para o recebimento de imigrantes que desejassem trabalhar em áreas da construção civil.

c) Os venezuelanos vieram para o Brasil em decorrência de uma grave crise política, econômica e humanitária que se instaurou na Venezuela.

d) Os venezuelanos vieram para o Brasil fugindo das diversas catástrofes naturais que atingem o país periodicamente.

questão 2

Assinale a opção que apresenta o estado brasileiro mais afetado pela imigração venezuelana:

a) Acre

b) Roraima

c) Rondônia

d) Amazonas

questão 3

Sobre a chegada e o recebimento dos imigrantes venezuelanos por parte do Brasil, assinale a alternativa incorreta:

a) O Brasil não tem capacidade de absorver o número de imigrantes que aqui se estabeleceram, visto que já foi ultrapassada a marca de 4% de imigrantes em solo brasileiro.

b) O estado de Roraima é a porta de entrada dos imigrantes no Brasil e é, por isso, o estado mais afetado pelo intenso fluxo de venezuelanos que lá se instalaram.

c) Muitos conflitos e ataques aos venezuelanos já foram registrados no Brasil, configurando xenofobia (aversão ou discriminação à pessoa estrangeira).

d) Faltam, por parte do governo brasileiro, políticas integradoras que acolham os imigrantes e os insiram à sociedade.

questão 4

Sobre imigração venezuelana para o Brasil, assinale V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas:

( ) Segundo a Agência das Nações Unidas para Refugiados, o Brasil é o segundo país mais procurado pelos venezuelanos, perdendo apenas para os Estados Unidos.

( ) Os governantes de Roraima declararam que havia sobrecarga nos serviços públicos do estado e que, portanto, não seriam capazes de atender à demanda.

( ) O governo brasileiro não permitiu que o refúgio de venezuelanos no Brasil e fechou as fronteiras para evitar o acesso de imigrantes ao país.

( ) A população venezuelana mostra-se totalmente descontente com o governo do atual presidente, Hugo Chávez, que assumiu o país após a morte de Nicolás Maduro.

Assinale a alternativa correta:

a) FVFV

b) FVFF

c) VFFV

d) VVFF

respostas
Questão 1

LETRA C

O que motivou os venezuelanos a virem para o Brasil foi a crise politica, econômica e humanitária que o país tem enfrentado desde 2013, quando Nicolás Maduro assumiu o governo da Venezuela. O país apresentava uma inflação acima dos 800% e faltavam insumos básicos para o abastecimento da população. Assim, a fome e a miséria assolaram o país.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA B

Roraima é o estado brasileiro fronteiriço mais afetado pela imigração venezuelana, visto que é o local de entrada dos imigrantes em território brasileiro.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA A

O Brasil possui capacidade para absorver o número de imigrantes venezuelanos, visto que representam apenas 1% da população do Brasil, número abaixo da média mundial de 3%.

Já o estado de Roraima não possui essa capacidade de absorção, fato que tem gerado sobrecarga em seus serviços públicos.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA D

Verdadeira

Verdadeira

Falsa – O governo permitiu o refúgio dos venezuelanos no país e ofereceu a eles residência temporária.

Falsa – O atual presidente da Venezuela é Nicolás Maduro, que assumiu o governo após a morte de seu antecessor, Hugo Chávez.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola