Exercícios sobre impactos ambientais causados pela mineração
(Inep – Enade 2011) A extração de minérios e rochas é realizada a céu aberto quando os depósitos são rasos ou espessos e ocorrem próximos da superfície. Essa atividade recebe o nome de mineração, na qual os impactos sobre o meio ambiente estão presentes em todas as fases da extração: pesquisa, implantação, operação e fechamento da mina. Durante a fase de operação, pode ocorrer o arraste de material particulado pela água da chuva, das áreas de lavra, depósitos de estéril e estradas.
Constitui impacto ambiental direto na mineração causado pelo arraste de material particulado pela água da chuva, o(a)
-
desmatamento da mata ciliar.
-
assoreamento de corpos hídricos.
-
alteração da qualidade do ar por partículas em suspensão.
-
alteração das características físico-químicas da água, tais como o pH e a condutividade.
É correto apenas o que se afirma em
a) III
b) IV
c)I e II
d)I e III
e)II e IV
LETRA E
O arraste de material particulado pela chuva provoca o assoreamento (acúmulo de detritos e outros materiais no leito dos rios) de corpos hídricos e também altera as características físico-químicas da água, devido ao material arrastado que chega até os cursos d'água. Desmatamento e alteração da qualidade do ar não são consequências do arraste de material pela chuva.
(Consulplan – Prefeitura de Congonhas – MG) “Os impactos ambientais consequentes da mineração têm sido intensos e cada vez mais têm contribuído para a degradação do meio ambiente.” A partir dessa temática, é INCORRETO afirmar que:
a) A mineração e o garimpo são atividades que exercem forte influência no ambiente natural e contribuem para a sua deterioração.
b) A extração de minerais mais nobres concentram-se principalmente nos Estados de Minas Gerais, Goiás, Pará, Mato Grosso e Rondônia. Essa atividade está associada basicamente às áreas dos dobramentos antigos correspondentes aos cinturões orogênicos e às intrusões ígneas que possibilitam a mineralização.
c) A operação de garimpo emprega uma volumosa quantidade de pessoas, trazendo aos países, inúmeros benefícios como: alta produção, controle da produção e comercialização desses metais.
d) O uso do mercúrio nas operações de garimpo é prejudicial à fauna e à saúde do homem.
e) Os minerais de grande valor comercial como ouro, diamante e até cassiterita, são muito explorados no Brasil, através do garimpo.
LETRA C
O garimpo precisa de permissão para ser realizado. Contudo, essa atividade, geralmente, está associada à ilegalidade e é realizada de forma rudimentar, provocando diversos danos ao meio ambiente.
O que são barragens de rejeitos?
a) São áreas de garimpo de ouro onde há concentração de mercúrio.
b) São construções formadas por barramentos maciços impermeáveis e com dispositivos de drenagem destinados ao depósito de resíduos.
c) São barragens nas quais há depósito de ouro para beneficiamento.
d) São áreas contaminadas por substâncias tóxicas.
LETRA B
As barragens de rejeitos são construções destinadas ao depósito de resíduos gerados pelo beneficiamento de minérios.
Sobre os impactos ambientais provocados pela mineração, assinale V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas.
I.( ) A mineração não provoca desmatamento, já que são realizadas apenas em áreas sem cobertura vegetal.
II.( ) O preparo das áreas para mineração muitas vezes dá-se por meio de explosões, provocando poluição sonora e alterando a qualidade do ar.
III.( ) A mineração de chumbo e zinco provoca contaminação do solo, visto que possuem grande concentração de arsênio em seus rejeitos.
Assinale a alternativa correta:
a) VFV
b) VFF
c) FVF
d) FVV
LETRA D
A mineração provoca intensificação do desmatamento. Para sua realização, muitas áreas perdem sua cobertura vegetal a fim de deixar o solo desnudo, especialmente para lavra a céu aberto.