Topo
pesquisar

Exercícios sobre impactos ambientais causados pela mineração

Exercícios de Geografia

Com os exercícios propostos a seguir, você pode avaliar seus conhecimentos sobre os impactos ambientais causados pela mineração e sobre as barragens de rejeitos. Publicado por: Rafaela Sousa
questão 1

(Inep – Enade 2011) A extração de minérios e rochas é realizada a céu aberto quando os depósitos são rasos ou espessos e ocorrem próximos da superfície. Essa atividade recebe o nome de mineração, na qual os impactos sobre o meio ambiente estão presentes em todas as fases da extração: pesquisa, implantação, operação e fechamento da mina. Durante a fase de operação, pode ocorrer o arraste de material particulado pela água da chuva, das áreas de lavra, depósitos de estéril e estradas.
Constitui impacto ambiental direto na mineração causado pelo arraste de material particulado pela água da chuva, o(a)

  1. desmatamento da mata ciliar.

  2. assoreamento de corpos hídricos.

  3. alteração da qualidade do ar por partículas em suspensão.

  4. alteração das características físico-químicas da água, tais como o pH e a condutividade.

É correto apenas o que se afirma em 

a) III

b) IV

c)I e II

d)I e III

e)II e IV

questão 2

(Consulplan – Prefeitura de Congonhas – MG) “Os impactos ambientais consequentes da mineração têm sido intensos e cada vez mais têm contribuído para a degradação do meio ambiente.” A partir dessa temática, é INCORRETO afirmar que:

a) A mineração e o garimpo são atividades que exercem forte influência no ambiente natural e contribuem para a sua deterioração.

b) A extração de minerais mais nobres concentram-se principalmente nos Estados de Minas Gerais, Goiás, Pará, Mato Grosso e Rondônia. Essa atividade está associada basicamente às áreas dos dobramentos antigos correspondentes aos cinturões orogênicos e às intrusões ígneas que possibilitam a mineralização.

c) A operação de garimpo emprega uma volumosa quantidade de pessoas, trazendo aos países, inúmeros benefícios como: alta produção, controle da produção e comercialização desses metais.

d) O uso do mercúrio nas operações de garimpo é prejudicial à fauna e à saúde do homem.

e) Os minerais de grande valor comercial como ouro, diamante e até cassiterita, são muito explorados no Brasil, através do garimpo.

questão 3

O que são barragens de rejeitos?

a) São áreas de garimpo de ouro onde há concentração de mercúrio.

b) São construções formadas por barramentos maciços impermeáveis e com dispositivos de drenagem destinados ao depósito de resíduos.

c) São barragens nas quais há depósito de ouro para beneficiamento.

d) São áreas contaminadas por substâncias tóxicas.

questão 4

Sobre os impactos ambientais provocados pela mineração, assinale V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas.

I.( ) A mineração não provoca desmatamento, já que são realizadas apenas em áreas sem cobertura vegetal.

II.( ) O preparo das áreas para mineração muitas vezes dá-se por meio de explosões, provocando poluição sonora e alterando a qualidade do ar.

III.( ) A mineração de chumbo e zinco provoca contaminação do solo, visto que possuem grande concentração de arsênio em seus rejeitos.

Assinale a alternativa correta:

a) VFV

b) VFF

c) FVF

d) FVV

respostas
Questão 1

LETRA E

O arraste de material particulado pela chuva provoca o assoreamento (acúmulo de detritos e outros materiais no leito dos rios) de corpos hídricos e também altera as características físico-químicas da água, devido ao material arrastado que chega até os cursos d'água. Desmatamento e alteração da qualidade do ar não são consequências do arraste de material pela chuva.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA C

O garimpo precisa de permissão para ser realizado. Contudo, essa atividade, geralmente, está associada à ilegalidade e é realizada de forma rudimentar, provocando diversos danos ao meio ambiente.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA B

As barragens de rejeitos são construções destinadas ao depósito de resíduos gerados pelo beneficiamento de minérios.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA D

A mineração provoca intensificação do desmatamento. Para sua realização, muitas áreas perdem sua cobertura vegetal a fim de deixar o solo desnudo, especialmente para lavra a céu aberto.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola