Topo
pesquisar

Exercícios sobre inversão térmica

Exercícios de Geografia

Com os exercícios propostos a seguir, você pode avaliar seus conhecimentos sobre a inversão térmica, fenômeno atmosférico capaz de provocar doenças respiratórias. Publicado por: Rafaela Sousa
questão 1

Inversão Térmica

(FUVEST) Em algumas cidades, pode-se observar no horizonte, em certos dias, a olho nu, uma camada de cor marrom. Essa condição afeta a saúde, principalmente, de crianças e de idosos, provocando, entre outras, doenças respiratórias e cardiovasculares.

As figuras e o texto acima referem-se a um processo de formação de um fenômeno climático que ocorre, por exemplo, na cidade de São Paulo. Trata-se de

a) ilha de calor, caracterizada pelo aumento de temperaturas na periferia da cidade.

b) zona de convergência intertropical, que provoca o aumento da pressão atmosférica na área urbana.

c) chuva convectiva, caracterizada pela formação de nuvens de poluentes que provocam danos ambientais.

d) inversão térmica, que provoca concentração de poluentes na baixa camada da atmosfera.

e) ventos alíseos de sudeste, que provocam o súbito aumento da umidade relativa do ar.

questão 2

(UNICAMP) A poluição nos grandes centros urbanos, como Curitiba, pode causar determinadas doenças, como rinite, alergias, asma, problemas de pele e cabelo. Pessoas sensíveis às partículas em suspensão no ar podem desenvolver tais doenças ao respirar o ar poluído dos grandes centros.

Durante todo o ano, essas doenças podem acontecer, mas é no inverno que ficam mais acentuadas.

(Adaptado de Jornal do Estado, Curitiba, 01/06/2009.)

Durante o inverno, em Curitiba, é comum a ação da Massa Polar Atlântica, que facilita a ocorrência de problemas respiratórios, pois

a) aumenta a umidade relativa do ar e promove a inversão térmica, o que provoca a concentração de poluentes nas partes altas da cidade.

b) aumenta a umidade relativa do ar e promove a inversão térmica, o que provoca a concentração de poluentes próximos à superfície do solo.

c) reduz a umidade relativa do ar e promove um maior aquecimento da parte central da cidade se comparado à periferia, concentrando poluentes.

d) reduz a umidade relativa do ar e promove a inversão térmica, o que provoca a concentração de poluentes próximos à superfície do solo.

questão 3

Assinale apenas a alternativa que apresenta características referentes ao fenômeno inversão térmica:

a) Fenômeno climático que ocorre nos centros urbanos, principalmente em cidades com elevado grau de urbanização, nas quais as temperaturas aumentam bastante se comparadas às das zonas rurais.

b) Fenômeno no qual há aumento da temperatura do planeta em decorrência da retenção do calor por alguns gases presentes na atmosfera.

c) Fenômeno atmosférico comum nos centros urbanos industrializados no qual o ar frio é impedido de circular por uma camada de ar quente, alterando as temperaturas.

d) Fenômeno causado pela poluição atmosférica, principalmente em decorrência da queima de combustíveis fósseis, causando graves problemas ambientais e nas cidades.

questão 4

Sobre o fenômeno atmosférico conhecido como inversão térmica, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas:

I.( ) Esse fenômeno pode ser percebido durante o dia e durante a noite, porém a maior diferença de temperatura provocada por ele é melhor percebida entre as zonas rurais e urbana ao anoitecer, pois a área rural resfria mais rapidamente do que a zona urbana.

II.( ) Esse fenômeno intensifica-se no verão, pois, nessa época do ano, o ar próximo à superfície fica mais frio que o da camada de ar superior em decorrência do aumento da pluviosidade.

III.( ) É um fenômeno natural que pode ser registrado em áreas rurais e de baixa industrialização.

IV.( ) Esse fenômeno causa doenças respiratórias, irritação nos olhos, intoxicações, porque a camada de ar frio que fica retida próxima à superfície concentra bastante poluentes que não se dispersam.

a) FFVV

b) FFVF

c) FVFV

d) VFVV

respostas
Questão 1

LETRA D

A figura representa o fenômeno climático conhecido como inversão térmica, no qual a camada de ar frio é impedida de circular através da camada de ar quente, ficando retida próxima à superfície e concentrando bastante gases poluentes.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA D

A atuação da massa de ar faz com que a umidade do ar seja reduzida, visto que, no inverno, diminui-se o período de chuvas. Nessa época do ano, é comum a ocorrência do fenômeno atmosférico conhecido como inversão térmica, que, em decorrência da maior perda de calor e da diminuição dos índices pluviométricos, dificulta a dispersão dos gases poluentes que ficam retidos próximos à superfície.

 

Voltar a questão
Questão 3

LETRA C

A alternativa a corresponde ao fenômeno conhecido como ilhas de calor.

A alternativa b corresponde ao efeito estufa.

A alternativa d corresponde às chuvas ácidas.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA A

I. Falsa: O fenômeno citado refere-se às ilhas de calor.

II. Falsa: O fenômeno intensifica-se no inverno: o ar próximo à superfície fica mais frio do que a camada superior em decorrência da perda de calor e da diminuição da pluviosidade.

III. Verdadeira

IV. Verdadeira

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola