Exercícios sobre lençol freático

Resolva os exercícios sobre lençol freático e teste os seus conhecimentos sobre esse reservatório subterrâneo importante para o abastecimento hídrico e para a manutenção de rios e de lagos.

Publicado por: Paloma Guitarrara

Questões

  1. Questão 1

    Uma parte da água que é consumida diariamente nos domicílios brasileiros é proveniente de lençóis freáticos, de onde provém, ainda, o recurso empregado para a irrigação na agricultura. Leia atentamente as alternativas a seguir, e assinale aquela que melhor define o que é lençol freático.

    A) Reservatório superficial de água doce, formado em áreas rebaixadas do relevo.

    B) Região de drenagem que é delimitada pelo relevo, formada por um rio principal e por seus afluentes.

    C) Reservatório subterrâneo de água formado na zona saturada do solo, portanto, pouco profundo.

    D) Reservatório de água doce que corre na superfície de áreas elevadas para áreas rebaixadas.

    E) Todo e qualquer reservatório de água localizado em subsuperfície.

  2. Questão 2

    Qual é a condição obrigatória do solo para que haja o desenvolvimento de um lençol freático?

    A) Presença de horizonte O.

    B) Permeabilidade.

    C) Presença de cobertura asfáltica.

    D) Ausência de uma base rochosa subjacente.

    E) Declive superior a 45º.

  3. Questão 3

    (FGV) O ciclo é o modelo pelo qual se representa a interdependência e o movimento contínuo da água nas fases sólida, líquida e gasosa. Toda a água do planeta está em contínuo movimento cíclico entre estas, reservas sólida, líquida e gasosa.

    TUNDISI, José Galizia. Recursos hídricos no séc. XXI. São Paulo: Oficina de Textos, 2011, p.29.

    Relacione os componentes do ciclo apresentado no texto com suas respectivas definições:

    1. Drenagem

    2. Percolação

    3. Infiltração

    4. Transpiração

    ( ) processo pelo qual a água é absorvida pelo solo.

    ( ) processo de perda de vapor d'água pelas plantas, o qual entra na atmosfera.

    ( ) processo pelo qual a água entra no solo e nas formações rochosas até o lençol freático.

    ( ) movimento de deslocamento da água nas superfícies, durante a precipitação.

    Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada:

    A) 3 – 4 – 1 – 2.

    B) 1 – 4 – 3 – 2.

    C) 4 – 3 – 2 – 1.

    D) 2 – 4 – 1 – 3.

    E) 3 – 4 – 2 – 1.

  4. Questão 4

    (Fundatec – Adaptada) No Brasil, encontramos uma grande quantidade de água em reservas subterrâneas, os chamados aquíferos. Sobre as águas subterrâneas, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

    ( ) As águas subterrâneas, no ciclo hidrológico, proveem diversos serviços ecossistêmicos, já que estão ligadas aos processos que regulam o volume, a distribuição e a qualidade da água disponível no planeta.

    ( ) Entre as múltiplas funções ecossistêmicas das águas subterrâneas destacam-se as seguintes: a) armazenamento, regularização e perenização do ciclo hidrológico no planeta; b) tratamento do sistema solo-aquífero e qualidade das águas subterrâneas; e c) manutenção da vida e de ecossistemas e da estabilidade geológica.

    ( ) As águas subterrâneas não se constituem como reservas de água para os rios e lagos, pois não estão relacionadas com a manutenção do fluxo superficial que sustenta grande parte dos cursos d’água.

    A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) V – V – V.

    B) F – F – V.

    C) V – V – F.

    D) F – V – V.

    E) V – F – F.

  5. Questão 5

    (Uece) Considere as afirmações abaixo, no que concernem à hidrografia e às águas subterrâneas.

    I. O escoamento fluvial decorre, em essência, de um período de intensas chuvas nas regiões frias, ou do derretimento de neves nas regiões de baixa latitude.

    II. O potencial de águas subterrâneas é maior em terrenos do embasamento cristalino, e muito baixo em coberturas sedimentares.

    III. A densidade e a frequência de rios de uma região dependem das condições geológicas e geomorfológicas.

    IV. O regime fluvial é essencialmente condicionado pelo clima, através das chuvas e/ou do degelo.

    Está correto o que se afirma apenas em:

    A) I e II.

    B) III e IV.

    C) I e III.

    D) II e IV.

  6. Questão 6

    (UnirG) Dentre as consequências do desmatamento, citam-se as erosões. Sem a cobertura vegetal, o desgaste do solo causado pelas enxurradas é maior.

    Quando uma erosão abre grandes buracos, alcançando o lençol freático, é denominada

    A) voçoroca.

    B) cortiça.

    C) ravina.

    D) fratura.

  7. Questão 7

    (FGV) As águas subterrâneas ocupam os vazios das formações rochosas e das camadas do solo. O processo mais importante de recarga das águas subterrâneas é a infiltração, cujo movimento é controlado pela força gravitacional e pelas características dos materiais rochosos presentes.

    As opções a seguir apresentam alguns fatores que favorecem o processo de infiltração, à exceção de uma. Assinale-a.

    A) As áreas vegetadas, porque as raízes abrem caminho para a água descendente no solo.

    B) Os solos e os sedimentos arenosos, devido à presença de materiais porosos e permeáveis.

    C) O adensamento das construções no espaço urbano, o que impermeabiliza o solo e acelera o escoamento superficial.

    D) As encostas de declives suaves, porque diminuem a velocidade do escoamento superficial, o que aumenta a infiltração.

    E) O regime pluviométrico, porque as chuvas sendo regularmente distribuídas ao longo do ano promovem um volume de recarga maior.

  8. Questão 8

    Na construção civil, é muito comum o uso de bombas para o rebaixamento temporário do lençol freático de maneira a viabilizar a execução de obras. Por promover alterações em uma estrutura natural, esse tipo de ação pode ocasionar:

    A) diminuição da recarga dos rios e dos lagos próximos.

    B) contaminação da água usada para o abastecimento hídrico.

    C) desestabilização do solo e problemas na infraestrutura das edificações.

    D) aumento da pressão da água, interrompendo o abastecimento local.

    E) rápida recuperação da zona de recarga dos aquíferos.

  9. Questão 9

    (Objetiva – Adaptada) A respeito do líquido percolado (chorume) gerado em aterros sanitários, analisar os itens.

    I. Forma-se pela interação da água da chuva com os resíduos orgânicos em decomposição nos aterros sanitários.

    II. É completamente inerte e não causa impactos ambientais.

    III. Seu tratamento adequado é essencial para prevenir a contaminação do solo e do lençol freático.

    Está CORRETO o que se afirma:

    A) Apenas no item I.

    B) Apenas no item II.

    C) Apenas nos itens I e II.

    D) Apenas nos itens I e III.

  10. Questão 10

    (CEV-Urca – Adaptada) Com o crescimento das cidades e aumento da demanda por água, tanto, em ambiente urbano quanto, em rural, os problemas envolvendo a manutenção da qualidade e quantidade das águas superficiais e subterrâneas tende a se agravar. Sobre as fontes mais comuns de poluição e contaminação das águas subterrâneas, marque a alternativa CORRETA:

    I. Deposição de resíduos sólidos no solo, decorrente de resíduos provenientes das atividades industriais, comerciais ou domésticas em depósito a céu aberto, conhecido por lixões, provoca poluição no solo e nas águas subterrâneas;

    II. O lançamento de esgotos diretamente sobre o solo ou na água, os vazamentos em coletores de esgotos e a utilização de fossas construídas de forma inadequadas contribuem para contaminação das águas subterrâneas.

    III. Fertilizantes e agrotóxicos utilizados na agricultura não causam contaminação no solo nem nas águas subterrâneas;

    IV. Exploração de minerais com ou sem utilização de substâncias químicas em sua extração não provoca contaminação no solo nem nas águas subterrâneas;

    V. Os cemitérios são fontes potenciais de contaminação das águas, principalmente por microrganismos.

    A) Apenas as alternativas III e IV estão corretas;

    B) As alternativas I, II e V estão corretas;

    C) As alternativas IV e V estão corretas;

    D) As alternativas I e III estão corretas;

    E) As alternativas I e IV estão corretas.

  11. Questão 11

    (Encceja) As pessoas mais velhas afirmam que hoje não é como antigamente. Tudo está diferente, a temperatura, o período de chuvas e outros fenômenos da natureza. Florestas com altas taxas de transpiração foram substituídas por cidades. As construções das cidades compactaram o solo, formando ilhas de calor, que alteram a taxa de evaporação e o microclima. Além disso, as terras antigamente eram utilizadas para diversos fins, inclusive para a produção de grãos em solos permeáveis.

    Considerando as transformações ocorridas no ambiente, aquela que interfere diretamente na falta de reposição de água no lençol freático é a

    A) impermeabilização do solo nas cidades.

    B) produção de grãos em solos permeáveis.

    C) diminuição da evaporação de água nas cidades.

    D) redução da transpiração das florestas pelo desmatamento.

  12. Questão 12

    (UFRGS) As figuras abaixo representam as alterações nos volumes de balanço hídrico entre um cenário sem urbanização e um urbanizado no Brasil.

    Ilustração mostrando as alterações nos volumes de balanço hídrico em uma questão da UFRGS sobre lençol freático.

    Considere as seguintes afirmações sobre os efeitos da urbanização na dinâmica do balanço hídrico.

    I – A infiltração no solo é reduzida, mantendo estável o nível do lençol freático.

    II – O volume de escoamento superficial aumenta devido à retirada da superfície permeável e da cobertura vegetal.

    III – As perdas por evapotranspiração são mais intensas no cenário urbanizado.

    Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas III.

    D) Apenas I e III.

    E) I, II e III.