Topo
pesquisar

Exercícios sobre maremoto

Exercícios de Geografia

Com os exercícios propostos a seguir, você pode avaliar seus conhecimentos sobre maremoto, fenômeno que ocorre no solo oceânico, agitando as águas e formando ondas gigantes. Publicado por: Rafaela Sousa
questão 1

(UNIVALE) Observe a imagem:

Uma das 33 gravuras da série Fuji, elaboradas entre 1823 e 1829, mostra um tsunami.
Uma das 33 gravuras da série Fuji, elaboradas entre 1823 e 1829, mostra um tsunami.

Fonte: Wikipédia

Assinale a alternativa verdadeira sobre a formação de um tsunami semelhante ao que atingiu o sudeste asiático no final de 2004:

a) A origem do fenômeno está associada a eventos de ordem tectônica.

b) A formação de tufões acentuados e áreas de alta pressão atmosférica geram tal fenômeno.

c) A formação de tsunamis está, necessariamente, associada ao fundo coralígeno do Oceano Índico.

d) O efeito do aquecimento global é o principal responsável pela ocorrência acima do normal desse tipo de tsunami nos últimos anos.

e) O derretimento de geleiras na região do Oceano Índico é o responsável pelo fenômeno indicado na gravura.

questão 2

(UFRR) Atualmente, é veiculado nos mais diversos meios de comunicação que o mundo é assolado por terremotos de grande magnitude, eventos vulcânicos e tsunamis, no entanto, o território brasileiro tem sido poupado de tais eventos naturais. Isso ocorre em virtude de características geológicas especiais.

O texto acima pode ser associado à seguinte afirmação:

a) O Brasil está localizado na borda da placa sul-americana em contato com a placa de Nazca.

b) O Brasil localiza-se no contato da borda da placa sul-americana com a placa africana.

c) O Brasil localiza-se na placa do Atlântico.

d) O Brasil localiza-se no centro da placa sul-americana.

e) O Brasil localiza-se na placa centro-americana.

questão 3

(UNESP) O bloco-diagrama representa o processo de formação de um fenômeno natural de grande magnitude decorrente da movimentação de placas tectônicas.

Assinale a alternativa sobre o local e as condições de movimentação das placas tectônicas e seu consequente fenômeno natural.

a) No fundo do oceano, com terremoto em profundidade, sem deslocamento do solo e propagação de ondas gigantes. O fenômeno natural é o tsunami.

b) Em superfície, sem deslocamento do solo oceânico e propagação de ondas gigantes. O fenômeno natural é o maremoto.

c) No fundo do oceano, com deslocamento do solo, sem propagação de ondas. O fenômeno natural é o terremoto.

d) No fundo do oceano, com terremoto em profundidade, deslocamento do solo e propagação de ondas gigantes. O fenômeno natural é o tsunami.

questão 4

Sobre as principais características do maremoto, abalo sísmico que ocorre no solo oceânico, assinale V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas:

( ) Os maremotos são fenômenos que podem ocorrer em virtude do agravamento do aquecimento global, que provoca alterações na crosta terrestre. O derretimento das calotas polares, por exemplo, agravado pela elevação das temperaturas, pode provocar a incidência de abalos sísmicos.

( ) Uma das consequências do maremoto é o chamado fenômeno El Niño, que provoca alterações climáticas na região em que atua.

( ) Tsunami e maremoto são considerados o mesmo fenômeno: ondas gigantes originadas por abalos sísmicos no solo oceânico.

( ) Maremoto e terremoto designam fenômenos diferentes. Maremoto é um abalo sísmico que ocorre no assoalho oceânico, ou seja, em regiões cobertas por água oceânica. Os terremotos também constituem abalos sísmicos que alteram a crosta terrestre, porém não ocorrem em áreas cobertas por água.

Assinale a alternativa correta:

a) VFFV

b) VFFF

c) VFVF

d) FVFV

questão 5

Tsunamis são efeitos do maremoto, constituindo ondas gigantes que podem atingir até 30 metros de altura. Uma onda normal possui comprimento de onda (distância entre duas cristas) próximo a 100 metros. Para ser considerada um tsunami, a onda deve ter:

a) comprimento de onda entre 50 metros e 70 metros.

b) comprimento de onda entre 100 metros e 200 metros.

c) comprimento de onda próximo a 100 metros, visto que o que diferencia uma onda de um tsunami não é seu comprimento, mas sua intensidade.

d) comprimento de onda de até 100 quilômetros.

 

respostas
Questão 1

LETRA A

A origem do fenômeno ocorrido no sudeste asiático em 2004 está relacionada aos abalos sísmicos provocados pela movimentação das placas tectônicas. O tremor com magnitude 8,9 provocou a propagação de ondas com alto poder destrutivo que devastaram o sudeste asiático.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA D

Grandes desastres naturais como terremotos, tsunamis e atividades vulcânicas não são recorrentes em território brasileiro porque este encontra-se no centro da placa sul-americana. Essas catástrofes naturais ocorrem, geralmente, em áreas com encontro de placas tectônicas, o que não é o caso do Brasil.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA D

O bloco-diagrama representa a formação de um maremoto que dá origem a ondas gigantes, como o tsunami. A movimentação das placas tectônicas provoca o deslocamento do solo, agitando as águas e originando ondas gigantes que se propagam rumo ao litoral.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA A

VERDADEIRA

FALSA – El Niño está relacionado a um fenômeno atmosférico provocado pelo aquecimento anormal das águas. Uma das consequências do maremoto é a formação de tsunamis, ondas gigantes com alto poder destrutivo.

FALSA – Tsunami e maremoto não designam o mesmo fenômeno. Maremoto refere-se ao abalo sísmico no solo oceânico, que provoca agitação das águas e formação de ondas. Essas ondas, que podem ser gigantes, com até 30 metros de altura, são conhecidas como tsunamis. Portanto, tsunami é um efeito do maremoto.

VERDADEIRA

 

Voltar a questão
Questão 5

LETRA D

Para ser considerada um tsunami, a onda deve possuir comprimento de onda que chega a 100 quilômetros, bem diferente do comprimento de onda de ondas normais. Tsunamis são, portanto, ondas gigantes em relação ao seu comprimento de onda.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola