Exercícios sobre maritimidade e continentalidade
(Unesp 2021) Dentre os vários fatores que afetam o clima de determinada região estão a maritimidade e a continentalidade. Esses fatores estão associados à distância dessa região dos mares e oceanos. Do ponto de vista da Física, os efeitos da maritimidade e da continentalidade estão relacionados ao alto calor específico da água quando comparado com o do solo terrestre. Dessa forma, esses fatores afetam a amplitude térmica e a umidade da atmosfera de certo território.
As propriedades físicas da água e os fatores climáticos citados fazem com que
a) áreas banhadas por oceanos enfrentem invernos mais moderados, enquanto que em áreas distantes de oceanos essa estação é mais bem percebida.
b) ocorra uma maior amplitude térmica diária em regiões litorâneas do que a verificada em regiões desérticas, devido ao efeito da maritimidade.
c) áreas sob maior influência da continentalidade tendam a apresentar mais umidade, caso não haja interferência de outros fatores climáticos.
d) poucas nuvens se formem em áreas costeiras, porque a água absorve e perde calor rapidamente, o que explica o baixo índice pluviométrico dessas regiões.
e) regiões sob grande efeito da continentalidade tendam a apresentar altos índices pluviométricos, devido à grande quantidade de vapor de água na atmosfera.
Letra A
A maritimidade influencia diretamente os climas das regiões litorâneas em relação às temperaturas e umidade do ar. A umidade do ar é mais elevada, e as temperaturas tendem a ter menor variação em relação à alta umidade do ar.
(Uerj 2022)
Com base na análise dos mapas, os fatores climáticos de maior relevância para explicar a amplitude térmica anual nesse país são:
a) albedo e vegetação
b) altitude e maritimidade
c) topografia e precipitação
d) latitude e continentalidade
Letra D
A amplitude térmica, que é a diferença entre a maior e a menor temperatura registrada, no território russo é influenciada diretamente pela latitude, pois as regiões mais distantes da Linha do Equador apresentam temperaturas mais baixas, e pela continentalidade, sendo que a baixa umidade influencia na variação maior da temperatura.
(UEG 2019) A média da amplitude térmica na cidade de Cuiabá (MT) durante o mês de junho é de 15,25 °C, ao passo que em Salvador (BA) é de 4,8 °C. Considerando-se a localização geográfica dessas cidades, o principal fator climático responsável por essa diferença na amplitude térmica é a:
a) altitude
b) latitude
c) longitude
d) pressão atmosférica
e) maritimidade/continentalidade
Letra E
A maritimidade influencia nos climas das regiões litorâneas. Estabelece maior umidade do ar e, com isso, menor amplitude térmica, ou seja, menor variação da temperatura. Isso é resultado do mecanismo das brisas marítimas e continentais.
(FMP 2019) Considere a posição geográfica do continente destacado na imagem abaixo.
As zonas costeiras do continente em destaque na cor escura são afetadas diretamente pela condição natural denominada
a) biodiversidade
b) continentalidade
c) maritimidade
d) efeito de altitude
e) efeito estufa
Letra C
A Oceania está destacada no mapa. A maritimidade é um fator que influencia diretamente nos climas da maior parte dos territórios que compõem esse continente por se tratarem de ilhas, em sua maioria.
O clima de um local é o resultado da interação de vários fatores, conhecidos como fatores de influência dos climas. O fator que se caracteriza pela influência em função da proximidade do local a amplas porções de água, como grandes rios, mares e oceano, é:
a) continentalidade.
b) altitude.
c) latitude.
d) maritimidade.
e) amplitude térmica.
Letra D
A maritimidade, termo que define a proximidade de um local em relação às grandes porções de água, é um fator de influência dos climas. Atua diretamente na umidade do ar e na amplitude térmica.
“É a distância de um determinado local em relação às grandes porções de água, como mares e oceanos.”
O enunciado faz menção a qual fator de influência do clima?
a) Latitude.
b) Altitude.
c) Continentalidade.
d) Maritimidade.
e) Massas de ar.
Letra C
A continentalidade é o efeito da distância em relação às grandes porções de água no que se refere ao clima. Esse distanciamento reduz a umidade do ar e aumenta a amplitude térmica, ou seja, a variação da temperatura.
A maritimidade é um fator de influência do clima. Sua atuação pode ser verificada diretamente em qual elemento do clima?
a) Temperatura.
b) Massa de ar.
c) Altitude.
d) Umidade do ar.
e) Latitude.
Letra D
A umidade do ar, elemento do clima, é diretamente influenciada pela maritimidade. Em regiões de maritimidade, a umidade do ar é sempre elevada, enquanto nas áreas de continentalidade (distantes das grandes porções de água) a umidade do ar é baixa.
As regiões próximas às vastas porções de água, como grandes rios, mares e oceanos, sofrem o efeito direto da maritimidade. Um dos efeitos mais perceptíveis nesse sentido é verificado na amplitude térmica, ou seja, na variação da temperatura, que é menor nas áreas de maritimidade.
Assinale o fator que justifica a baixa amplitude térmica nas regiões de maritimidade.
a) Umidade do ar.
b) Pressão atmosférica.
c) Altitude.
d) Temperatura.
e) Massas de ar.
Letra A
A umidade do ar é elevada nas regiões sujeitas à maritimidade. Esse fator influencia diretamente na variação das temperaturas, ou seja, na amplitude térmica, que tende a ser menor nas regiões onde a maritimidade existe.
A continentalidade é o efeito da distância do local em relação às grandes porções de água. Nos ambientes onde a continentalidade existe, os climas tendem a se caracterizar por:
a) elevadas temperaturas.
b) baixas temperaturas.
c) elevada umidade do ar.
d) baixa amplitude térmica.
e) baixa umidade do ar.
Letra E
A distância de uma região em relação às grandes porções de água influencia diretamente na umidade do ar, que é baixa. Essa é a influência da continentalidade no clima de uma localidade.
Os ventos tendem a ser mais frequentes em regiões onde a maritimidade ocorre. Os ventos brandos que se caracterizam por soprar do mar em direção à terra durante o dia, em função da diferença de aquecimento das superfícies continentais e dos oceanos, são chamados de:
a) alísios.
b) contra-alísios.
c) brisas continentais.
d) brisas marítimas.
e) ventos de montanha.
Letra D
O enunciado descreve o mecanismo das brisas marítimas, ventos constantes nas regiões onde a maritimidade predomina. São ventos que sopram do mar para o continente durante o dia, pois nesse período o continente aquece de forma mais rápida do que o oceano. Uma área de baixa pressão se forma no continente, atraindo o ar da região oceânica.
Observe os dados de previsão do tempo para o dia 6 de outubro de 2022 para as cidades de Recife (PE) e Cuiabá (MT):
Recife:
Temperatura máxima: 28 °C
Temperatura mínima: 24 °C
Amplitude térmica para o dia: 4 °C
Cuiabá:
Temperatura máxima: 37 °C
Temperatura mínima: 24 °C
Amplitude térmica para o dia: 13 °C
Percebe-se que as duas cidades brasileiras possuem elevadas temperaturas, elemento comum no território brasileiro. A grande diferença entre elas, segundo os dados de previsão do tempo, é a amplitude térmica diária.
O fator que justifica a maior amplitude térmica diária na capital mato-grossense é:
a) continentalidade.
b) relevo.
c) latitude.
d) altitude.
e) vegetação.
Letra A
A capital do Mato Grosso, diferentemente da capital pernambucana, sofre o efeito da continentalidade, pois está localizada a grande distância de volumosas porções de água (grandes rios e oceano). Nesse contexto, a temperatura varia mais, em função da baixa umidade do ar.
Observe os dados revelados pelo serviço de previsão do tempo para a cidade de Goiânia, capital do estado de Goiás:
-
Temperatura máxima: 34 °C
-
Temperatura mínima: 20 °C
Os dados revelam que a capital goiana apresentou uma variação de temperatura para o dia de 14 °C. Essa diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima de um local é o que se entende por amplitude térmica.
Qual fator é responsável pela elevada amplitude térmica de Goiânia?
a) Relevo.
b) Latitude.
c) Maritimidade.
d) Altitude.
e) Continentalidade.
Letra E
A variação elevada nas temperaturas de Goiânia é resultado da influência da continentalidade. Afastada de grandes porções de água, a capital do estado de Goiás tende a apresentar baixa umidade do ar e, com isso, grande amplitude térmica.