Exercícios sobre mundialização
É o processo histórico e socioeconômico de integração dos diferentes espaços mundiais por meio de elementos econômicos e culturais.
A descrição faz referência a qual processo?
a) Revolução Industrial
b) Fragmentação da produção
c) Expansão da produção
d) Mundialização
e) Neoliberalismo
Letra D
O enunciado descreve a mundialização, que representa a integração dos espaços em função de elementos econômicos e culturais.
A mundialização é um processo que se caracteriza pela integração dos espaços no mundo. A seguir, estão listados fatores que contribuíram para essa integração, exceto um. Marque-o.
a) Evolução tecnológica das comunicações
b) Evolução dos meios de transportes
c) Expansão do capitalismo em escala global
d) Crescimento das empresas multinacionais
e) Valorização das culturas locais
Letra E
A cultura global, símbolo da mundialização, é resultado do processo de expansão das informações e do capitalismo no mundo. As culturas locais, para não serem excluídas, precisam buscar, diariamente, formas de sobrevivência na mundialização.
Leia as definições:
I. Difusão cultural e de consumo em escala global, promovendo intenso processo de integração dos espaços no mundo.
II. Integração econômica e política dos países promovida pela expansão do sistema capitalista para esfera global.
As definições são referentes aos processos:
a) I. Globalização/II. Mundialização
b) I. Mundialização/II. Globalização
c) I. Fragmentação/II. Globalização
d) I. Globalização/II. Internacionalização
e) I. Mundialização/II. Fragmentação
Letra B
A mundialização é o processo de integração dos espaços, enquanto a globalização é o processo de integração da política e da economia em escala planetária.
Embora tenha seu processo acelerado ao longo do século XX, em função dos avanços tecnológicos provenientes da Terceira Revolução Industrial, a mundialização teve seu início marcado:
a) pelas Grandes Navegações europeias do século XV.
b) pela Revolução Francesa.
c) pela Primeira Revolução Industrial.
d) pela descolonização dos países americanos.
e) pela Primeira Guerra Mundial.
Letra A
As Grandes Navegações, do século XV, marcaram o início da mundialização ao permitirem a expansão do sistema capitalista para além da Europa e a internacionalização da cultura europeia pelo mundo.
São vantagens da mundialização, exceto:
a) maior circulação de pessoas pelo mundo.
b) globalização da cultura.
c) estabelecimento do mundo bipolar.
d) integração pelos meios avançados de comunicação.
e) maior circulação de mercadorias pelo espaço terrestre.
Letra C
O mundo bipolar é dividido em dois polos de poder. Durante a Guerra Fria (1945-1991), foi a vez da configuração planetária com o bloco capitalista e o bloco socialista.
A integração produzida pela mundialização é benéfica para a expansão das relações capitalistas em geral, mas possui aspectos negativos ligados à economia mundial.
Um desses aspectos pode ser verificado:
a) no aprofundamento das desigualdades socieconômicas entre as pessoas.
b) nas dificuldades na produção industrial nos países subdesenvolvidos.
c) na homogeneização cultural.
d) na redução da produção agrícola nos países desenvolvidos.
e) no enfraquecimento das relações capitalistas, especialmente nas nações periféricas.
Letra A
Ao mesmo tempo que a riqueza aumenta no mundo, percebe-se o aprofundamento das desigualdades socieconômicas entre pessoas em função da mundialização, que não produz a total integralidade dos espaços. As distâncias econômicas tornam-se maiores e mais difíceis de ser eliminadas, pois a concentração de renda é uma realidade do mundo moderno.
Em relação à problemática ambiental, pode-se observar que a mundialização:
a) promove redução dos problemas ambientais de ordem global.
b) permite que os problemas ambientais aumentem exclusivamente nos espaços urbanos.
c) aumenta os problemas ambientais em função do aumento da produção industrial e geração de resíduos.
d) reduz a questão ambiental ligada à atmosfera por acelerar o processo de substituição das fontes de energia poluentes.
e) contribui para a disseminação de práticas sustentáveis no mundo em função da mudança nos padrões produtivos.
Letra C
A mundialização — processo de integração dos países por meio das redes — permite a elevação dos impactos ambientais em virtude do modelo de desenvolvimento econômico desenvolvido com base na produção e no consumo de mercadorias em escala planetária e crescente.
(Acafe 2021) A respeito da mundialização do modo de produção capitalista, com destaque para eventos que ocorreram, sobretudo após a segunda metade do século XX, e considerando seus componentes geográficos, assinale a alternativa correta.
a) A evolução tecnológica no capitalismo da chamada terceira revolução industrial tornou a necessidade de mão de obra cada vez maior nas indústrias, o que explica a grande expansão das multinacionais pelo mundo a partir da década de 1970. O avanço tecnológico contribuiu com a evolução da produção em escala mundial, mas não do consumo em escala mundial.
b) A produção capitalista internacional, no século XX, derivou da incorporação da mão de obra apenas dos países desenvolvidos e industrializados em uma estrutura produtiva empresarial mundialmente integrada. A maior parte da força de trabalho empregada pelas multinacionais permanece dentro de seus países de origem.
c) O desenvolvimento do capitalismo, após a Segunda Guerra Mundial, deve ser entendido como processo de consolidação dos oligopólios internacionais que deu origem às empresas multinacionais, sejam elas cartéis, trustes ou monopólios industriais e/ou financeiros.
d) A criação da ONU (Organização das Nações Unidas), do Banco Mundial, do FMI (Fundo Monetário Internacional), entre outros, por suas características de regulamentação das relações de trabalho, das relações políticas entre os países e da imposição de legislações dentro do mundo capitalista, acabaram, em conjunto, dificultando as expansões das empresas multinacionais.
Letra C
O sistema financeiro tornou-se hegemônico no mundo no final do século XIX e permitiu a formação dos oligopólios, que deram origem às empresas transnacionais. A expansão dessas empresas pelo espaço geográfico mundial possibilitou a internacionalização da produção industrial, e elas são os maiores símbolos da mundialização da economia.
(Unesp) O processo de mundialização do sistema capitalista sempre esteve apoiado na difusão de políticas econômicas e na constituição de determinadas lógicas geopolíticas e geoeconômicas de organização do espaço mundial. Constituem-se em política econômica e em lógica capitalista de ordenamento do espaço mundial no período atual:
a) o keynesianismo e o colonialismo.
b) o desenvolvimentismo e o neocolonialismo.
c) o neoliberalismo e a globalização.
d) o mercantilismo e a descolonização.
e) o liberalismo e o imperialismo.
Letra C
No espaço da mundialização, a participação dos Estados na economia é mínima. Trata-se do neoliberalismo, a doutrina econômica do capitalismo mundial atual.
(IFBA) “Embora tenha suas origens mais imediatas na expansão econômica ocorrida após a segunda guerra e na revolução técnico científica ou informacional, a globalização é a continuidade do longo processo histórico de mundialização capitalista.”
(MOREIRA, João Carlos e SENE, Eustáquio de. Geografia para o ensino médio: Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2002. p. 03)
Com relação ao desenvolvimento do capitalismo, sua mundialização e globalização, é possível afirmar que:
a) Os tigres asiáticos começaram a se constituir como potências econômicas a partir da aplicação da política de bem-estar social e do taylorismo/fordismo como elementos dinamizadores de suas economias.
b) A constituição do MERCOSUL foi uma resposta político-econômica dos países da América Latina à perspectiva de constituição do NAFTA, uma vez que suas economias apresentam elevado grau de complementaridade e integração entre os setores primário, secundário e terciário.
c) A chamada terceira revolução científica e tecnológica vem contribuindo intensamente com a integração entre os mercados, uma vez que possibilita maior grau de flexibilidade aos capitais internacionais, inclusive na perspectiva de substituição do dinheiro de papel pelo dinheiro de plástico e virtual em tempo real.
d) Com a crise da economia americana, o valor das commodities agrícolas tem baixado seguidamente, contribuindo para atenuar a fome no Chifre da África.
e) A crise que assola a economia mundo tem contribuído para alterar e inverter as relações entre os países na divisão internacional do trabalho, pois até a China passou a ser credora dos EUA.
Letra C
A alternativa descreve o processo de globalização econômica, que se sustenta por meio do desenvolvimento tecnológico proveniente da Revolução Técnico-Científica ou Terceira Revolução Industrial.
(Integrado – Medicina 2021) A mundialização da economia capitalista gerou a segmentação do espaço econômico mundial. Esta característica geográfica se expressa no final do século XX na formação de blocos econômicos em todo o mundo. Sobre essa questão, julgue as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
a) Os países latino-americanos foram diretamente afetados por esse processo econômico, criando assim o Mercosul, onde todos os países latinos das Américas fazem parte desse acordo.
b) Os Tigres Asiáticos (formado por China, Japão, Coreia do Sul e Laos) são um dos blocos econômicos mais avançados e expressivos no mundo, devido a sua agressividade no mercado mundial.
c) O Tratado de Livre Comércio da América do Norte, ou NAFTA, visa melhorar as relações econômicas e políticas entre seus países-membros, no caso, Estados Unidos, Canadá e Cuba.
d) A Comunidade Econômica Europeia, posteriormente União Europeia, constitui-se no exemplo mais avançado desse processo de formação e unificação econômica.
e) A Associação de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico busca alinhar os acordos entre países da União Europeia e do Mercosul em um único e imenso bloco econômico.
Letra D
A mundialização possui como uma das principais características a formação de blocos econômicos. A União Europeia é o bloco econômico mais avançado do mundo e funciona como exemplo para as demais organizações de países.