Exercícios sobre os Blocos Econômicos
A formação de Blocos Econômicos se tornou essencial para o fortalecimento e expansão econômica no mundo globalizado. Quais os principais objetivos da formação desses blocos?
A formação dos blocos econômicos tem como principal objetivo estabelecer condições para dinamizar e intensificar a economia num mundo globalizado. Essas organizações realizam a redução e/ou eliminação das barreiras fiscais, impostos de importação e exportação entre os países integrantes do bloco. Esses acordos são formalizados por meio da Organização Mundial do Comércio (OMC).
Existem vários blocos econômicos, alguns deles reúnem somente países de um mesmo continente e outros, numa tentativa de maximizar as relações comercias globais, são integrados por nações de várias partes do planeta. São exemplos de blocos econômicos, exceto:
a) União Europeia
b) Mercosul
c) Nafta
d) BRIC
e) Apec
Alternativa correta: “d”, pois:
a) A União Europeia é um bloco econômico formado por nações da Europa. Atualmente, a União Europeia está no estágio mais avançado de um bloco econômico, pois adota uma moeda única entre os membros e possibilita a livre circulação de capitais, serviços e pessoas no interior do bloco.
b) O Mercado Comum do Sul (Mercosul) é um bloco econômico sul-americano formado pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
c) O Nafta (Acordo de Livre Comércio da América do Norte) é um bloco econômico composto pelos três países norte-americanos (México, Estados Unidos e Canadá).
d) O BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) não consiste em um bloco econômico, e sim numa associação comercial. Esse termo (BRIC) é uma referência aos quatro países que, segundo o economista Jim O’Nill, serão as maiores potências econômicas até 2050.
e) A Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (Apec) é um bloco econômico formado por nações de diferentes continentes. A Apec, atualmente, é o bloco econômico mais dinâmico do planeta.
Os blocos econômicos podem se diferenciar conforme os acordos estabelecidos pelos países integrantes, podendo ser Zona de livre comércio, União aduaneira, Mercado comum, União econômica e monetária. Nesse sentido, marque (V) para as características verdadeiras das vertentes dos blocos econômicos e (F) para as falsas.
a) Na União aduaneira é permitida a livre circulação de pessoas entre os países membros, como por exemplo, na União Europeia.
b) A União econômica e monetária consiste no estágio mais avançado dos blocos econômicos, se caracterizando pela eliminação das tarifas alfandegárias, livre circulação de capitais, serviços e pessoas, além da utilização de uma moeda única.
c) A Zona de livre comércio é o tipo de bloco mais restrito, estabelecendo somente a redução e/ou eliminação das barreiras fiscais. Exemplo: Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA).
d) O Mercado comum se caracteriza pela redução e/ou eliminação das barreiras alfandegárias, além de possibilitar a livre circulação de pessoas e capitais. Não é utilizada a moeda única entre os países integrantes.
e) A União econômica e monetária se limita à redução de barreiras fiscais, não permitindo a livre circulação de capitais.
a) Falso – A União aduaneira é um tipo de bloco econômico onde é estabelecida a redução e/ou eliminação das tarifas comerciais, além de regulamentar o comércio do bloco com nações que não integram o bloco econômico. Não é permitida a livre circulação de pessoas entre os países membros. A União Europeia está em um estágio mais avançado que o oferecido pela União aduaneira.
b) Verdadeiro – A União econômica e monetária é, atualmente, o estágio máximo que os blocos econômicos podem oferecer. Entre as principais características estão: utilização da moeda única, livre circulação de pessoas, serviços e capitais. Exemplo: União Europeia.
c) Verdadeiro: Na Zona de livre comércio só é estabelecido entre os países integrantes a redução e/ou eliminação das tarifas alfandegárias, não sendo permitido a livre circulação de pessoas. O Nafta é um exemplo desse tipo de bloco econômico.
d) Verdadeiro – No mercado comum, os países membros estabelecem acordos que permitem a redução e/ou eliminação das tarifas, a livre circulação de capitais, serviços e pessoas. Não é utilizada a moeda única entre as nações do bloco.
e) Falso – A União econômica e monetária é um tipo de bloco econômico que estabelece a redução e/ou eliminação das tarifas comercias, a livre circulação de pessoas e capitais e a adoção da moeda única.
O mapa a seguir apresenta quatro países sul-americanos destacados, essas nações compõem um bloco econômico, que é:
a) Nafta
b) Caricom
c) Mercosul
d) Alca
e) Comunidade Andina
a) Falso – O Nafta (Acordo de Livre Comércio da América do Norte) é um bloco econômico composto pelos Estados Unidos, Canadá e México, sendo, portanto, formado por países da América do Norte.
b) Falso – O Mercado Comum e Comunidade do Caribe (Caricom) tem como integrantes países da América Central.
c) Verdadeiro – O mapa corresponde aos países do Mercado Comum do Sul (Mercosul), esse bloco econômico é formado por quatro países da América do Sul: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
d) Falso – A Área de Livre Comércio das Américas (Alca) visa estabelecer uma zona de livre comércio entre as nações do continente americano.
e) Falso – A Comunidade Andina também é um bloco econômico formado exclusivamente por nações sul-americanas, no entanto, não são as representadas no mapa. Esse bloco é formado pela Colômbia, Equador, Bolívia e Peru.