Exercícios sobre países-membros do Nafta

Com os exercícios propostos a seguir, você pode avaliar seus conhecimentos sobre o bloco econômico Nafta, surgido em 1994, em uma zona de livre comércio. Publicado por: Rafaela Sousa
Questão 1

(UFAL) Em 1º de janeiro de 1994, o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta) entrou em vigor. O Nafta criou uma das maiores zonas de comércio livre do mundo, que agora liga 450 milhões de pessoas que produzem 17 trilhões de dólares em bens e serviços. O comércio entre os países do Nafta vem crescendo desde que o acordo entrou em vigor.

Disponível em: http://www.ustr.gov.

O Nafta tornou-se um dos mais importantes blocos econômicos do mundo, apesar de fazer parte dele apenas:
a) EUA, Canadá, Venezuela e Brasil

b) EUA, Canadá e Inglaterra

c) EUA, Canadá, Brasil e Argentina

d) EUA, Canadá e México

e) EUA, Canadá, México e Brasil

Ver resposta
Resposta

LETRA D

O Nafta é um bloco econômico que envolve três países da América do Norte: Estados Unidos, Canadá e México.

Questão 2

(Fatec 2000) O Nafta (North American Free Trade Agreement) corresponde a um acordo que, entre outras atribuições,

a) prevê a abolição progressiva das tarifas alfandegárias e a criação de um mercado comum entre Estados Unidos, Canadá e México.

b) consolida a integração do bloco comercial do Atlântico Norte, ao reunir Canadá e EUA, parceiros muito semelhantes em termos políticos, econômicos e demográficos.

c) torna legal a livre circulação de mercadorias e cidadãos mexicanos para os EUA, solucionando questões imigratórias das últimas décadas entre esses países.

d) realiza investimentos industriais em diferentes áreas do México, contribuindo para a redução dos profundos contrastes regionais desse país, cuja única riqueza é a disponibilidade de mão de obra.

e) tem como meta restabelecer o fluxo comercial dos EUA com a América Latina, interrompido pelas exigências e taxações feitas aos produtos alimentícios.

Ver resposta
Resposta

LETRA A

O Nafta é um bloco econômico em uma zona de livre comércio na qual há circulação facilitada de mercadorias, não há Tarifa Externa Comum e nem livre circulação de pessoas. O bloco prevê a abolição progressiva das tarifas e a criação de um mercado comum entre os países participantes.

Questão 3

Relacione os países à sua respectiva participação no Nafta:

(1) Canadá

(2) México

(3) Estados Unidos

( ) É a principal economia do bloco, gerando uma relação de dependência com os países vizinhos. Um de seus objetivos é aumentar suas exportações.

( ) Importa produtos tecnológicos de ponta de alto custo e exporta matérias-primas de baixo custo, gerando um saldo negativo para o comércio.

( ) É considerado um país desenvolvido do ponto de vista econômico e social. Sua participação objetiva ampliar o mercado com um dos países participantes.

Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta:

a) 1,2,3

b) 3,2,1

c) 3,1,2

d) 2,1,3

Ver resposta
Resposta

LETRA B

Questão 4

A respeito do bloco econômico Nafta, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas:

I.( ) São características desse bloco econômico: Tarifa Externa Comum e livre circulação de pessoas.

II.( ) Cerca de 80% de tudo que o Canadá exporta vai para os Estados Unidos, com destaque para matérias-primas.

III.( ) Mais de 70% das exportações e quase 60% das importações mexicanas são realizadas com os Estados Unidos.

São verdadeiras,

a) I, II e III

b) I, II

c) II, III

d) I e III

Ver resposta
Resposta

LETRA C

I. Falsa: Tarifa Externa Comum e livre circulação de pessoas não são características desse bloco econômico. Desde 1994, os Estados Unidos constroem um muro de alta segurança entre seu território e o México, o que não impede a entrada de milhares de mexicano em busca de empregos e renda.

II. Verdadeira

III. Verdadeira