Topo
pesquisar

Exercícios sobre pré-sal

Exercícios de Geografia

Responda aos exercícios propostos a seguir e avalie seus conhecimentos sobre o pré-sal, área de reserva petrolífera localizada abaixo de uma espessa camada de sal. Publicado por: Rafaela Sousa
questão 1

(UFJF - 2009). Leia a notícia a seguir:

A chamada camada pré-sal é uma faixa que se estende ao longo de 800 quilômetros entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina, abaixo do leito do mar, e engloba três bacias sedimentares (Espírito Santo, Campos e Santos). O recurso natural encontrado nessa área está a profundidades que superam os 7 mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal que, segundo geólogos, conservam a qualidade desse recurso. Vários campos já foram descobertos no pré-sal, entre eles o de Tupi, o principal. Há também os nomeados: Guará, Bem-Te-Vi, Carioca, Júpiter e Iara, entre outros. Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u440468.shtml. Acesso em 24/01/2009. Adaptado

A notícia refere-se a qual recurso natural?

a) Bauxita

b) Carvão

c) Petróleo

d) Salitre

e) Urânio

questão 2

(UEMG – 2009) A chamada camada pré-sal é uma faixa que se estende por cerca de 800 quilômetros abaixo do leito do mar, entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina, e engloba três bacias (Espírito Santo, Campos e Santos). O petróleo localizado nesta área encontra-se em profundidades que superam os mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal que, segundo os geólogos, conservam a qualidade do produto. Trecho Adaptado- Folha Online – 10/08/2008.

Sabe-se que a formação do petróleo ocorre por meio da alteração de matéria orgânica vegetal ou animal, de origem oceânica, retida no subsolo. Baseando-se nessas informações, é CORRETO afirmar que a área propícia à produção do petróleo localiza-se:

a) nos subsolos oceânicos, em áreas de bacias sedimentares.

b) nos terrenos cristalinos, em locais que estiveram cobertos por mares.

c) nos subsolos oceânicos, em áreas de terrenos cristalinos da era Mesozoica.

d) nos terrenos sedimentares, em subsolos oceânicos da era Pré-Cambriana.

questão 3

(UEPB) A mídia nacional destacou com muita evidência a descoberta de reservas petrolíferas nas rochas da camada pré-sal. As proposições abaixo tratam de características dessas reservas petrolíferas. Analise-as e identifique a resposta correta.

I - Nas rochas da camada pré-sal existentes no mundo, a primeira descoberta de reserva petrolífera ocorreu no litoral atlântico brasileiro. A camada pré-sal é um grande reservatório de petróleo e gás natural localizado nas bacias de Santos, Campos e Espírito Santo (região litorânea entre os estados de Espírito Santo e Santa Catarina).

II - Segundo o Governo Federal, a exploração de petróleo nessas áreas vai proporcionar segurança energética para o Brasil e, com isso, “blindar” o país contra eventuais crises mundiais de energia.

III - A abundância do petróleo na camada do pré-sal vai contribuir para aumentar a importância econômica e um destaque na geopolítica do Brasil no espaço mundial. Ao mesmo tempo, vai gerar empregos e agregar valores à produção por meio de exportação.

Está(ão) correta(s)

a) Apenas a proposição III.

b) Apenas as proposições I e II.

c) Apenas as proposições I e III.

d) Apenas a proposição I.

e) Todas as proposições.

questão 4

Sobre o pré-sal, uma das mais importantes descobertas na última década, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) Apesar da descoberta do pré-sal, a produção diária de petróleo no Brasil ainda é lenta e produz poucos barris diários.

( ) O custo médio de extração do petróleo no pré-sal vem reduzindo-se ao longo dos últimos anos.

( ) O Projeto de Lei 8.939/2017 aprovou na Câmara a autorização para que a Petrobras venda até 70% de seus direitos de exploração, contrariando os esforços para proteger o pré-sal.

Assinale a alternativa correta:

a) VFF

b)VFV

c) FVF

d) FVV

questão 5

O pré-sal na área da Bacia de Santos tem produzido petróleo acima da média. Dos dez poços de maior produção, nove encontram-se nessa área. O mais produtivo deles encontra-se em qual campo?

a) Mero

b) Lula

c) Merluza

d) Lagosta

 

respostas
Questão 1

LETRA C

A notícia refere-se ao petróleo, recurso encontrado na camada conhecida como pré-sal. O pré-sal é uma grande reserva petrolífera que se encontra sob uma profunda camada de rocha salina.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA A

O petróleo do pré-sal é encontrado entre os estados do Espírito Santo e Santa Catarina engloba três bacias sedimentares: Campos, Santos e Espírito Santo e encontra-se no subsolo oceânico.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA E

Todas as alternativas estão corretas. A reserva do pré-sal, que se estende no litoral do Brasil, é uma das maiores descobertas em todo o mundo. Compreende uma faixa entre os estados do Espírito Santo e Santa Catarina. A grande disponibilidade de petróleo nessa região mudou o cenário brasileiro, colocando o Brasil numa posição estratégica frente à demanda de energia no mundo.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA D

FALSA – A produção diária de petróleo no Brasil passou de 41 mil barris por dia em 2010 para 1 milhão de barris diários em 2016.

VERDADEIRA – As inovações tecnológicas associadas à experiência ao longo dos anos têm diminuído os custos da extração do petróleo.

VERDADEIRA – Há a possibilidade da petrolífera brasileira passar para grandes empresas o direito de explorar até 3,5 bilhões de barris de petróleo.

 

Voltar a questão
Questão 5

LETRA B

 

O mais produtivo campo de petróleo encontrado na Bacia de Santos é o campo Lula, com vazão média de 36 mil barris de petróleo por dia.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola