Exercícios sobre Questão Palestina

Esta lista de exercícios sobre Questão Palestina te auxiliará a testar os seus conhecimentos sobre um dos principais conflitos da geopolítica do Oriente Médio. Publicado por: Paloma Guitarrara
Questão 1

(Unicamp)

No dia 7 de outubro de 2023, o grupo palestino Hamas lançou um ataque surpresa a Israel, matando 1,2 mil israelenses e estrangeiros. A maioria das vítimas era de civis e 251 pessoas foram mantidas como reféns. Israel reagiu com uma ofensiva militar que já matou mais de 38.000 palestinos, incluindo homens, mulheres e crianças.

(Adaptado de BBC News Brasil. Disponível em https://www.bbc.com/portuguese/articles/ c4ng6ypvr4yo. Acesso em 26/09/2024.)

Assinale a alternativa que indica a região em que a guerra está acontecendo e o principal motivo dos conflitos armados.

A) Ásia menor por causa da disputa pelas águas do rio Jordão.

B) Europa central por causa da disputa pelas Colinas de Golã.

C) Oriente médio por causa da disputa pela Faixa de Gaza.

D) África Subsaariana por causa da disputa pelo Sahel.

Ver resposta
Resposta

Alternativa C.

O conflito em curso entre Israel e o Hamas acontece no Oriente Médio, e seu motivo principal é a disputa pela região da Faixa de Gaza, um território que foi designado para a Palestina na década de 1940.

Questão 2

(Uece) O Conflito Israel-Hamas fez revigorar a discussão do aspecto expansionista territorial israelense no que suas lideranças políticas, militares e religiosas mais ortodoxas reivindicam ser seu o direito à autodeterminação em seu solo pátrio, razão pela qual defendem a colonização de áreas até então ocupadas desde longa data pelos palestinos. O movimento que tem tais conotações territorialmente expansionistas é denominado de:

A) semitismo.

B) assimilação.

C) sionismo.

D) judaísmo.

Ver resposta
Resposta

Alternativa C.

O movimento sionista, também chamado de sionismo, surgiu no final do século XIX e ganhou forças no contexto da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Seu principal objetivo era o estabelecimento de um Estado judaico na região da Palestina.

Questão 3

(Encceja)

A chamada Questão Palestina tem se constituído no mais persistente foco de tensão no Oriente Médio. Ela se refere à luta de dois povos, o judeu e o árabe-palestino, pela posse de uma área sobre a qual ambos julgam ter direitos históricos ou adquiridos. Por estar localizada numa espécie de encruzilhada entre as civilizações árabe-islâmica e ocidental, a região passou por vários domínios.

OLIC, N. B.; CANEPA, B. Oriente Médio e a Questão Palestina. São Paulo: Moderna, 2003 (adaptado).

A motivação central do conflito entre esses dois povos, a partir do século XX, é a:

A) rivalidade étnica.

B) diferença cultural.

C) disputa territorial.

D) intolerância religiosa.

Ver resposta
Resposta

Alternativa C.

A principal motivação para o longo conflito travado entre israelenses e árabes é a disputa pelo território da Palestina. Ressalta-se que essas disputas apresentam, também, questões religiosas e políticas de fundo.

Questão 4

(UFU) O atual conflito entre Israel e o Grupo Hamas está relacionado a uma antiga disputa territorial. A esse respeito, considere a representação cartográfica abaixo.

Mapa mostrando a região de Israel e da Palestina desde 1947 em exercício da UFU sobre Questão Palestina.

Considerando os conflitos territoriais entre Israel e Palestina da década de 1940 até os dias atuais, assinale a alternativa INCORRETA.

A) A expansão do território israelense em detrimento das terras palestinas foi realizada mediante conflitos armados e, principalmente, a partir de acordos entre ambos, como a Faixa de Gaza, que foi reivindicada pela Palestina e concedida pacificamente por Israel.

B) O Estado de Israel, desde a sua criação em 1947, vem paulatinamente, por meio de seu poderio militar e econômico, ocupando territórios dos palestinos, forçando-os a se concentrarem, atualmente, em partes desconexas da Cisjordânia e na Faixa de Gaza.

C) Antes da criação do Estado de Israel na década de 1940, as ocupações judaicas no atual território israelense eram restritas e relativamente dispersas. O impulsionamento ocupacional por parte de judeus ocorreu após a criação do Estado de Israel, em 1947.

D) Atualmente, a maior parte dos palestinos vivem na Cisjordânia, localizada a leste do território israelense; enquanto a minoria habita a Faixa de Gaza, situada em uma estreita área na costa oriental do Mar Mediterrâneo.

Ver resposta
Resposta

Alternativa A.

Essa alternativa está incorreta por mencionar a realização de acordos entre a Palestina e Israel para a partilha e distribuição pacífica dos territórios da região. A única tentativa de selar um acordo de paz entre ambos se deu na década de 1990, mas não perdurou.

Questão 5

(Urca) Marque a alternativa ERRADA sobre a Questão Palestina:

A) A partir da criação do Estado de Israel, houve emigração forçada e dispersão dos palestinos pelos países do Oriente Médio.

B) A geopolítica da água desempenha papel importante no conflito palestino, uma vez que o território israelense abriga aquífero pouco volumoso e depende, assim, de abastecimento hídrico a partir de áreas sob poder palestino na Cisjordânia/Jordânia.

C) O controle da Faixa de Gaza foi transferido para a Autoridade Nacional Palestina em 2005, porém o governo israelense vem, constantemente, aumentando sua presença na área através da construção de assentamentos judaicos na Cisjordânia.

D) Os movimentos e organizações político-partidárias em defesa de um Estado Palestino (como a OLP) surgiram junto com a criação do Estado de Israel em 1947.

E) Todas as respostas anteriores.

Ver resposta
Resposta

Alternativa D.

Essa alternativa é incorreta por indicar que a Organização pela Libertação da Palestina (OLP) e outros movimentos surgiram em concomitância com a criação do Estado de Israel. Na realidade, a OLP surgiu quase duas décadas mais tarde, em 1964. Três anos depois, foi criada a Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP).

Questão 6

(Enem)

Palestinos se agruparam em frente a aparelhos de televisão e telas montadas ao ar livre em Ramalah, na Cisjordânia, para acompanhar o voto da resolução que pedia o reconhecimento da chamada Palestina como um Estado observador não-membro da Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo era esperar pelo nascimento, ao menos formal, de um Estado palestino. Depois da aprovação da resolução, centenas de pessoas foram à praça da cidade com bandeiras palestinas, soltaram fogos de artifício, fizeram buzinaços e dançaram pelas ruas. Aprovada com 138 votos dos 193 da Assembleia Geral, a resolução eleva o status do Estado palestino perante a organização.

Palestinos comemoram elevação de status na ONU com bandeiras e fogos. Disponível em: http://folha.com. Acesso em: 4 dez. 2012 (adaptado).

A mencionada resolução da ONU referendou o(a):

A) delimitação institucional das fronteiras territoriais.

B) aumento da qualidade de vida da população local.

C) implementação do tratado de paz com os israelenses.

D) apoio da comunidade internacional à demanda nacional.

E) equiparação da condição política com a dos demais países.

Ver resposta
Resposta

Alternativa D.

A resolução da ONU (Organização das Nações Unidas) referendou um amplo apoio da comunidade internacional a uma antiga demanda nacional da população palestina, que é a do seu reconhecimento enquanto um Estado.

Questão 7

(Enem PPL)

Mapa da região da Palestina em exercício do Enem PPL sobre Questão Palestina.

As imagens representam fases de um conflito geopolítico no qual as forças envolvidas buscam:

A) garantir a posse territorial.

B) promover a conversão religiosa.

C) explorar as reservas petrolíferas.

D) controlar os sítios arqueológicos.

E) monopolizar o comércio marítimo.

Ver resposta
Resposta

Alternativa A.

As imagens representam diferentes fases da chamada Questão Palestina, conflito entre árabes e israelenses que buscam garantir a posse do território da Palestina na região do Oriente Médio.

Questão 8

(IFRS) Os conflitos geopolíticos pelo domínio do território na região da Palestina entre árabes e israelenses é motivo de uma instabilidade política global pela dimensão militar-cultural que tal movimento tomou naquele espaço geográfico. Assim, é CORRETO afirmar sobre as guerras árabe-israelenses:

A) A Organização para a Libertação da Palestina (OLP) nasceu entre os palestinos da diáspora, na década de 1940, logo após a criação do Estado de Israel pela ONU, tornando-se o eixo organizador de um novo nacionalismo.

B) A derrota humilhante na Guerra dos Seis Dias por parte de Israel lançou as sementes de um novo conflito militar. Na década de 1970, na Guerra de Yom Kippur, Israel retoma com sucesso os territórios ocupados pelo Egito e a Síria.

C) As esperanças de reconciliação dos nacionalismos Judaico e Palestino fortaleceu-se na última década do século XX. A nova intifada contribuiu para o combate aos atentados suicidas cometidos pelos grupos radicais islâmicos, bem como a condenação à repressão sangrenta instituída por Israel nos territórios ocupados.

D) A geopolítica da água desempenha papel de destaque no conflito palestino. O platô central da Cisjordânia concentra a maior parte da população palestina da área, que utiliza a água das inúmeras nascentes e poços de lençol subterrâneo. Mas Israel depende do abastecimento de água retirada do Lago Tiberíades e do rio Jordão, cujas nascentes encontram-se nas colinas de Golã e que asseguram o abastecimento de água para o território Israelense.

E) O pan-islamismo encontra-se em decadência pelo fracasso econômico e político que trouxera ao mundo árabe em tempos contemporâneos. A existência de duas forças bem definidas na segunda metade do século XX: uma com Nasser, no Egito, defendendo a unidade muçulmana, e a outra na Arábia Saudita, que agia na defesa da unidade árabe, eram forças que encorajam ações terroristas no presente.

Ver resposta
Resposta

Alternativa D.

O controle dos recursos hídricos é um dos elementos da Questão Palestina, haja vista a escassez de água vivenciada pelos países do Oriente Médio por causa de seus climas semiárido e árido. Existem amplos aquíferos sob a Cisjordânia, território que integra a Palestina, e eles foram alvos de ações do exército israelense na década de 1960 de forma a dominar as principais fontes de água e restringir o acesso palestino a elas. Portanto, a Questão Palestina se desenrola a partir de diferentes frentes, uma delas envolvendo um recurso natural básico para os seres humanos.

Questão 9

Na imagem abaixo, é possível observar um aperto de mãos entre Yasser Arafat, líder da recém-criada Autoridade Nacional da Palestina (à direita), e Yitzhak Rabin, primeiro-ministro de Israel (à esquerda), sob o olhar atento do então presidente dos Estados Unidos Bill Clinton (centro). Ela foi muito difundida nos noticiários de todo o mundo no início da década de 1990, simbolizando um momento que parecia decisivo para se alcançar a paz entre palestinos e israelenses no Oriente Médio.

Líder de Israel e da Palestina apertando as mãos na frente do presidente dos EUA os em exercício sobre Questão Palestina.

Essa foto representa:

A) a assinatura da Declaração de Balfur, designando a criação de um Estado para o povo judeu.

B) os Acordos de Oslo, firmados entre Israel e Palestina com o intermédio dos Estados Unidos.

C) a aprovação de um cessar-fogo entre israelenses e palestinos no contexto da Segunda Intifada.

D) o fim da votação que aprovou o reconhecimento da Palestina como Estado observador não membro no quadro da ONU.

E) a finalização dos acordos de paz que determinaram a criação do Estado da Palestina.

Ver resposta
Resposta

Alternativa B.

A imagem foi capturada em 1993, quando palestinos e israelenses firmaram os Acordos de Oslo em uma tentativa de restabelecer a paz na região. Esses acordos foram intermediados pelos Estados Unidos, e a ocasião ficou marcada pelo estabelecimento da Autoridade Nacional da Palestina, entidade que seria responsável pela administração da Faixa de Gaza e da Cisjordânia. Em 1995, entretanto, o assassinato do primeiro-ministro de Israel foi o estopim para a retomada do conflito na região.

Questão 10

(EsPCEx) O conflito árabe-israelense contribui, inequivocamente, para tornar o Oriente Médio uma das regiões mais instáveis do mundo. Sobre esse importante foco de tensão, é correto afirmar:

I – A guerra do Yom Kippur, em 1967, marcou o ápice da expansão territorial de Israel.

II – A cidade de Jerusalém é sagrada para as três principais religiões monoteístas da atualidade (cristianismo, judaísmo e islamismo), o que é decisivo para gerar instabilidade na região.

III – A geopolítica da água desempenha um papel destacado no conflito, tendo em vista o controle exercido por Israel sobre os principais mananciais da região.

IV – Pelos Acordos de Oslo (1993), a Organização pela Libertação da Palestina (OLP) e o Hamas reconheceram o Estado de Israel, que se comprometeu a devolver os territórios ocupados, nos quais seria criado um Estado Palestino.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

A) I e II

B) I e III

C) II e III

D) II e IV

E) III e IV

Ver resposta
Resposta

Alternativa C.

As únicas afirmativas que apresentam informações corretas são a II e a III. A primeira está incorreta pelo fato de a Guerra do Yom Kippur ter acontecido no ano de 1973, e não em 1967. A afirmativa IV afirma erroneamente que o Hamas reconheceu o Estado de Israel. O grupo não somente não reconhece Israel como um Estado, como também defende o seu fim.

Questão 11

(UPE – Adaptada) Observe a imagem abaixo:

Fotografia da Primeira Intifada em exercício da UPE sobre Questão Palestina.

Há pouco mais de 30 anos, teve início, nos territórios da Faixa de Gaza e da Cisjordânia, o maior levante popular palestino contra a ocupação israelense. Foi um movimento espontâneo palestino, que teve consequências drásticas para toda a região. A imagem acima retrata um momento decisivo desse fato que ficou conhecido como a 1ª Intifada. Sua principal causa sociopolítica foi:

A) o reconhecimento do Estado Palestino pela Jordânia.

B) a ampliação da crise diplomática entre Egito e Israel.

C) a manutenção das relações bilaterais entre Irã e Israel.

D) o crescimento da ocupação judaica nos territórios palestinos.

E) a assinatura do tratado de não proliferação de armas nucleares.

Ver resposta
Resposta

Alternativa D.

A Primeira Intifada, que aconteceu entre 1987 e 1993, foi deflagrada pela população da Palestina por conta do crescimento da ocupação dos israelenses tanto na Faixa de Gaza quanto na Cisjordânia, impondo uma série de restrições ao seu modo de vida e alterando por completo o cotidiano dos palestinos.

Questão 12

(Enem) Escrito durante a Primeira Guerra Mundial, o seguinte trecho faz parte da carta enviada pelo secretário do exterior britânico, Sir Arthur James Balfour, ao banqueiro Lord Rotschild, presidente da Liga Sionista, em 2 de novembro de 1917, a carta ficou conhecida como Declaração Balfour:

“O governo de Sua Majestade vê com aprovação o estabelecimento na Palestina de um lar nacional para o povo judeu, e fará todos os esforços para facilitar tal objetivo. Nada será feito que possa prejudicar os direitos civis e religiosos das comunidades não judaicas na Palestina.”

GATTAZ, A. A Guerra da Palestina. São Paulo: Usina do Livro, 2002 (adaptado).

A análise do resultado do processo em questão revela que o governo inglês foi incapaz de garantir seu objetivo de:

A) promover o bem-estar social.

B) negociar o apoio muçulmano.

C) mediar os conflitos territoriais.

D) estimular a cooperação regional.

E) combater os governos autocráticos.

Ver resposta
Resposta

Alternativa C.

Diferente do previsto na carta, o governo britânico não foi capaz de assegurar os direitos civis e religiosos dos demais povos que viviam na Palestina, com ênfase nos povos árabes, e, portanto, de mediar os conflitos territoriais, o que contribuiu para a instabilidade política e social crescente naquela região.

Leia o artigo