Whatsapp

Exercícios sobre Sistema Solar

Exercícios de Geografia

Esta lista de exercícios testará sua compreensão sobre os principais elementos do Sistema Solar, assim como sobre a composição e os movimentos dos planetas. Publicado por: Mateus Campos
questão 1

Sistema Solar é o termo que designa o conjunto de astros do Universo, como estrelas, cometas, meteoros e planetas. Na atualidade quais são os oito planetas que compõem o Sistema Solar?

A) Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Plutão.

B) Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Ceres e Netuno.

C) Mercúrio, Terra, Lua, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

D) Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Alfa e Netuno.

E) Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

questão 2

A classificação de um corpo celeste em um planeta requer um conjunto de características definidas pelas reuniões da Assembleia Geral da União Astronômica Internacional, que ocorre periodicamente. Qual alternativa indica uma característica necessária para a definição de um planeta do Sistema Solar?

A) Definição de uma órbita ao redor do Sol.

B) Existência de uma ou mais luas.

C) Iluminação interna e externa própria.

D) Composição terrestre de origem gasosa.

E) Inexistência de vida biológica.

questão 3

Os planetas do Sistema Solar podem ser classificados conforme a sua composição. Com base nessa classificação, pode-se afirmar que são planetas rochosos:

A) Terra, Marte, Urano e Netuno.

B) Terra, Marte, Saturno e Plutão.

C) Vênus, Marte, Saturno e Urano.

D) Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.

E) Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

questão 4

___________________ é o planeta mais próximo do Sol. Esse planeta é capaz de refletir cerca de 12% da luz solar, sendo um dos astros mais brilhantes vistos da Terra. Encontra-se a cerca de 57.910.000 km do Sol. Sua superfície é repleta de crateras, enquanto seu núcleo é rico em ferro, e a espécie de atmosfera existente no planeta é composta, em sua maioria, por hélio (98%) e hidrogênio (2%). A temperatura do planeta durante o dia atinge 430 ºC.

SOUSA, Rafaela. Sistema Solar. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/sistema-solar.htm. Acesso em 25 de fevereiro de 2021.

Qual o nome do planeta que completa corretamente a lacuna anterior?

A) Mercúrio

B) Vênus

C) Marte

D) Júpiter

E) Saturno

questão 5

Os planetas gasosos são compostos por gases, como hidrogênio e hélio. Qual o nome do maior planeta gasoso do Sistema Solar?

A) Marte

B) Júpiter

C) Saturno

D) Urano

E) Netuno

questão 6

O movimento de rotação realizado pelo planeta Terra tem como consequência principal a

A) sucessão dos dias e das noites.

B) ocorrência das fases da Lua.

C) definição das temperaturas.

D) divisão das estações do ano.

E) elevação do nível do mar.

questão 7

O planeta Terra realiza vários movimentos, sendo os dois principais o de rotação, realizado em torno de si mesmo, e o movimento realizado em torno do Sol, sendo corretamente chamado de

A) rotação.

B) mutação.

C) movimentação.

D) translação.

E) transformação.

questão 8

Em 24 de agosto de 2006, uma decisão histórica fez com que os livros didáticos precisassem ser reescritos. É que, naquela data, a União Astronômica Internacional (IAU) batia o martelo quanto à definição de _________________: o que até então era o nono planeta do Sistema Solar foi rebaixado de categoria e passou a ser considerado um planeta-anão.

GNIPPER, Patrícia. Canaltech. Disponível em: <encurtador.com.br/ouGKY>. Acesso em 25 fev. 2021.

O texto remete ao planeta que foi rebaixado, ou seja, reclassificado como planeta-anão. Qual o nome do planeta que preenche corretamente a lacuna?

A) Ceres

B) Lua

C) Vênus

D) Plutão

E) Pangeia

questão 9

(UEG 2018) Nos últimos anos, surgiu nas redes sociais do Brasil um movimento conhecido como terraplanistas, que é formado por um grupo de pessoas que acreditam que a Terra é plana. A refutação a essa ideia pode ser explicada através de qual fenômeno?

A) Eclipse

B) Maré alta

C) Terremoto

D) Efeito estufa

E) Aurora boreal

questão 10

(Uespi) Existem diversas expressões que são geralmente empregadas na relação Terra-Sol, tais como afélio, equinócios, solstícios, eclíptica, periélio etc. O afélio é:

A) a parte do Hemisfério Sul que não fica iluminada durante o inverno.

B) o momento em que a Terra se afasta mais do Sol.

C) o tempo em que tem início a primavera no Hemisfério Norte.

D) a porção mais iluminada do Sol voltada à Terra.

E) o conjunto de explosões gigantescas que se verificam na coroa solar.

questão 11

Depois de, aproximadamente, 11 minutos, a energia do Sol chega à Terra. Já que o Sol é muito maior que a Terra, os raios chegam praticamente paralelos entre si. Essa energia emitida pela estrela, importantíssima para a compreensão dos fenômenos meteorológicos e climáticos, é também denominada:

A) radiação de ondas longas.

B) convecção solar.

C) advecção solar.

D) radiação de ondas curtas.

E) irradiação turbulenta.

questão 12

(UCPEL 2017) Cientistas dizem ter evidências da existência de um novo planeta no Sistema Solar. Desde o rebaixamento de Plutão, o Sistema Solar passou a contar com oito planetas. Entretanto, com a suposta existência de um novo planeta, voltaria a ter nove. Em estudo publicado no periódico Astronomical Journal, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, os cientistas demonstram, por meio de modelos matemáticos e simulações de computadores, as conclusões de sua pesquisa. Entretanto, ainda não foi possível a observação direta do chamado “Planeta Nove”.

Com relação aos planetas integrantes do Sistema Solar, é correto afirmar que

A) Marte é um planeta do tipo terrestre ou telúrico, é conhecido como Estrela D’Alva ou Estrela da Manhã, e, por sua característica brilhante, pode ser visto durante o dia.

B) Júpiter é o último (partindo do Sol) dos planetas rochosos, aparece como uma “estrela de fogo” à noite, possui calotas polares que contêm água.

C) Urano é conhecido como o “planeta azul”, mas não pela presença de água e sim pelo gás metano, possui 13 luas.

D) Saturno é outro dos planetas rochosos, composto basicamente de hidrogênio e hélio, caracterizado pela existência de anéis formados por seus satélites.

E) Mercúrio é o menor e o mais interno, tem uma aparência similar à da Lua, com crateras de impacto e planícies lisas, não possui satélites naturais.

respostas
Questão 1

Alternativa E. O Sistema Solar é formado por oito planetas, sendo eles os seguintes, dispostos em ordem crescente e com base na proximidade com o Sol: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa A. O principal elemento que indica a definição de um planeta do Sistema Solar é a capacidade desse astro em orbitar ao redor do Sol. Os oito planetas que compõem o Sistema Solar, por exemplo, têm uma órbita que circunda o Sol.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa D. Os planetas do Sistema Solar podem ser divididos, de acordo com a sua composição, em dois grandes grupos. Os planetas rochosos, formados por rochas e metais, são Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Já os planetas gasosos, formados por gases, são Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa A. Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol. A sua elevada temperatura e a sua alta capacidade de reflexão da luz solar são características justificadas por essa proximidade.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa B. O maior planeta em dimensão do Sistema Solar é Júpiter. Ele é formado predominantemente por gases, como hidrogênio e hélio, e, assim como os demais planetas gasosos, ainda não foi amplamente estudado pela ciência.

Voltar a questão
Questão 6

Alternativa A. A rotação é o movimento que o planeta Terra concretiza ao redor de si mesmo. Esse movimento dura, aproximadamente, 24 horas e é responsável pela existência e sucessão dos dias e das noites.

Voltar a questão
Questão 7

Alternativa D. O movimento que o planeta Terra realiza em torno da órbita solar é denominado translação. Ele é responsável, entre outros fenômenos, pela ocorrência das estações do ano.

Voltar a questão
Questão 8

Alternativa D. O planeta-anão Plutão já fez parte do conjunto de planetas do Sistema Solar. Entretanto, após discussões sobre seu tamanho e sua órbita, ele foi reclassificado pelas entidades astronômicas, figurando então na categoria planeta-anão desde 2006.

Voltar a questão
Questão 9

Alternativa A. Durante a ocorrência de um eclipse lunar, o planeta Terra projeta a sua sombra sobre a Lua. Desse modo, verifica-se a ocorrência de uma sombra circular. A única forma que possui a capacidade de produzir uma sombra circular é uma esfera.

Voltar a questão
Questão 10

Alternativa B. O termo afélio refere-se ao ponto em que a Terra está mais afastada do Sol. Esse período ocorre, no geral, no início de julho de cada ano.

Voltar a questão
Questão 11

Alternativa D. A energia emitida pelo Sol ocorre por meio da chamada radiação de ondas curtas. Esse conceito é comumente chamado de radiação solar e possui grande interferência no clima e na vegetação assim como em outros aspectos geográficos do planeta.

Voltar a questão
Questão 12

Alternativa E. Mercúrio é um planeta rochoso. Ele possui o menor diâmetro, sendo o menor planeta em comparação aos demais do Sistema Solar. Além disso, Mercúrio não possui luas.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado