Exercícios sobre tipos de solo

Esta lista de exercícios será uma excelente ferramenta para você testar seus conhecimentos sobre os tipos de solo. Publicado por: Larissa Mesquita
Questão 1

“Solos são corpos minerais e orgânicos formados na superfície terrestre por meio da ação dos agentes intempéricos sobre um substrato rochoso. Trata-se de material inconsolidado que não foi transportado por meio de processos erosivos, desenvolvendo, assim, um perfil de solo naquela área.”

GUITARRARA, Paloma. Tipos de solo. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/tipos-de-solo.htm.

Os tipos de solos são definidos com base na influência de vários fatores. Marque a alternativa que NÃO indica um desses fatores:

A) posição geográfica

B) tipo climático

C) tipo de rocha matriz

D) relevo

E) biodiversidade

Ver resposta
Resposta

Alternativa A

A posição geográfica não interfere diretamente na formação de um solo. Já os demais elementos são sim responsáveis pela formação dele.

Questão 2

O processo de formação dos solos é conhecido como:

A) sologênese

B) biogênese

C) climogênese

D) pedogênese

E) terrogênese

Ver resposta
Resposta

Alternativa D

O nome do processo de formação de qualquer tipo de solo é chamado de pedogênese e conta com as etapas iniciais de desgaste das rochas matrizes até a consolidação de todos os seus horizontes.

Questão 3

“[…] possuem cerca de 70% de materiais com granulometria mediana (0,05 a 2 mm), classificada como areia. Por essa razão, eles têm alta porosidade e absorvem água com maior facilidade. Em contrapartida, são pouco férteis química e fisicamente, apresentando baixo índice de matéria orgânica e elevada acidez (baixo pH), além de serem altamente suscetíveis aos processos erosivos. Comuns em áreas de clima semiárido.”

GUITARRARA, Paloma. Tipos de solo. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/tipos-de-solo.htm.

O enunciado faz referência a qual dos tipos de solo?

A) Orgânicos

B) Arenosos

C) Argilosos

D) Siltosos

Ver resposta
Resposta

Alternativa B

Os solos arenosos são formados por partículas com grande granulação (até 2 mm) e neles é constante a presença de areia. São os solos que mais sofrem erosão.

Questão 4

São características dos solos argilosos:

A) elevada permeabilidade

B) alto efeito da erosão

C) textura muito fina

D) forte presença de níquel

E) presença de areia

Ver resposta
Resposta

Alternativa C

Os solos argilosos são, em geral, muito finos, formados predominantemente por ferro e alumínio, apresentam baixa permeabilidade e retêm a água absorvida por mais tempo. Ainda, por serem bem estruturados, são mais resistentes à erosão.

Questão 5

O tipo de solo mais comum no território brasileiro é antigo, bem desenvolvido e profundo. Possui boa permeabilidade e não é dotado de grande fertilidade natural. Qual é esse tipo de solo?

A) Cambissolo

B) Latossolo

C) Argissolo

D) Espodossolo

E) Gleissolo

Ver resposta
Resposta

Alternativa B

Os latossolos são os solos mais comuns do país, encontrados em mais de 40% do território. Embora sejam solos muito desenvolvidos, não apresentam elevada fertilidade natural.

Questão 6

A imagem retrata os horizontes de um solo:

Horizontes de um solo, camadas que existem nos diferentes tipos de solo.

Por horizontes de um solo, entende-se:

A) são as camadas formadas pela matéria orgânica presente no ambiente do solo.

B) são as camadas formadas por meio da ação dos ventos no ambiente do solo.

C) são as camadas formadas por meio da ação dos animais presentes no ambiente do solo.

D) são as camadas formadas pelo processo de formação da rocha matriz.

E) são as camadas formadas pelo processo de evolução de um solo, ou seja, pela pedogênese.

Ver resposta
Resposta

Alternativa E

Os horizontes de um solo são as camadas desse solo que se formam pelo processo de desgaste da rocha matriz (intemperismo). Os horizontes são marcados pela presença de materiais variados e cores diversas, que permitem a classificação dos solos em diferentes tipos.

Questão 7

“[…] chamados também de húmicos, são muito ricos em matéria orgânica e nutrientes provenientes principalmente da rica vegetação que os sustenta, mas também dos micro-organismos e pequenos animais que fazem deles seu habitat. Bastante comuns em regiões de clima úmido.”

GUITARRARA, Paloma. Tipos de solo. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/tipos-de-solo.htm.

O enunciado descreve qual tipo de solo?

A) Solo arenoso

B) Solo siltoso

C) Solo argiloso

D) Solo orgânico

Ver resposta
Resposta

Alternativa D

O enunciado descreve o solo orgânico, que é rico em matéria orgânica e apresenta elevada fertilidade.

Questão 8

Observe as características de um tipo de solo existente no Brasil:

  • presença de argila no horizonte B;

  • perfil profundo;

  • coloração de amarela à vermelha;

  • segundo tipo mais comum de solo no país.

As características podem ser associadas a qual tipo de solo?

A) Cambissolo

B) Argissolo

C) Nitossolo

D) Luvissolo

E) Neossolo

Ver resposta
Resposta

Alternativa B

O argissolo é o segundo tipo de solo mais presente no Brasil. Sua maior característica é a presença de grande quantidade de argila no horizonte B, a camada que reúne os elementos provenientes do intemperismo.

Questão 9

(PUC) Para responder à questão, considere o quadro sobre alguns dos principais tipos de solos encontrados no planeta e as afirmativas que seguem.

SOLO

CARACTERÍSTICAS

Loess

Formado por sedimentos não consolidados, depositados pelo vento e pela ação fluvial.

Massapê

Proveniente da decomposição do gnaisse e do calcário.

Tchernozion

Existente em regiões de clima quente e úmido no verão e frio no inverno, apresenta coloração negra, com tapete vegetal composto de gramíneas.

Terra roxa

Resultante da decomposição do basalto e diabásio; rico em argila e óxido de ferro.

I. Os quatro tipos de solos são considerados adequados a práticas agrícolas diversas.

II. Enquanto o tchernozion e o loess podem ser encontrados na Ásia e na Europa, a terra roxa e o massapé podem ser encontrados no Nordeste e Norte do Brasil respectivamente.

III. O tchernozion é ideal para o cultivo de cereais, enquanto a terra roxa é adequada para plantação de café e soja.

IV. Quanto à origem, os quatro tipos de solos são considerados aluviais.

Estão corretas apenas as afirmativas

A) I e II.

B) I e III.

C) II e IV.

D) III e IV.

E) I, III e IV.

Ver resposta
Resposta

Alternativa B

II. Enquanto o tchernozion e o loess podem ser encontrados na Ásia e na Europa, a terra roxa e o massapé podem ser encontrados no Nordeste e Norte do Brasil respectivamente. (Falso)

O solo de terra roxa é encontrado na região Sudeste e o massapé é típico da região Nordeste.

IV. Quanto à origem, os quatro tipos de solos são considerados aluviais. (Falso)

O solo loess é aluvial, ou seja, é formado nas áreas distantes de onde se encontra. Seus sedimentos são transportados pela água e pelo vento.

Questão 10

(Uece) Os processos pedogenéticos são mecanismos e/ou reações físicas, químicas e biológicas que produzem, no solo, características relacionadas com os fatores de formação. Atente ao que se diz sobre a formação de alguns tipos de solo.

I. Os chernossolos são derivados de material argiloso ou muito argiloso e com alta saturação por bases e, ao mesmo tempo, sob vegetação com alta biomassa no horizonte A.

II. Os neossolos quatzarênicos podem-se formar sobre depósitos arenosos, da mesma forma, local e processo como se formam os neossolos flúvicos.

III. A origem dos organossolos está relacionada ao excesso de água e à alta taxa de adição de restos orgânicos.

Está correto o que se afirma em

A) I e III apenas.

B) I, II e III.

C) III apenas.

D) I e II apenas.

Ver resposta
Resposta

Alternativa A

II. Os neossolos quatzarênicos podem-se formar sobre depósitos arenosos, da mesma forma, local e processo como se formam os neossolos flúvicos. (Falso)

Os neossolos são solos rasos e pouco evoluídos. Os solos flúvicos são formados pela influência dos lençóis freáticos. Os solos quartzarênicos são aluviais.

Questão 11

(Unioeste) Os solos são cruciais para a vida na Terra (BRADY, N. C.; WEIL, R. R. Elementos da natureza e propriedades dos solos, 2013). Podemos não nos dar conta disso no dia a dia, mas quase todo o nosso alimento, roupas, móveis e inúmeros outros itens do cotidiano tem origem direta ou indireta dos solos. Mesmo diante dessa importância, esse bem fundamental para a nossa vida tem sido alvo de processos de degradação.

Neste contexto, assinale a alternativa INCORRETA sobre os solos, seu manejo, conservação.

A) Dentre as muitas funções do solo, podemos citar: meio para o crescimento de plantas, sistema para suprir e purificar a água, meio para obras de engenharia, habitat para os organismos do solo, modificador da atmosfera, sistema de reciclagem de nutrientes e dejetos orgânicos.

B) A formação dos solos sofre influência de fatores como os intemperismos físico e químico. O processo intempérico fragmenta rochas e minerais, o que altera as características físicas e químicas de origem. Agentes geológicos (água e oxigênio) e biológicos (microrganismos) reforçam este processo.

C) Os sistemas conservacionistas de manejo do solo incluem presença de cobertura verde, cobertura morta, adubação verde, rotação de culturas, faixas de retenção, entre outras ações, além do seu terraceamento e de revolvimento mínimo.

D) A erosão do solo (causada principalmente pela água e pelo vento) tem como consequência o seu transporte e de demais nutrientes para áreas mais baixas. O material transportado normalmente atinge os corpos hídricos, fertilizando-os. Por conseguinte, as produtividades pesqueira e de culturas aquáticas aumentam.

E) O mapeamento dos tipos de solos na paisagem é importante para seu manejo e conservação. Nesse sentido, é fundamental mapeá-los em diferentes escalas cartográficas para auxiliar nas diferentes ações de planejamento e gestão desse recurso.

Ver resposta
Resposta

Alternativa D

Todos os tipos de solos sofrem erosão, que, quando ocorre de forma natural, contribui na fertilização do solo, pois transporta nutrientes para as camadas mais profundas dele.

Questão 12

(UDE) Os solos podem ser classificados, de forma simplificada, em três tipos. Analise as proposições sobre os tipos de solo.

I. Solos arenosos: muito porosos e permeáveis, permitem o escoamento da água com rapidez, por isso eles secam logo. Geralmente são pobres em nutrientes, fruto da lixiviação.

II. Solos argilosos: os grãos, por estarem bem próximos uns aos outros, retêm água e sais minerais necessários à fertilização das plantas. Quando em excesso, a água pode dificultar a circulação de ar, prejudicando o desenvolvimento das plantas.

III. Solos humíferos: férteis, pois, embora porosos, facilitam a circulação do ar, retendo boa quantidade de água no solo.

Assinale a alternativa correta.

A) Somente a afirmativa I é verdadeira.

B) Somente a afirmativa II é verdadeira.

C) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

D) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

E) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Ver resposta
Resposta

Alternativa E

Os três itens são corretos. Os solos arenosos são predominantemente formados por areia, o que lhes garante elevada permeabilidade. Os solos argilosos são muito finos e absorvem grande quantidade de água. Os solos humíferos são permeáveis e ricos em matéria orgânica, sendo naturalmente férteis.