Exercícios sobre transportes
Os meios de transporte evoluíram ao longo do tempo em razão das diferentes demandas dos agrupamentos humanos. Qual processo mundial teve como um dos seus condicionantes importantes o desenvolvimento dos transportes?
a) Globalização
b) Segunda Guerra
c) Primavera Árabe
d) Primeira Guerra
e) Guerra Fria
Letra A. A globalização, por meio do desenvolvimento dos transportes, possibilitou a facilitação das trocas comerciais entre as diferentes regiões do globo, contribuindo assim de forma direta para a expansão da rede de transportes.
Assinale a alternativa que apresenta um ponto negativo característico do transporte aeroviário no mundo:
a) a contaminação da camada atmosférica.
b) a utilização de combustíveis fósseis.
c) a elevada capacidade de carregamento.
d) o baixo lucro das companhias aéreas.
e) o uso adequado para pequenas distâncias.
Letra B. O transporte aeroviário, amplamente utilizado para médias e longas distâncias, possui como principal ponto negativo a grande quantidade de poluentes emitidos durante os seus deslocamentos.
Indique corretamente um ponto positivo do transporte realizado por vias ferroviárias:
a) a precariedade das redes ferroviárias locais.
b) a elevada capacidade de carga dos trens.
c) o pequeno custo de manutenção dos trilhos.
d) o baixo impacto ambiental das ferrovias.
e) o rápido tempo de deslocamento dos trens.
Letra B. Os trens têm uma grande capacidade de carregamento, sendo assim indicados para o transporte de quantidades significativas de material, especialmente em grandes distâncias.
Qual o modal amplamente utilizado para o transporte de combustíveis como o gás natural?
a) Aeroviário
b) Ferroviário
c) Dutoviário
d) Rodoviário
e) Aquaviário
Letra C. Os dutos, atrelados ao transporte dutoviário, são amplamente utilizados para o transporte de combustíveis, em razão da facilidade de deslocar esse material por longas distâncias.
Marque a alternativa que apresenta um ponto desvantajoso do transporte rodoviário:
a) pequeno número de acidentes com veículos.
b) diminuta geração de poluentes atmosféricos.
c) facilidade de transporte para longas distâncias.
d) baixo volume de impostos nos combustíveis.
e) elevado custo de manutenção das rodovias.
Letra E. As rodovias, indicadas especialmente para transportes de médias e pequenas distâncias, apresentam como ponto negativo o seu elevado custo de manutenção. Essas estruturas estão sujeitas à ação do tempo e do uso, que provocam seu intenso desgaste.
O transporte hidroviário é um dos mais indicados para deslocamento de cargas volumosas. Uma desvantagem desse tipo de transporte é a
a) pequena velocidade de deslocamento.
b) emissão de diversos poluentes no solo.
c) independência de fatores geográficos.
d) manutenção custosa dos leitos fluviais.
e) impossibilidade de levar cargas vivas.
Letra A. O transporte hidroviário, apesar de extremamente eficiente para carregamentos grandes em longas distâncias, possui como ponto desvantajoso a sua pequena velocidade de deslocamento.
Qual o modal de transporte predominante no Brasil?
a) Aeroviário
b) Ferroviário
c) Dutoviário
d) Rodoviário
e) Aquaviário
Letra D. O Brasil tem uma base de transporte essencialmente rodoviária, fruto de políticas públicas e ações estatais, que investiram amplamente em rodovias, em detrimento de outras formas de transporte.
Acerca dos modais de transporte no Brasil, assinale a alternativa correta:
a) As rodovias suprem toda a demanda de transporte de cargas presente no Brasil.
b) O Brasil não utiliza transportes por meio de dutos ao longo do seu território.
c) O Brasil não está inserido entre os principais centros aéreos da América do Sul.
d) Os rios do Brasil não são adequados para a instalação de grandes hidrovias.
e) O transporte ferroviário é o mais indicado para as grandes distâncias do Brasil.
Letra E. O transporte ferroviário é o indicado para uso em grandes distâncias, logo, deve ser amplamente empregado no território brasileiro, que possui grande extensão territorial. Esse modal é muito eficiente no transporte de cargas primárias por grandes distâncias.
(Enem) De todas as transformações impostas pelo meio técnico-científico-informacional à logística de transportes, interessa-nos mais de perto a intermodalidade. E por uma razão muito simples: o potencial que tal “ferramenta logística” ostenta permite que haja, de fato, um sistema de transportes condizente com a escala geográfica do Brasil.
HUERTAS, D. M. O papel dos transportes na expansão recente da fronteira agrícola brasileira.
Revista Transporte y Território, Universidade de Buenos Aires. n. 3. 2010 (adaptado).
A necessidade de modais de transporte interligados, no território brasileiro, justifica-se pela(s)
a) variações climáticas no território, associadas à interiorização da produção.
b) grandes distâncias e a busca da redução dos custos de transporte.
c) formação geológica do país, que impede o uso de um único modal.
d) proximidade entre a área de produção agrícola intensiva e os portos.
e) diminuição dos fluxos materiais em detrimento de fluxos imateriais.
Letra B. A interligação de modais de transporte é fundamental para a eficiência da logística do território brasileiro, pois essa lógica possibilita a mesclagem de diversas formas de transporte, aproveitando as melhores condições regionais para cada modal específico.
(Enem) A voadeira, canoa de alumínio com motor de popa usada como meio de transporte fluvial pelos ribeirinhos da Amazônia, ganhou uma versão movida a energia solar em vez de combustível.
BRASIL, K. Voadeira movida a energia solar é opção para o transporte fluvial na Amazônia. Folha de S. Paulo, 12 maio 2012.
No texto, está descrita uma situação de mudança na tecnologia do transporte fluvial na Amazônia. Configura-se como uma consequência ambiental derivada da mudança apresentada a redução
a) da área de mata ciliar.
b) da erosão dos solos aluviais.
c) de descargas elétricas nas águas.
d) do assoreamento dos cursos fluviais.
e) da emissão de poluentes atmosféricos.
Letra E. A adoção de uma fonte de energia renovável, no caso solar, nos barcos tradicionais empregados na Amazônia possibilita a redução de emissões de gases poluentes, atrelados às fontes de energia fósseis.
(Enem) A urbanização brasileira, no início da segunda metade do século XX, promoveu uma radical alteração nas cidades. Ruas foram alargadas, túneis e viadutos foram construídos. O bonde foi a primeira vítima fatal. O destino do sistema ferroviário não foi muito diferente. O transporte coletivo saiu definitivamente dos trilhos.
JANOT, L. F. A caminho de Guaratiba. Disponível em: www.iab.org.br. Acesso em: 9 jan. 2014 (adaptado).
A relação entre transportes e urbanização é explicada, no texto, pela
a) retirada dos investimentos estatais aplicados em transporte de massa.
b) demanda por transporte individual ocasionada pela expansão da mancha urbana.
c) presença hegemônica do transporte alternativo localizado nas periferias das cidades.
d) aglomeração do espaço urbano metropolitano impedindo a construção do transporte metroviário.
e) predominância do transporte rodoviário associado à penetração das multinacionais automobilísticas.
Letra E. A influência das grandes corporações de produção de automotores no Brasil foi fundamental para o estabelecimento de uma lógica rodoviária na matriz de transportes do país. As ações estatais, com o apoio da iniciativa privada, contribuíram de forma direta para a concentração do transporte rodoviário no território brasileiro.
(Enem) Os gargalos rodoviários do Brasil e o caótico trânsito das suas metrópoles forçam os governos estaduais e federal a retomar os planos de implantação dos trens regionais. Durante as últimas quatro décadas, a malha ferroviária foi esquecida e sucateada, tanto que hoje, em todo o país, apenas duas linhas de passageiros estão em funcionamento. Transportam 1,5 milhão de pessoas entre Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES) e entre São Luís (MA) e Carajás (PA) — as duas operadas pela mineradora Vale. Nos anos 1960, mais de 100 milhões de passageiros utilizavam trens interurbanos no território nacional.
Disponível em: www.estadao.com.br. Acesso em: 2 set. 2010.
O sucateamento do meio de transporte descrito foi provocado pela
a) redução da demanda populacional por trens interurbanos.
b) inadequação dos trajetos em função da extensão do país.
c) precarização tecnológica frente a outros meios de deslocamento.
d) priorização da malha rodoviária no período de modernização do espaço.
e) ampliação dos problemas ambientais associados à conservação das ferrovias.
Letra D. A precarização da malha de transportes ferroviários no Brasil é fruto, dentre outros, da preferência pelo modelo rodoviário no país, que resultou na ausência de políticas efetivas para as ferrovias nacionais.