Whatsapp

Exercícios sobre União Europeia

Exercícios de Geografia

Esta lista de exercícios medirá os seus conhecimentos sobre a União Europeia, principal bloco econômico do mundo e formado por países localizados no continente europeu. Publicado por: Mateus Campos
questão 1

O Benelux é considerado o embrião para a formação da União Europeia. Quais países formavam esse agrupamento?

a) Dinamarca, Noruega e Finlândia.

b) Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo.

c) Grã-Bretanha, Noruega e Escócia.

d) França, Bélgica e República Tcheca.

e) Suíça, Reino Unido e Espanha.

questão 2

Em 1952 ocorreu o principal marco da fundação do bloco econômico que deu origem à União Europeia. A chamada Europa dos Seis também é corretamente denominada de:

a) Comunidade Econômica Europeia.

b) Comunidade dos Estados Independentes.

c) Comunidade Europeia do Carvão e do Aço.

d) Mercado Comum Europeu.

e) Mercado Comum do Sul.

questão 3

O processo de consolidação do bloco europeu ocorreu ao longo de um grande recorte temporal, marcado por questões políticas e econômicas, que resultou em uma formação de 27 países. Qual o último país europeu que ingressou na União Europeia?

a) Croácia.

b) Sérvia.

c) Turquia.

d) Malta.

e) Chipre.

questão 4

As relações políticas entre a União Europeia e a Rússia, herdeira política da União Soviética, são adversas, devido a questões políticas e econômicas. Porém, a União Europeia contempla três países que fizeram parte da antiga União Soviética. Quais são eles?

a) Ucrânia, Sérvia e Macedônia.

b) Polônia, Macedônia e Moldávia.

c) Áustria, Hungria e Eslováquia.

d) Eslováquia, Eslovênia e Croácia.

e) Estônia, Letônia e Lituânia.

questão 5

No que toca às questões econômicas, a União Europeia possui uma forte relação com a Rússia, que implica questões diplomáticas, já que a Rússia:

a) importa produtos agropecuários para a maior parte dos países da zona oriental da Europa.

b) comercializa bens manufaturados de alto valor agregado com os países do bloco europeu.

c) apresenta reservas de moeda estrangeira que são fundamentais para a economia europeia.

d) realiza muitos investimentos financeiros nos países da porção centro-ocidental da Europa.

e) exporta um grande volume de gás natural para os países constituintes do bloco europeu.

questão 6

O final da primeira década do século XXI foi fortemente marcado pela crise econômica mundial que atingiu grande parte dos países formadores do bloco europeu. A _____________ foi a principal nação europeia atingida pela crise e contou com o apoio financeiro da União Europeia, entre outros organizamos internacionais, para auxiliar sua economia.

Qual país europeu completa corretamente o espaço acima?

a) Turquia.

b) Macedônia.

c) Croácia.

d) Grécia.

e) Finlândia.

questão 7

A Crise de Refugiados na Europa atingiu o seu auge no ano de 2015. Nesse ano, os países do continente receberam um grande fluxo de indivíduos provenientes da África e do Oriente Médio, os quais se dirigiam, como destino final, a países da União Europeia, como a Alemanha. Assinale uma alternativa que indica um motivo para o intenso fluxo de refugiados para o bloco europeu.

a) A busca por melhores condições de emprego e renda nos países europeus.

b) A maior segurança jurídica oferecida para os refugiados que chegam à Europa.

c) A política de imigração de mão de obra qualificada adotada por países europeus.

d) A baixa taxa de natalidade existente na maior parte do bloco de nações europeias.

e) A diminuição de movimentos de extremistas que pregam a xenofobia na Europa.

questão 8

O acordo econômico entre a União Europeia e o Mercosul esbarra em diversas questões. Um elemento dificultador no estabelecimento desse acordo está ligado à:

a) pequena produtividade das lavouras dos países da América do Sul.

b) defesa de políticas ambientais por parte dos governos europeus.

c) crescente onda de extremismo político nos países sul-americanos.

d) qualidade dos produtos agropecuários oferecidos pela Europa.

e) elevação da demanda de combustíveis fósseis na América do Sul.

questão 9

(PUC-RJ-2013) Em relação à União Europeia (UE), o tratado econômico realizado em 1992 que iniciou o processo de circulação da moeda regional, o euro, foi o de:

a) Amsterdã.

b) Maastricht.

c) Lisboa.

d) Roma.

e) Nice.

questão 10

(UFRGS-2018) Assinale a afirmativa correta sobre o atual contexto de integração política e econômica na União Europeia.

a) A aprovação do Brexit resultou na saída da Escócia do Reino Unido em 2016 e na sua maior integração com a União Europeia a partir desse ano.

b) A permanência do Reino Unido no bloco EFTA (Associação Europeia de Livre Comércio) em 2016 está relacionada ao projeto de integração entre os países envolvidos e ao crescimento da União Europeia

c) A saída da Grécia e a entrada dos Estados Unidos na União Europeia em 2016 resultaram no crescente fortalecimento da integração política e econômica do bloco.

d) A saída do Reino Unido da União Europeia em 2016 integrou apenas a Grã-Bretanha e a Irlanda.

e) A saída do Reino Unido da União Europeia em 2016 pode resultar em alterações nas relações de integração entre os demais membros.

questão 11

(Udesc-2018) Sobre a União Europeia e sua geopolítica, assinale a alternativa incorreta.

a) Em 1991 foi assinado o Tratado de Maastricht ou Tratado da União Europeia, que representou um avanço no processo de integração política e social entre os países integrantes desse tratado, com a implementação de uma cidadania europeia.

b) Brexit corresponde a uma abreviação para designar a saída do Reino Unido da União Europeia. Essa não é a primeira vez que um país-membro deixa a união política, visto que a Grécia fez o mesmo em 2012.

c) Em 2017, oito países foram retirados da lista negra de paraísos fiscais da União Europeia, comprometendo-se a ser mais transparentes.

d) A União Europeia tem uma moeda única, o euro, criada pelo Tratado de Maastricht como uma moeda para trocas de câmbio entre os países que fazem parte do acordo.

e) Em 2016, foi realizado um plebiscito para avaliar a opinião da população britânica sobre a saída de Grã-Bretanha da União Europeia. O resultado revelou uma divisão do país e, com uma pequena diferença, venceram os votos a favor do Brexit.

questão 12

(IFF-2018) “É notável, portanto, que a agricultura brasileira na perspectiva da sua mundialização tem se consolidado por meio da aplicação de cultivos voltados a transformarem-se em commodities ou agrocombustíveis que demandam intensa utilização de agrotóxicos.” Este trecho está inserido no trabalho intitulado Geografia do Uso dos agrotóxicos no Brasil e conexões com a União Europeia, elaborado pela Geógrafa Larissa Bombardi no ano de 2017.

Disponível em: https://www.larissabombardi.blog.br/atlas2017. Acesso em: 10 abr. 2018.

Em termos da Geografia do uso dos Agrotóxicos, pode-se afirmar que

a) devido às suas características edafoclimáticas desfavoráveis à produção agrícola, a União Europeia incentiva o uso irrestrito de agrotóxicos para aumentar a produtividade.

b) o aumento do consumo de soja transgênica no Brasil e na União Europeia é responsável pela drástica redução do uso de agrotóxicos.

c) a Lei de Biossegurança, promulgada em 2005, proíbe o uso de agrotóxicos em quaisquer atividades agrícolas realizadas no país.

d) os consumidores estão mais preocupados com a saúde humana e com a qualidade ambiental e, por isso, têm aderido ao consumo de produtos com alta exigência de agrotóxicos oriundos da agricultura orgânica.

e) o Brasil possui uma legislação menos restritiva em relação ao uso dos agrotóxicos do que a União Europeia.

respostas
Questão 1

Letra B.

O Benelux foi um agrupamento pioneiro de países europeus que remete à origem da formação da União Europeia. O acrônimo refere-se aos países que formavam o bloco: Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo.

Voltar a questão
Questão 2

Letra C.

A Europa dos Seis, também chamada de Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, foi formada em 1952 e fundamentou as bases para a formação da União Europeia. A Europa dos Seis era formada por Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos.

Voltar a questão
Questão 3

Letra A.

A Croácia foi o último país admitido na União Europeia, mais precisamente em 2013. O país, que já fez parte da antiga Iugoslávia, é uma república da região dos Bálcãs e, na atualidade, apresenta indicadores econômicos e sociais que justificam sua entrada no bloco europeu.

Voltar a questão
Questão 4

Letra E.

As repúblicas bálticas da Estônia, Letônia e Lituânia já fizeram parte da União Soviética e, desde 2004, fazem parte da União Europeia. A entrada dos países no bloco significou uma mudança na conjuntura geopolítica europeia, já que as referidas nações optaram por aproximar-se dos países da Europa Ocidental por meio da entrada no bloco europeu.

Voltar a questão
Questão 5

Letra E.

A União Europeia é extremamente dependente do fornecimento de gás natural da Rússia. Esse cenário impede que o bloco adote medidas econômicas mais duras com relação ao país, em razão das frequentes violações dos Direitos Humanos e dos acordos geopolíticos promovidas pelos russos.

Voltar a questão
Questão 6

Letra D.

A Grécia foi o país da União Europeia mais atingido pelos desdobramentos da crise econômica que atingiu o globo em meados de 2008. O país foi financeiramente apoiado por organismos internacionais e pela União Europeia, porém, para tal, foi obrigado a realizar reformas econômicas consideradas prejudiciais para a sua população.

Voltar a questão
Questão 7

Letra A.

A Europa é uma região receptora de imigrantes, já que grande parte dos países do continente oferece boas condições de vida, em especial na oferta de trabalho e renda. Esse movimento tornou-se ainda mais forte em razão dos conflitos políticos recorrentes no Oriente Médio e na África do Norte, principais regiões fornecedoras de imigrantes para a Europa.

Voltar a questão
Questão 8

Letra B.

Um dos principais motivos para a dificuldade de estabelecimento de um acordo econômico entre União Europeia e Mercosul está atrelado ao cenário ambiental brasileiro, que, nos últimos anos, vem apresentando grandes retrocessos. Na visão dos políticos europeus, o acordo pode aumentar o nível de degradação ambiental dos biomas brasileiros.

Voltar a questão
Questão 9

Letra B.

O Tratado de Maastricht foi uma ação pioneira que estabeleceu uma união econômica e monetária no bloco europeu, por meio da adoção do euro. A moeda regional foi um importante marco para a União Europeia e é uma das mais utilizadas no mundo.

Voltar a questão
Questão 10

Letra E.

A saída do Reino Unido da União Europeia fomentou questões relacionadas à maior independência dos países-membros frente às ações do bloco. Portanto, torna-se necessária uma revisão da política do bloco, em especial do nível de integração entre os países.

Voltar a questão
Questão 11

Letra B.

Ao contrário do abordado pela alternativa, a Grécia não deixou a União Europeia. O único país que retirou-se do bloco foi o Reino Unido, por meio do processo denominado Brexit.

Voltar a questão
Questão 12

Letra E.

O Brasil possui uma legislação muito aberta com relação aos agrotóxicos. Dessa maneira, grande parte dos agrotóxicos proibidos na União Europeia, em razão dos elevados índices de toxidade para humanos e meio ambiente, é amplamente adotada no Brasil.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado