Exercícios sobre Urbanização no mundo
Observe a letra da canção abaixo:
Nas grandes cidades do pequeno dia-a-dia
O medo nos leva a tudo, sobretudo a fantasia
Então erguemos muros que nos dão a garantia
De que morreremos cheios de uma vida tão vazia
Nas grandes cidades de um país tão violento
Os muros e as grades nos protegem de quase tudo
Mas o quase tudo quase sempre é quase nada
E nada nos protege de uma vida sem sentido
(Engenheiros do Hawaii – “Muros e Grades”)
Nos versos acima, há alguns apontamentos referentes a alguns problemas urbanos, dentre os quais podemos mencionar:
a) a crescente desorganização e descentralização das cidades
b) a violência familiar e o aumento de sequestros em domicílios
c) a onda de protestos que marcou o Brasil a partir de maio de 2013.
d) a violência urbana e o baixo padrão de vida sociocultural contemporâneo.
e) a banalização da cultura televisiva especialmente exibida para a população das cidades.
A música faz uma crítica à forma com que as pessoas tentam se proteger com “muros e grades” dos índices de violência urbana, não se protegendo, no entanto, das condições socioeconômicas e culturais impostas pelo mundo em que vivem.
Dessa forma, percebe que o autor menciona o problema da violência urbana (“nas grandes cidades de um país tão violento”) e o padrão de vida cultural e social imposto pelo mundo contemporâneo (“e nada nos protege de uma vida sem sentido”).
Portanto, a alternativa correta é a letra D.
(UFPB – com adaptações)
A Revolução Industrial transformou a vida da população mundial, que passou a se deslocar para as cidades em busca de trabalho nas indústrias. Sobre a urbanização da população mundial, julgue as alternativas a seguir:
1. ( ) A urbanização mundial iniciou-se no Japão, principal centro industrial e exportador do século XIX, o que promoveu a redução da taxa de mortalidade.
2. ( ) O avanço da urbanização mundial transformou o crescimento natural ou vegetativo da população.
3. ( ) As condições sanitárias foram melhoradas nas cidades, tendo como consequência a redução das doenças endêmicas e epidêmicas.
4. ( ) A inserção, cada vez maior, das mulheres no mercado de trabalho tem reduzido taxas de fertilidade nas populações urbanas.
1. (F) O Japão não foi o primeiro local onde a urbanização industrial ocorreu, mas sim a Inglaterra. Além disso, o Japão só se transformou em um centro exportador (e, ainda sim, não foi o principal) após a Segunda Guerra Mundial.
2. (V) Com a elevação das taxas de urbanização, os índices de natalidade aumentaram, propiciando uma elevação do crescimento vegetativo, principalmente após os períodos sucessivos de redução das taxas de mortalidade no século XX.
3. (V) Principalmente nos países desenvolvidos, houve certa reforma sanitária nas grandes cidades, propiciando, em partes, a melhoria das condições de vida da população urbana.
4. (V) A diminuição das taxas de natalidade na maioria das cidades urbanizadas a partir do século XX tem relação direta ao processo de inserção da mão de obra feminina no mercado de trabalho.
(FGV-RJ)
Vivemos numa era verdadeiramente global, em que o global se manifesta horizontalmente e não por meio de sistemas de integração verticais, como o Fundo Monetário Internacional e o sistema financeiro. Muito da literatura sobre a globalização foi incapaz de ver que o global se constitui nesses densos ambientes locais.
Saskia Sassen, 13 de agosto de 2011 http://www.estadao.com.br
Assinale a alternativa que contém uma proposição coerente com os argumentos apresentados no texto:
a) As metrópoles não apenas sofrem os efeitos da globalização, mas são espaços que produzem a globalização.
b) As forças globais, tais como o FMI e os sistemas financeiros, não afetam os ambientes locais, desde que eles sejam densos.
c) Na escala global, os agentes operam horizontalmente, enquanto, na escala local, os agentes operam verticalmente.
d) A noção de escala global deixou de ter importância em geografia, já que o global só se revela por meio do local.
e) A globalização conferiu densidade a todos os ambientes locais, na medida em que suas forças atingem todos os lugares.
O que o texto propõe é que a globalização se espacializa em um dado lugar, que é justamente o espaço dos grandes centros urbanos, sendo transformada e transformadora destes.
Letra A.
Na atual fase da urbanização mundial, podemos afirmar que os principais tipos de aglomerações urbanas atualmente existentes, ou seja, aquelas cidades que estão no topo da hierarquia urbana e que protagonizam a economia mundial são:
a) as cidades médias
b) as metrópoles
c) as regiões metropolitanas
d) as cidades artificiais tecnológicas
e) as cidades globais
As principais cidades que lideram a rede urbana em escala global são as cidades globais, marcadas pela avançada dinâmica territorial e urbana, além de serem sede de grandes multinacionais e por exercerem influência sobre a grande maioria das demais cidades do mundo.
Portanto, letra E.
Níveis de urbanização baixos não significam pequena população urbana. A China, que tem “apenas” 40% de sua população nas cidades, é o país com a maior população urbana do planeta: cerca de 525 milhões de pessoas! As cidades da Índia, um país com menos de 30% da população no meio urbano, abrigam 330 milhões de habitantes.
MAGNOLI, D. Geografia para o Ensino Médio. São Paulo: Atual, 2008.p.403.
Com a leitura do texto, podemos perceber que o melhor conceito de urbanização é:
a) crescimento das cidades de um país em relação ao crescimento das demais cidades do mundo.
b) aumento do espaço físico das cidades.
c) crescimento da população das zonas urbanas em relação às zonas rurais.
d) aumento do número absoluto da população que vive nas cidades.
e) crescimento do número de pessoas de um país.
Com a leitura do texto, podemos perceber que não necessariamente um país com cidades com populações urbanas elevadas apresenta índices de urbanização elevados. O autor cita o exemplo da China, em que a população urbana é de 40% apenas, apesar de apresentar uma grande quantidade de pessoas que vivem nas cidades, ou seja, a população não urbana (60%) é maior que a urbana nesse país, tornando-o predominantemente rural.
Assim, compreendemos que a urbanização é o crescimento da população das zonas urbanas em relação às zonas rurais, conceito assinalado na letra C.