Exercícios sobre a Zona Franca de Manaus
(UFPB - adaptada) - Quanto à criação da Zona Franca da cidade de Manaus, que buscou instalar um polo industrial na região Norte, esse empreendimento apoiou-se em:
I - Isenção de impostos sobre a importação de equipamentos
II - Exploração de mão de obra especializada
III - Instalação de pequenas e médias empresas, tanto nacionais quanto estrangeiras
IV - Exportação de produtos
V - Destinação de produtos eletrônicos para consumidores da região Nordeste do Brasil.
Destas, quais assertivas estão corretas?
a) I, II, III
b) II, IV, V
c) II e IV
d) I e IV
e) III, IV, V
Letra D
A Zona Franca de Manaus tem como objetivos principais a consolidação da região Norte como um novo polo industrial do Brasil (atraindo empresas por meio de isenção de impostos sobre a importação de equipamentos) e como exportador de produtos.
Entre os objetivos que levaram o Governo Brasileiro a instalar a Zona Franca de Manaus, podemos citar:
a) A preocupação com as fronteiras brasileiras na região Norte e a necessidade de garantir a ocupação do território amazônico contra possíveis invasões norte-americanas.
b) O interesse de empresas multinacionais em explorar os recursos naturais da Amazônia e consolidar a região Norte como um polo de atração de empresas de pesquisas sobre as plantas medicinais da Amazônia.
c) Ampliar a ocupação do território da região Norte por meio da atracão de empresas nacionais e estrangeiras a partir de subsídios fiscais, bem como estimular o comércio intrarregional e com as demais regiões do país.
d) Atrair investimento internacional para as questões da preservação da biodiversidade da Amazônia e consolidar políticas de desenvolvimento sustentável na região Norte.
Letra C
A Zona Franca de Manaus foi criada para estimular a ocupação do território da região Norte, atraindo empresas por meio de isenções e incentivos fiscais, bem como estimular o comércio entre as regiões do Brasil.
A Zona Franca de Manaus foi idealizada no Governo de Juscelino Kubitschek, mas somente em 1967, sob o governo militar, passou efetivamente a funcionar. O lema de sua construção foi:
a) Dividir para conquistar
b) Ocupar e industrializar
c) Ocupar para não entregar
d) 50 anos em 5
e) Industrializar para desenvolver
Letra C
A intenção do Governo com o lema “Ocupar para não entregar” era constituir uma ideia de soberania nacional a partir da ocupação do território da Amazônia, que seria feita pelo estímulo à instalação de indústrias e à migração de trabalhadores de outras regiões do país.
(Mack) A área destacada no mapa identifica a instalação de uma Usina Hidrelétrica na Amazônia. Assinale a alternativa que estabeleça correspondência entre essa usina e seu principal objetivo de construção:
a) Tucuruí — abastecimento do Projeto Carajás.
b) Tucuruí — abastecimento da Zona Franca de Manaus.
c) Xingu — abastecimento do Projeto Albrás e Alcan.
d) Balbina — abastecimento do Projeto Carajás.
e) Balbina — abastecimento da Zona Franca de Manaus.
Letra E
A Usina Hidrelétrica de Balbina, localizada no Amazonas, foi construída com a finalidade de abastecer a demanda de energia elétrica da Zona Franca de Manaus. Esse projeto foi bastante criticado desde sua origem e, atualmente, a usina de Balbina é considerada uma das usinas de menor produtividade do país.