Exercícios sobre Adjetivos
O anúncio classificado é um gênero textual no qual os adjetivos têm presença marcante. Comente sobre a finalidade dos mesmos.
A finalidade pauta-se pelo instinto persuasivo a que os mesmos se referem, no intuito de convencer o cliente a adquirir um determinado produto.
(Fac. São Marcos) Assinale a frase incorreta, quanto à flexão de grau do adjetivo:
a- ( ) Que tristezas são mais ruins que as nossas?
b- ( ) A proposta era mais boa do que má.
c – ( ) A proposta era mais má do que boa.
d – ( ) Minha casa é mais grande do que pequena.
Alternativa “a”.
Diante do poema em evidência, destaque os adjetivos e comente sobre os recursos linguísticos propostos pela autora:
Jogo de Bola
A bela bola
Rola:
A bela bola do Raul.
Bola amarela,
A da Arabela.
A do Raul,
Azul.
Rola a amarela
E pula a azul.
A bola é mole,
É mole e rola.
A bola pula.
É bela e pula.
É bela, rola e pula,
É mole, amarela, azul.
A de Raul é de Arabela,
E a de Arabela é de Raul.
Cecília Meireles
bela, amarela, azul, mole.
Em referência aos recursos linguísticos, a autora utilizou-se da aliteração, que, conforme as características pertinentes às figuras de linguagem, servem para enfatizar com mais veemência o discurso que ora se pretende transmitir.
Em um anúncio publicitário podemos verificar a presença dos seguintes dizeres:
Vai levar a garantidona, a garantidaça ou a garantidésima? Linha de TVs Lumina. O máximo em tecnologia, o mínimo em consumo de energia. |
Elabore um comentário acerca do emprego dos referidos adjetivos, apontando o efeito de sentido provocado pelos mesmos.
O emprego dos adjetivos relacionados à qualidade do produto anunciado, no caso a televisão, mesmo que atribuídos de acordo com o padrão coloquial da linguagem, foi no instinto de persuadir o consumidor em adquirir o mesmo. Torna-se uma estratégia comercial, cujo objetivo é o lucro.