Exercícios sobre Adjetivos

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre Adjetivos e veja a resolução comentada. Publicado por: Vânia Maria do Nascimento Duarte
Questão 1

O anúncio classificado é um gênero textual no qual os adjetivos têm presença marcante. Comente sobre a finalidade dos mesmos.

Ver resposta
Resposta

A finalidade pauta-se pelo instinto persuasivo a que os mesmos se referem, no intuito de convencer o cliente a adquirir um determinado produto. 

Questão 2

(Fac. São Marcos) Assinale a frase incorreta, quanto à flexão de grau do adjetivo:

 a- (     ) Que tristezas são mais ruins que as nossas?
b-  (     ) A proposta era mais boa do que má.
c – (    ) A proposta era mais má do que boa.
d – (    ) Minha casa é mais grande do que pequena.

Ver resposta
Resposta

Alternativa “a”.

Questão 3

Diante do poema em evidência, destaque os adjetivos e comente sobre os recursos linguísticos propostos pela autora:

Jogo de Bola

A bela bola
Rola:
A bela bola do Raul.

Bola amarela,
A da Arabela.

A do Raul,
Azul.

Rola a amarela
E pula a azul.

A bola é mole,
É mole e rola.

A bola pula.
É bela e pula.

É bela, rola e pula,
É mole, amarela, azul.

A de Raul é de Arabela,
E a de Arabela é de Raul.

                              
Cecília Meireles

Ver resposta
Resposta

bela, amarela, azul, mole.
Em referência aos recursos linguísticos, a autora utilizou-se da aliteração, que, conforme as características pertinentes às figuras de linguagem, servem para enfatizar com mais veemência o discurso que ora se pretende transmitir.

Questão 4

 

Em um anúncio publicitário podemos verificar a presença dos seguintes dizeres:

Vai levar a garantidona, a garantidaça ou a garantidésima?

Linha de TVs Lumina. O máximo em tecnologia, o mínimo em consumo de energia.


Elabore um comentário acerca do emprego dos referidos adjetivos, apontando o efeito de sentido provocado pelos mesmos.

Ver resposta
Resposta

O emprego dos adjetivos relacionados à qualidade do produto anunciado, no caso a televisão, mesmo que atribuídos de acordo com o padrão coloquial da linguagem, foi no instinto de persuadir o consumidor  em adquirir o mesmo. Torna-se uma estratégia comercial, cujo objetivo é o lucro.

Assista às nossas videoaulas