Exercícios sobre as divisões da gramática
Partindo do pressuposto de que a Fonologia integra uma das divisões da gramática, explicite sua opinião acerca das convenções ortográficas prescritas pela gramática.
Somos regidos por um sistema único, convencional a todos. Assim, quando nos familiarizamos com os postulados gramaticais, sobretudo no que se refere às convenções ortográficas, tornamo-nos aptos a desenvolver nossa competência linguística em todo tempo e lugar, adequando os discursos que proferimos aos padrões da linguagem.
No que diz respeito à Fonologia, considerada parte integrante das divisões da gramática, registre suas impressões com relação ao processo de significação das palavras, cujo objeto de estudo diz respeito à sinonímia, antonímia, paronímia, entre outras, procurando enfatizar acerca da importância do conhecimento desses aspectos no que se refere à prática da linguagem escrita.
Tendo em vista as habilidades requeridas pela modalidade escrita da linguagem, torna-se de fundamental importância que o emissor disponha de todos os conhecimentos relacionados ao processo em questão, levando-se em consideração alguns pressupostos, tais como o conhecimento referente à sinonímia, que faz com que ele opte por esta ou aquela palavra, cuja semelhança de significado se apresenta como evidente, podendo, assim, construir um discurso de forma clara, precisa, coerente e, sobretudo, corretamente elaborada. Quanto aos pressupostos relacionados à homonímia e à paronímia, o usuário deve estar atento à ortografia e à semântica; sem falar nos casos ligados à polissemia das palavras, uma vez que o emprego correto delas dependerá do contexto em que se encontrarem inseridas.
(UFV-MG)
Observando a grafia das palavras destacadas nas frases abaixo, assinale a alternativa que apresenta erro:
a) Aquele hereje sempre põe empecilho porque é muito pretencioso.
b) Uma falsa meiguice encobria-lhe a rigidez e a falta de compreensão.
c) A obsessão é prejudicial ao discernimento.
d) A hombridade de caráter eleva o homem.
e) Eles quiseram fazer concessão para não ridicularizar o estrangeiro.
Atente-se ao fato de que a questão pede para marcar a questão que apresenta erro.
a) Alternativa adequada, visto que a palavra “herege” é grafada com “g”, e não com “j” como aponta a questão.
b) Alternativa inadequada, haja vista o fato de que ambas as palavras (rigidez e compreensão) se encontram corretamente grafadas.
c) Alternativa inadequada, demarcada pelo fato de que “obsessão” e “discernimento” se apresentam graficamente corretas.
d) Alternativa inadequada, pois a palavra “hombridade”, graficamente dizendo, apresenta-se grafada com “h”.
e) Alternativa inadequada, visto que as palavras “concessão” e “ridicularizar” se adéquam ao padrão formal da linguagem no que tange aos aspectos ortográficos.
(UFPel – RS)
A frase que não apresenta problema(s) de regência, levando-se em consideração a língua escrita, é:
a) Preferiu sair antes do que ficar até o fim da peça.
b) O cargo a que todos visavam já foi preenchido.
c) Lembrou de que precisava voltar ao trabalho.
d) As informações que dispomos não são suficientes para esclarecer o caso.
e) Não tenho dúvidas que ele chegará em breve.
Atente-se ao fato de que a questão pede para marcar a alternativa que não apresenta problemas.
a) Alternativa incorreta, visto que o verbo “preferir”, ora retratando a noção relativa a decidir entre uma ação e outra, requer o uso da preposição “a”. Dessa forma, retificando-a, temos: Preferiu sair antes a ficar até o fim da peça.
b) Alternativa correta, tendo em vista que o verbo “visar”, retratando o sentido de almejar, pretender, requer o uso da preposição “a”, como apresentado na alternativa.
c) Alternativa incorreta, haja vista que o verbo “lembrar”, necessariamente se torna pronominal quando acompanhado de alguma preposição. Assim, retificando o enunciado temos: Lembrou-se de que precisava voltar ao trabalho.
d) Alternativa incorreta, dada a ausência da preposição “de”, partindo do pressuposto de que o verbo “dispor” se classifica como transitivo indireto. Nesse sentido, o correto seria “As informações de que dispomos não são suficientes para esclarecer o caso”.
e) Alternativa incorreta, idem ao comentário relacionado à questão anterior. Quando duvidamos, duvidamos de algo. Dessa maneira, temos: “Não tenho dúvidas de que ele chegará em breve”.
Tendo em vista que a Fonologia, ora representando uma das partes que compõem as divisões da gramática, é responsável pelas questões ortográficas, as quais não deixam de ser um dos muitos entraves encontrados por boa parte dos usuários, procure ressaltar sua opinião acerca dessas dificuldades, levando em conta que o aperfeiçoamento de determinadas competências podem sanar tais obstáculos.
Entre as dificuldades encontradas pela maioria dos usuários do sistema linguístico, atestamos como significativa aquela relacionada à ortografia, ou seja, a dificuldade encontrada acerca da forma correta de grafar as palavras. No entanto, pode-se afirmar que tais entraves são aos poucos amenizados mediante a leitura constante e a prática da escrita – fatores esses que fazem com que a pessoa internalize as regras, os pressupostos preconizados pelos ditames gramaticais, e assim passe a exercer as habilidades necessárias em determinadas circunstâncias comunicativas consideradas formais, como a escrita.
Adaptado:
O estudo dos aspectos morfológicos, pertencente a uma das divisões da Gramática (Morfologia), abarca, entre outros aspectos, acerca da formação, estrutura e classificação das palavras, o que nos permite estabelecer familiaridade com os substantivos, adjetivos, advérbios, verbos, entre outras classes gramaticais. Assim, com base nessa premissa, o exercício a seguir, extraído de uma questão de vestibular, aponta:
Indique a alternativa em que só aparecem substantivos abstratos:
a) tempo, angústia, saudade, ausência, esperança, imagem
b) angústia, choro, sol, presença, esperança, amizade
c) amigo, dor, claridade, esperança, luz, tempo
d) angústia, saudade, presença, esperança, amizade
e) espaço, mãos, claridade, rosto, ausência, esperança
Partindo do princípio de que os substantivos abstratos são aqueles que necessitam de outro ser para que existam, temos como alternativa condizente ao enunciado aquela demarcada pela letra “D”: angústia, saudade, presença, esperança, amizade.
(TJ-SP) Adaptado:
A Sintaxe representa uma das divisões da gramática, sendo responsável pelo estudo das relações que se estabelecem entre as palavras em um dado enunciado linguístico. Dessa forma, o exercício a seguir, retirado de uma questão de vestibular, aborda acerca dos tipos de sujeito, parte essa pertencente a tal divisão. Observe o que ele propõe para que assim tenha a habilidade necessária para resolvê-lo:
Assinale a oração na qual o sujeito é oculto:
a) Encontramos homens e mulheres famintos.
b) Durante a noite, picharam a parede.
c) Existem razões para incriminá-lo.
d) Entraram o ministro e seus assessores.
e) Haviam sido realizadas todas as provas do concurso.
Acerca dos princípios que norteiam os casos relacionados ao sujeito oculto, constatamos que a alternativa que se adéqua ao que é proposto no enunciado se demarca pela letra “A”, visto que mesmo em se tratando de um sujeito não explícito, conseguimos identificá-lo pela terminação verbal “-amos”, referindo-se à primeira pessoa do plural – nós.
Acerca do poema que segue, analise-o no que se refere às mudanças que se operaram no plano dos aspectos fonêmicos, levando em consideração que tais mudanças implicam, sobretudo, nas características relativas à significância das palavras.
Jogo de bola
A bela bola rola:
a bela bola do Raul.
Bola amarela, a de Arabela.
A do Raul, azul.
Rola a amarela
e pula a azul.
A bola é mole,
é mole e rola.
A bola é bela,
é bela e pula.
É bela, rola e pula,
é mole, amarela, azul.
A de Raul é de Arabela,
e a de Arabela é de Raul.
Cecília Meireles
No poema em questão há evidência de permutação entre fonemas (considerados as unidades fônicas distintas das palavras), o que resultou na construção de novas palavras e, consequentemente, em novos significados, assim expostos:
bola / rola
Arabela/ amarela
Raul / azul
bela/ Arabela