Exercícios sobre as flexões verbais

As flexões verbais dizem respeito a uma das particularidades dos verbos, as quais dizem respeito ao número, pessoa, modo, tempo e voz. Publicado por: Vânia Maria do Nascimento Duarte
Questão 1

(Fuvest) Reescreva as frases abaixo, obedecendo ao modelo:

Modelo:

“Se ele voltou cedo, eu também voltei.
Se ele voltar cedo, eu também voltarei.”


a) Se ele viu o filme, eu também vi.

b) Se tu te dispuseste, eu também me dispus.

Ver resposta
Resposta

 

a) Se ele viu o filme, eu também vi.
 Se ele vir o filme, eu também verei.

b) Se tu te dispuseste, eu também me dispus.
Se tu te dispuser, eu também me disporei.

Questão 2

Acerca dos enunciados que seguem, flexione os derivados do verbo “ter” no pretérito imperfeito do modo subjuntivo, tendo como subsídio o exemplo que segue.

Eu teria paciência, se todos tivessem.

a- Ela manteria tranquila, se todos_______________.

b – Neste documento conteria todas as informações, se nos outros _________________.

c – Os alunos até se ateriam a essa questão, se o professor se ­­­­­­­­_____________________.

d- O documentário reteria a informação, se os canais televisivos ________________________. 

Ver resposta
Resposta

a- Ela manteria tranquila, se todos MANTIVESSEM.

b – Neste documento conteria todas as informações, se nos outros CONTIVESSEM.

c – Os alunos até se ateriam a essa questão, se o professor se ATIVESSE.

d- O documentário reteria a informação, se os canais televisivos RETIVESSEM.

Questão 3

Seguindo o modelo, reescreva as frases de modo a estabelecer de maneira adequada a correlação temporal entre as formas verbais:

Você obterá um bom resultado, se (fazer) o trabalho.

Você obterá um bom resultado, se fizer o trabalho.

a –Fecharemos o acordo, se a proposta nos (convir).

b – Saldaremos a dívida, se (reaver) o que nos foi suprimido.

c – A situação se resolverá, se nós (impor) as condições.

d- Encontrará graves erros de concordância, se (refazer)          
o trabalho.

e – Se não (conter) nosso impulsos, seremos repreendidos.

Ver resposta
Resposta

a –Fecharemos o acordo, se a proposta nos CONVIER.

b – Saldaremos a dívida, se REOUVERMOSo que nos foi suprimido.

c – A situação se resolverá, se nós IMPUSERMOS as condições.

d- Encontrará graves erros de concordância, se REFIZER         
o trabalho.

e – Se não CONTIVERMOS nossos impulsos, seremos repreendidos.

Questão 4

(ESPM – SP)Leia o trecho:

Toda a gente dormia com a mulher do Jaqueira. Era só empurrar a porta. Se a mulher não abria logo, Jaqueira ia abrir, bocejando e ameaçando:

- Um dia eu mato um peste.

Matou. Escondeu-se por detrás de um pau e descarregou a lazarina bem no coração do freguês. 

(Graciliano Ramos, São Bernardo)

A forma verbal grifada:

a) está no pretérito, indicando uma ação durativa ou repetitiva que começa num passado mais ou menos distante e perdura ainda no momento da fala.

b) está no futuro do pretérito, indicando uma ação hipotética.

c) está no presente, indicando que a ação se dará num tempo futuro.

d) está no futuro, indicando que a ação se dará num futuro do presente.

e) está no presente, indicando uma ação momentânea ou pontual.

Ver resposta
Resposta

Alternativa correta representada pela letra “C”.

Questão 5

(ESPM – SP)Leia o trecho:

Toda a gente dormia com a mulher do Jaqueira. Era só empurrar a porta. Se a mulher não abria logo, Jaqueira ia abrir, bocejando e ameaçando:

- Um dia eu mato um peste.

Matou. Escondeu-se por detrás de um pau e descarregou a lazarina bem no coração do freguês. 

(Graciliano Ramos, São Bernardo)

A forma verbal grifada:

a) está no pretérito, indicando uma ação durativa ou repetitiva que começa num passado mais ou menos distante e perdura ainda no momento da fala.

b) está no futuro do pretérito, indicando uma ação hipotética.

c) está no presente, indicando que a ação se dará num tempo futuro.

d) está no futuro, indicando que a ação se dará num futuro do presente.

e) está no presente, indicando uma ação momentânea ou pontual.

Ver resposta
Resposta

Alternativa correta representada pela letra “C”.

Assista às nossas videoaulas


Leia o artigo