Exercícios sobre as Funções da Linguagem

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre Funções da Linguagem e veja a resolução comentada. Publicado por: Vânia Maria do Nascimento Duarte
Questão 1

Analise o poema em evidência, levando em consideração seus conhecimentos no que se refere às funções da linguagem.

Catar feijão  

Catar feijão se limita com escrever:

Jogam-se os grãos na água do alguidar

E as palavras na da folha de papel;

e depois, joga-se fora o que boiar.

Certo, toda palavra boiará no papel,

água congelada, por chumbo seu verbo;

 pois catar esse feijão, soprar nele,

e jogar fora o leve e oco, palha e eco.
[...]

João Cabral de Melo Neto 

Ver resposta
Resposta

Mediante a análise do poema em questão, constatamos que se trata da função metalinguística, uma vez que o poeta se utiliza do código para explicar o próprio código. Assim, o objetivo da criação cabralina é enfatizar a complexidade voltada para a arte da escrita, a qual se assemelha ao ato de catar feijão. Ao elencarmos nossas ideias para a construção do discurso, faz-se necessário que as organizemos da melhor forma possível, de modo a tornar o discurso, claro, objetivo e coerente.

Questão 2

(Cesgranrio – RJ) Assinale a opção em que a inversão da ordem dos termos altera o sentido fundamental do enunciado:

a) Era uma poesia simples/ Era uma simples poesia.
b) Possuía um sentimento vago/ Possuía um vago sentimento.
c) Olhava uma parasita mimosa/Olhava uma mimosa parasita.
d) Havia um contraste eterno/Havia um eterno contraste.
e) Vivia um drama terrível/Vivia um terrível drama.

Ver resposta
Resposta

Alternativa “A”.

Questão 3

Partindo do pressuposto de que o processo comunicativo está intrinsecamente ligado a alguns fatores tidos como essenciais, aponte-os.

Ver resposta
Resposta

Para que a comunicação realmente se efetive, seis fatores participam desse processo, são eles:

O emissor (ou locutor) – representado pela pessoa que fala.

O receptor (ou interlocutor) – quem recebe a mensagem.

A mensagem – representa a informação ora veiculada.

O código – constitui o sistema de sinais que permitem a compreensão da mensagem, no caso a Língua Portuguesa.

O canal – representa o meio pelo qual a mensagem é enviada, como por exemplo, o ar – responsável pela propagação do som.

O referente – constitui o contexto, o assunto do qual é tratado mediante a interlocução.

Questão 4

Atente-se a uma análise dos exemplos que seguem e, em seguida, destaque quais funções se encontram neles presentes:


a)

De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto,
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
                                                   Vinícius de Morais

b)

c) Com Natal próximo, importações batem recorde em setembro

Média diária de importações de US$ 844 milhões é a maior desde 2003.

Saldo comercial soma US$ 1,09 bi em setembro e US$ 12,77 bi no ano.
(Fonte: http://g1.globo.com/economia-e-negocios/noticia/2010/10/com-natal-proximo-importacoes-batem-recorde-em-setembro.html)

d) A ascensorista e o viúvo trataram-se como sempre:

-Tudo bem com você?
- Tudo. E você?
-Tudo bem!
-Ah... Até mais tarde.
-Até mais tarde.

 

Ver resposta
Resposta

a – função emotiva
b – função apelativa
c- função referencial
d- função fática 

Assista às nossas videoaulas


Leia o artigo