Exercícios sobre a classificação do sujeito
Estes exercícios sobre a classificação do sujeito vão avaliar seus conhecimentos sobre esse importante termo constituinte da oração.
Publicado por: Luana Castro Alves PerezQuestões
-
Questão 1

O sujeito é um termo muito importante para a oração. Ele pode ser simples, composto, elíptico ou indeterminadoNa oração “Esse lixo enfeia a rua”, qual é o sujeito e a sua classificação?
Alternativa “c”. Na oração “Esse lixo enfeia a rua”, a palavra lixo atua como sujeito da oração e, por ser um sujeito composto por apenas um núcleo, é classificado como sujeito simples.
-
Questão 2

O sujeito elíptico pode ser reconhecido por meio da desinência verbal e/ou do contexto da oraçãoOs sujeitos das falas do primeiro e segundo quadrinho são, respectivamente:
Alternativa “a”. No primeiro quadrinho, na fala de Calvin, “Tô com fome. Posso fazer um lanche?”, o sujeito é elíptico (eu Tô com fome. eu Posso fazer um lanche?). No segundo quadrinho, na fala da mãe de Calvin, “Claro, sirva-se”, o sujeito é indeterminado, pois o verbo “servir” está na terceira pessoa do singular acrescido do pronome se.
-
Questão 3
(UFMG)
A propósito do trecho que segue, aponte a resposta correta na questão:
“O idealismo supõe a imaginação entusiasta que se adianta à realidade no encalço da perfeição.” (in “Perspectivas”)
O sujeito de supõe é:
Alternativa “b”. Sujeito simples: o idealismo. Quem supõe? → o idealismo.
-
Questão 4
(UNIP)
Em Enfim, peguei dos livros e corri à lição. Não corri precisamente; a meio caminho parei, advertindo que devia ser muito tarde, e podiam ler-me no semblante alguma cousa (Machado de Assis), tem-se sujeito
Alternativa “c”. Enfim, (eu) peguei os livros... e Podiam-me ler. Quem podiam me ler? Nesse caso, o sujeito não foi determinado porque o autor não sabe de quem se trata ou porque não quer revelá-lo.