Exercícios sobre concordância nominal
(Fumarc)
A concordância nominal está CORRETA em:
A) É necessário a atenção de todos para a leitura do texto.
B) Ela tomou decisões o mais sensatas possíveis.
C) Somente após bastantes ameaças, ele arrumou o quarto.
D) Quando a moça terminou de arrumar as malas, já era meio-dia e meio.
Alternativa C.
As concordâncias nominais das alternativas A, B e D estão incorretas, pois suas formas corretas devem ser: “É necessária a atenção”, “o mais sensatas possível”, “já era meio-dia e meia”. Portanto, a única alternativa correta é a C, já que em “bastantes ameaças”, o adjetivo “bastante” concorda em número com o substantivo “ameaças”.
Analise as orações abaixo e marque a alternativa em que a concordância nominal está INCORRETA.
A) O ensino e a saúde brasileira estão sempre em discussão.
B) Atores e atrizes americanas declararam apoio às manifestações.
C) Jurema sempre se lembrava de tios e tias falecidas.
D) É boa hora e lugar para eu fazer o pedido de namoro.
E) Naquele país, a taxa de crescimento é muito baixo.
Alternativa E.
Para a alternativa E estar correta, a frase deve ser escrita assim: “Naquele país, a taxa de crescimento é muito baixa”. Dessa forma, o adjetivo “baixa” concorda devidamente com o substantivo “taxa”. Nas demais alternativas da questão, a concordância nominal é feita com o substantivo mais próximo, sendo essa uma possibilidade de concordância aceita pela gramática normativa.
(Concurso Público Nacional Unificado) De acordo com as regras de concordância nominal da norma-padrão da língua portuguesa, a palavra destacada em negrito está empregada corretamente em:
A) As pesquisas para a cura de doenças e a busca de solução para os problemas ambientais estão vinculadas ao aumento das verbas do financiamento governamental.
B) A ampliação dos institutos de pesquisa e o fomento às universidades públicas são solicitadas constantemente pela comunidade científica nacional.
C) Nos países em desenvolvimento, o investimento governamental em alunos do ensino superior e a promoção de grupos de pesquisa são escassas se comparadas aos países desenvolvidos.
D) Os testes para avaliar a efetividade das vacinas e as publicações científicas sobre os efeitos da covid-19 foram financiadas por empresas farmacêuticas internacionais.
E) O vasto território brasileiro e a nossa incrível diversidade de biomas são decisivas para a produção de recursos naturais, o sequestro de carbono e a preservação da biodiversidade.
Alternativa A.
Na alternativa B, “solicitados” (no masculino plural) concorda com “a ampliação.. e o fomento...”. Na alternativa C, “escassos” (no masculino plural) concorda com “o investimento... e a promoção...”. Na alternativa D, “financiados” (no masculino plural) concorda com “os testes... e as publicações...”. Por fim, na alternativa E, “decisivos” (no masculino plural) concorda com “o vasto território... e a nossa incrível diversidade...”. Assim, quando há dois substantivos de gêneros diferentes, o adjetivo que com eles concorda fica no masculino plural.
Analise as frases a seguir e marque a alternativa em que a concordância nominal está CORRETA.
A) No final do mês, custavam mais caros o arroz e o feijão.
B) É preciso gastar menos água em tempos de seca.
C) Percebi que estavam bastantes pessimistas hoje.
D) Há menas restrições ao uso de entorpecentes.
E) Dessa vez, havia menas pessoas no teatro.
Alternativa B.
A seguir, vamos corrigir as alternativas incorretas: “No final do mês, custavam mais caro o arroz e o feijão” (alternativa A), “Percebi que estavam bastante pessimistas hoje” (alternativa C), “Há menos restrições ao uso de entorpecentes” (alternativa D) e “Dessa vez, havia menos pessoas no teatro” (alternativa E). Portanto, a palavra “menos” é invariável, de forma que está correto o enunciado da alternativa B: “É preciso gastar menos água em tempos de seca”.
(Unimontes)
Não éramos cordiais?
Clóvis Rossi
O nível impressionante de violência no cotidiano está cada vez mais próximo de uma barbárie intolerável
A morte do cinegrafista Santiago Andrade não configura um atentado à liberdade de imprensa, ao contrário do que tantos apregoam. É muito pior que isso: é um atentado ao convívio civilizado entre brasileiros, um degrau a mais na escalada impressionante de violência que está empurrando o país para um teor ainda mais exacerbado de barbárie. O incidente com o cinegrafista é parte de uma coreografia de violência crescente que se dá por onde quer que se olhe.
Nunca se matou com tanta facilidade em assaltos. Nunca se apertou o gatilho com tanta facilidade. É até curioso que as estatísticas policiais no Estado de São Paulo apontem uma redução no número de homicídios dolosos, como se fosse um avanço, quando aumenta o número de vítimas de latrocínio, que não passa de homicídio precedido de roubo.
[...]
Antes que o desamparo e a violência sem quartel se tornem completamente descontrolados, seria desejável o surgimento de lideranças capazes de pensar na coisa pública em vez de se dedicarem a seus interesses pessoais, mesmo os legítimos. Alguém precisa aparecer com um projeto de país, em vez de projetos de poder. Não é por acaso que 60% dos brasileiros querem mudanças, ainda que não as definam claramente. A encruzilhada agora é entre ideias e rojões.
Folha de S. Paulo, A18 mundo, quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014.
Em “O nível impressionante de violência no cotidiano está cada vez mais próximo de uma barbárie intolerável” (no subtítulo), sob o ponto de vista da modalidade padrão da língua portuguesa, é CORRETO afirmar:
A) “Próximo” faz concordância com o vocábulo “cotidiano”.
B) “Próximo” faz concordância com o núcleo do sujeito, “nível”.
C) A concordância poderia ser feita, também, entre “violência” e “próxima”, substituindo-se exclusivamente essa última palavra.
D) A concordância poderia ser feita, também, entre “próxima” e “uma barbárie intolerável”, substituindo-se exclusivamente “próxima”.
Alternativa B.
No período “O nível impressionante de violência no cotidiano está cada vez mais próximo de uma barbárie intolerável”, o que se afirma é que “o nível” está cada vez “mais próximo”. Portanto, o adjetivo “próximo” concorda com o substantivo masculino “nível”.
Em relação ao adjetivo “anexo”, a concordância nominal está CORRETA na alternativa:
A) Anexo ao relatório estão os dados da pesquisa de campo.
B) Envio, anexo, uma cópia de cada um dos testamentos.
C) Vão anexos a conta de luz e a conta de água deste mês.
D) Vão anexos os relatórios sobre os testes automotivos.
E) Anexa à carta, está o desenho feito pelo Pedrinho.
Alternativa D.
A seguir, vamos corrigir as alternativas incorretas: “Anexos ao relatório estão os dados da pesquisa de campo” (alternativa A), “Envio, anexa, uma cópia de cada um dos testamentos” (alternativa B), “Vão anexas a conta de luz e a conta de água deste mês” (alternativa C) e “Anexo à carta, está o desenho feito pelo Pedrinho” (alternativa E). Portanto, o adjetivo “anexo” concorda em gênero e número com o substantivo, de forma que está correto o enunciado da alternativa D: “Vão anexos os relatórios sobre os testes automotivos”.
Quando voltei a casa era noite. Vim depressa, não tanto, porém, que não pensasse nos termos em que falaria ao agregado. Formulei o pedido de cabeça, escolhendo as palavras que diria e o tom delas, entre seco e benévolo. Na chácara, antes de entrar em casa, repeti-as comigo, depois em voz alta, para ver se eram adequadas e se obedeciam às recomendações de Capitu: “Preciso falar-lhe, sem falta, amanhã; escolha o lugar e diga-me”. Proferi-as lentamente, e mais lentamente ainda as palavras sem falta, como para sublinhá-las. Repeti-as ainda, e então achei-as secas demais, quase ríspidas, e, francamente, impróprias de um criançola para um homem maduro. Cuidei de escolher outras, e parei.
MACHADO DE ASSIS. Dom Casmurro. 2. ed. Brasília: Edições Câmara, 2019.
Nesse trecho do romance de Machado de Assis, a que substantivo se referem os adjetivos “adequadas”, “secas”, “ríspidas” e “impróprias”?
A) Cabeças.
B) Palavras.
C) Casas.
D) Recomendações.
E) Outras.
Alternativa B.
Os adjetivos se referem ao substantivo feminino plural “palavras”. Esse substantivo é retomado todo o tempo pelo pronome “as”, em construções como “proferi-as” e “repeti-as”, por exemplo. Já o termo “outras” é um pronome indefinido que também se refere ao substantivo “palavras”.
Em relação à palavra “meio”, a concordância nominal está CORRETA na alternativa:
A) A janela estava meio aberta quando acordei de madrugada.
B) Dinorá estava meia confusa após o acidente de carro.
C) Acho que essa saia está meia velha, você concorda comigo?
D) Era meio-dia e meio quando entrei na sala de votação.
E) Comi uma fatia e meio de bolo de chocolate pela manhã.
Alternativa A.
A seguir, vamos corrigir as alternativas incorretas: “Dinorá estava meio confusa após o acidente de carro” (alternativa B), “Acho que essa saia está meio velha, você concorda comigo?” (alternativa C), “Era meio-dia e meia quando entrei na sala de votação” (alternativa D) e “Comi uma fatia e meia de bolo de chocolate pela manhã” (alternativa E). Assim, nas alternativas A, B e C, o advérbio “meio” é invariável, de forma que está correto o enunciado da alternativa A: “A janela estava meio aberta quando acordei de madrugada”. Já nas alternativas D e E, “meio” é adjetivo e, portanto, concorda em gênero e número com o substantivo.
Preencha as lacunas do texto com as expressões “possível”, “só” e “incluso”, segundo as regras de concordância nominal:
Os livros devem estar o mais barato __________ durante a feira que comemora o aniversário de Gutenberg. Após o evento, vou deixar meus cachorros __________ em casa outra vez e correr um pouco para aliviar o estresse. No dia seguinte, antes de viajar, deixarei o contrato na mesa do escritório e também, __________, as passagens de avião do chefe.
A sequência correta de preenchimento das lacunas é:
A) possível, sós, inclusas.
B) possível, só, inclusos.
C) possíveis, sós, inclusas.
D) possíveis, só, inclusos.
E) possível, sós, incluso.
Alternativa A.
O adjetivo “possível” deve ficar no singular quando o superlativo inicia com “o”, ou seja, “o mais”, “o menos” etc. Já o adjetivo “só” concorda em número com o substantivo. Por fim, o adjetivo “incluso” concorda em gênero e número com o substantivo.
Portanto, o texto deve ser escrito assim: “Os livros devem estar o mais barato possível durante a feira que comemora o aniversário de Gutenberg. Após o evento, vou deixar meus cachorros sós em casa outra vez e correr um pouco para aliviar o estresse. No dia seguinte, antes de viajar, deixarei o contrato na mesa do escritório e também, inclusas, as passagens de avião do chefe”.
Marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmações:
( ) A concordância nominal da frase “É proibida a entrada de cães e gatos” foi feita corretamente.
( ) A frase “É necessário cautela em momento tão crítico” segue a mesma regra de concordância nominal de “É proibida a entrada de cães e gatos”.
( ) A concordância nominal da frase “É bom água de coco” foi feita incorretamente.
A sequência correta é:
A) V, V, V.
B) F, F, F.
C) V, F, F.
D) F, V, V.
E) V, F, V.
Alternativa C.
Os adjetivos “proibido”, “necessário” e “bom”, nas construções sintáticas “é proibido”, “é necessário” e “é bom”, são invariáveis SE o substantivo que compõe o sujeito da oração NÃO for determinado, ou seja, não apresentar artigo ou pronome: “É proibido entrada de cães e gatos”, “É necessário cautela em momento tão crítico” e “É bom água de coco”. Caso o substantivo seja determinado, por apresentar artigo ou pronome, o adjetivo concorda em gênero e número com o substantivo: “É proibida a entrada de cães e gatos”, “É necessária a cautela em momento tão crítico” e “É boa a água de coco”.
Analise a concordância nominal das seguintes frases:
I. Acenamos para as milhares de pessoas que estavam no teatro.
II. Depois que você sofreu tanto, estamos finalmente quites.
III. A diplomacia lusa-brasileira não falhou desta vez.
Está(ão) correta(s):
A) I e II.
B) I e III.
C) II e III.
D) I.
E) II.
Alternativa E.
Em relação às frases da questão, o correto é escrever: “Acenamos para os milhares de pessoas que estavam no teatro” (“milhar” é palavra masculina), “Depois que você sofreu tanto, estamos finalmente quites” (“quite” sofre variação de número) e “A diplomacia luso-brasileira não falhou desta vez” (apenas o segundo elemento do adjetivo pátrio “luso-brasileiro” sofre variação de número e gênero).
Analise a concordância nominal das seguintes orações:
I. Durante as Olimpíadas, as roupas verde-amarelas brilhavam ao sol.
II. Nicanor tinha belos cabelos castanhos-escuros e olhos pretos.
III. Colocamos bermudas verde-limão e saímos de bicicleta.
Está(ão) correta(s):
A) I e II.
B) I e III.
C) II e III.
D) II.
E) I, II e III.
Alternativa B.
Em relação às orações da questão, o correto é escrever: “Durante as Olimpíadas, as roupas verde-amarelas brilhavam ao sol” e “Nicanor tinha belos cabelos castanho-escuros e olhos pretos”. Nesses dois casos, só o segundo elemento do adjetivo composto sofre variação de gênero e número. Por fim, em “Colocamos bermudas verde-limão e saímos de bicicleta”, temos um adjetivo invariável, já que o segundo elemento é um substantivo.