Exercícios sobre a concordância de verbos acompanhados do “se”
(BB) Frase gramaticalmente correta:
a) Procurou-se as mesmas pessoas.
b) Registrou-se os processos.
c) Respondeu-se aos questionários.
d) Ouviu-se os últimos comentários.
e) Somou-se as parcelas.
a) Não podemos afirmar que a alternativa em questão (a) pode ser considerada como correta, visto que por se tratar de um verbo transitivo direto (procurou), o pronome que o acompanha atua como partícula apassivadora. Dessa forma, torna-se necessária a concordância entre o verbo e o sujeito, portanto, “Procuraram-se as mesmas pessoas”.
b) Torna-se incoerente dizer que se trata de um enunciado que se adequa ao padrão formal da linguagem, haja vista que a concordância deveria ter sido feita entre o verbo e o sujeito, ou seja, “registraram-se os processos”. Tal pressuposto se refere ao fato de que o pronome “se” atua como pronome apassivador.
c) Podemos afirmar que se trata de um enunciado linguístico cuja construção se adequa ao padrão formal da linguagem, visto que por se tratar de um verbo transitivo indireto, no qual o pronome se atua como índice de indeterminação do sujeito, necessariamente o verbo deve permanecer na terceira pessoa do singular.
d) Afirmar que se trata de um enunciado linguístico adequado ao padrão formal da linguagem seria uma incoerência, haja vista que a concordância deveria ter sido feita entre o verbo e o sujeito (ouviram-se), pois quanto à predicação, ele (o verbo) se classifica como transitivo direto.
e) O enunciado em questão, uma vez analisado sob o ponto de vista da gramática, torna-se inadequado, pelo fato de não ter havido a concordância entre o verbo e o sujeito (somaram-se).
(UFRJ) Assinale a frase em que o se é pronome apassivador:
a) Não se atende a reclamações posteriores.
b) Sabes se o resultado já foi afixado?
c) Só irei ao teatro se fores comigo.
d) Registraram-se os acidentes mais importantes.
e) Todos se retiraram a tempo.
a) Não se pode afirmar que o pronome em questão assim se classifica, visto que a ele podemos atribuir a função de partícula de realce ou expletiva.
b) Atribuir tal função ao pronome se seria inadequado, haja vista o fato de ele se classificar como uma conjunção integrante, pois introduz uma oração subordinada substantiva objetiva direta.
c) Atuando como uma conjunção subordinativa adverbial condicional, não podemos dizer que o se, nesse caso, atua como tal (pronome apassivador).
d) Afirmativa correta, pois atestamos a concordância que se efetiva ente o verbo e o sujeito, haja vista se tratar de um verbo transitivo direto.
e) Seria incoerente afirmar que o se, nesse caso, atua como pronome apassivador, visto que a função que é dada a ele se define por “parte integrante do verbo”.
As orações que seguem se constituem de verbos acompanhados do pronome “se”, ora atuando como pronome apassivador, ora como índice de indeterminação do sujeito. Dessa forma, analise-as, atribuindo a classificação correta, seguindo o código expresso. Lembre-se de que a classificação correta se encontra relacionada à concordância que se dá entre o verbo e seu respectivo sujeito.
(A) Pronome apassivador
(B) Índice de indeterminação do sujeito
a – ( ) Assistiu-se a grandes espetáculos naquela noite.
b - ( ) Promovem-se grandes eventos culturais.
c – ( ) Precisa-se de funcionários experientes e confiáveis.
d- ( ) Vive-se bem aqui.
e – ( ) Discutiram-se as novas estratégias a serem aplicadas.
f – ( ) Alugam-se apartamentos para temporada.
g – ( ) Conserta-se aparelho doméstico.
h – ( ) Necessita-se de recursos financeiros.
a – ( B ) Assistiu-se a grandes espetáculos naquela noite.
b- ( A ) Promovem-se grandes eventos culturais.
c – ( B ) Precisa-se de funcionários experientes e confiáveis.
d- ( B ) Vive-se bem aqui.
e – ( A ) Discutiram-se as novas estratégias a serem aplicadas.
f – ( A ) Alugam-se apartamentos para temporada.
g – ( A ) Conserta-se aparelho doméstico.
h – ( B ) Necessita-se de recursos financeiros.
Acerca dos enunciados abaixo, analise-os e registre as impressões obtidas, tendo em vista os conhecimentos de que você dispõe acerca da concordância que se dá entre o verbo e o sujeito.
Criou-se expectativa em relação ao acontecido.
Criaram-se expectativas em relação ao acontecido.
Ao analisarmos os enunciados em questão, atestamos que a concordância se estabelece de forma adequada entre o verbo e o sujeito, haja vista se tratar de dois casos em que o pronome “se” atua como partícula apassivadora.