Exercícios sobre O grau dos adjetivos

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre O grau dos adjetivos e veja a resolução comentada. Publicado por: Vânia Maria do Nascimento Duarte
Questão 1

(Fatec-SP)

Indique a alternativa em que não é atribuída a ideia de superlativo ao adjetivo:

a) É uma ideia agradabilíssima.
b) Era um rapaz alto, alto, alto.
c) Saí de lá hipersatisfeito.
d) Almocei tremendamente bem.
e) É uma moça assustadoramente alta.
 

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Resposta

Alternativa “d”.  

Questão 2

Evidencia-se a seguir alguns fragmentos referentes a  um poema de Manuel Bandeira. Analise-os, para que em seguida possa responder ao que se pede:

"Cecília, és libérrima e exata
como a concha". 
                     Manuel Bandeira     


Tendo em vista a concepção de que o termo destacado (libérrima) constitui o grau superlativo absoluto sintético referente ao adjetivo livre, aponte aquele correspondente a:

a – muito feroz ---------------------------
b – muito pobre----------------------------
c – muito cruel-----------------------------
d – muito feliz-----------------------------
e – muito agradável ----------------------
 

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Resposta

a – ferocíssimo
b – paupérrimo
c – crudelíssimo
d – felicíssimo
e -  agradabilíssimo   

Questão 3

Com base nos dizeres pertinentes a um anúncio publicitário, ora retratados a seguir, responda:

Use sabão  em pó Minuano

Limpa duas vezes mais que outro

Experimente e aprove!


a – Percebe-se que há uma comparação implícita entre os mesmos. Relate-a, explicitando o tipo de comparativo empregado no anúncio.

b – Relate a finalidade a que se refere este recurso linguístico tão presente na publicidade em geral.

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Resposta

a – Foi empregado o grau comparativo de superioridade, e quanto à informação implícita, esta se refere à marca líder, ou seja, a marca OMO.

b – Tal recurso está condicionada ao instinto persuasivo, pois o discurso publicitário visa à persuasão, no sentido de convencer o cliente a adquirir um determinado produto.   

Questão 4

Baseando-se no exemplo exposto, elabore frases comparativas a partir das sugestões propostas entre parênteses:
política econômica – perversa – ineficiente (igualdade)
Esta política econômica é tão perversa quanto ineficiente.

a – Mário – estudioso –  irmão (superioridade)

b – trabalho – monótono – cansativo (inferioridade)

c – atitude - enérgica - justa (superioridade)

d – aplicado – aluno – gentil (igualdade)
 

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Resposta

a – Mário é mais estudioso que seu irmão.

b – Seu trabalho é menos cansativo do que monótono.

c – Necessitamos de uma atitude mais enérgica do que justa.

d – Este aluno é tão gentil quanto aplicado.   

Questão 5

Algumas formas ligadas ao superlativo não se adequam à norma padrão da linguagem, como demonstradas nas orações abaixo. Analise, reescrevendo-as, de modo a torná-las adequadas à mesma:

a – Este vestido é superlindo. Desejas adquiri-lo?

b – Aquele rapaz é um sabidão!

c – Pode confiar, ele é arquiamigo do meu irmão.

d – Estou hiperfeliz com esta notícia, por isso precisamos comemorar. 

e – Esta flor parece fragilzinha. Regue-a com bastante cuidado.  
 

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Resposta

a – lindíssimo

b – sapientíssimo

c – amicíssimo

d – felicíssima

e – fragilíssima

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