Exercícios sobre O grau dos adjetivos
(Fatec-SP)
Indique a alternativa em que não é atribuída a ideia de superlativo ao adjetivo:
a) É uma ideia agradabilíssima.
b) Era um rapaz alto, alto, alto.
c) Saí de lá hipersatisfeito.
d) Almocei tremendamente bem.
e) É uma moça assustadoramente alta.
Alternativa “d”.
Evidencia-se a seguir alguns fragmentos referentes a um poema de Manuel Bandeira. Analise-os, para que em seguida possa responder ao que se pede:
"Cecília, és libérrima e exata
como a concha".
Manuel Bandeira
Tendo em vista a concepção de que o termo destacado (libérrima) constitui o grau superlativo absoluto sintético referente ao adjetivo livre, aponte aquele correspondente a:
a – muito feroz ---------------------------
b – muito pobre----------------------------
c – muito cruel-----------------------------
d – muito feliz-----------------------------
e – muito agradável ----------------------
a – ferocíssimo
b – paupérrimo
c – crudelíssimo
d – felicíssimo
e - agradabilíssimo
Com base nos dizeres pertinentes a um anúncio publicitário, ora retratados a seguir, responda:
Use sabão em pó Minuano
Limpa duas vezes mais que outro
Experimente e aprove!
a – Percebe-se que há uma comparação implícita entre os mesmos. Relate-a, explicitando o tipo de comparativo empregado no anúncio.
b – Relate a finalidade a que se refere este recurso linguístico tão presente na publicidade em geral.
a – Foi empregado o grau comparativo de superioridade, e quanto à informação implícita, esta se refere à marca líder, ou seja, a marca OMO.
b – Tal recurso está condicionada ao instinto persuasivo, pois o discurso publicitário visa à persuasão, no sentido de convencer o cliente a adquirir um determinado produto.
Baseando-se no exemplo exposto, elabore frases comparativas a partir das sugestões propostas entre parênteses:
política econômica – perversa – ineficiente (igualdade)
Esta política econômica é tão perversa quanto ineficiente.
a – Mário – estudioso – irmão (superioridade)
b – trabalho – monótono – cansativo (inferioridade)
c – atitude - enérgica - justa (superioridade)
d – aplicado – aluno – gentil (igualdade)
a – Mário é mais estudioso que seu irmão.
b – Seu trabalho é menos cansativo do que monótono.
c – Necessitamos de uma atitude mais enérgica do que justa.
d – Este aluno é tão gentil quanto aplicado.
Algumas formas ligadas ao superlativo não se adequam à norma padrão da linguagem, como demonstradas nas orações abaixo. Analise, reescrevendo-as, de modo a torná-las adequadas à mesma:
a – Este vestido é superlindo. Desejas adquiri-lo?
b – Aquele rapaz é um sabidão!
c – Pode confiar, ele é arquiamigo do meu irmão.
d – Estou hiperfeliz com esta notícia, por isso precisamos comemorar.
e – Esta flor parece fragilzinha. Regue-a com bastante cuidado.
a – lindíssimo
b – sapientíssimo
c – amicíssimo
d – felicíssima
e – fragilíssima