Exercícios sobre a linguagem e suas funções
Relacione as colunas:
a) Mensagem |
( ) é o meio físico por onde circula a mensagem entre o emissor e o receptor. |
b) Código |
( ) é o conjunto de enunciados produzidos pela seleção e combinação de signos. |
c) Canal |
( ) é a situação ou assunto a que a mensagem faz referência. |
d) Contexto |
( ) é o sistema utilizado pelos falantes no ato da comunicação. |
( C )
( A )
( D )
( B )
Relacione os textos com a função da linguagem correspondente:
a) O vento varria as folhas, BANDEIRA, Manuel. Canção do vento e da minha terra |
( ) Função fática |
b) - Alô! |
( ) Função poética |
c) Eu LEE, Rita. Caso Sério |
( ) Função referencial |
d) Não deixe para depois. Compre já seu carro novo! |
( ) Função emotiva |
e) “A maior parte dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeita a volta de doações empresariais para campanhas eleitorais de 2018. A proposta já estava em discussão no Congresso Nacional mesmo antes da polêmica da criação de um fundo público bilionário para bancar os candidatos. Mas, dos 11 integrantes da Corte, pelo menos seis são contrários ao financiamento feito por pessoas jurídicas. Em 2015, o Tribunal julgou inconstitucional esse modelo de doação e hoje manteria o entendimento, caso fosse provocado.” Revista Veja. Acesso em: 25/08/2017 |
( ) Função metalinguística |
f) O sujeito das orações da língua portuguesa pode ser classificado em simples ou composto. |
( ) Função conativa |
( B )
( A )
( E )
( C )
( F )
( D)
Enem – Inep
A biosfera, que reúne todos os ambientes onde se desenvolvem os seres vivos, divide-se em unidades menores chamadas ecossistemas, que podem ser uma floresta, um deserto e até um lago. Um ecossistema tem múltiplos mecanismos que regulam o número de organismos dentro dele, controlando sua reprodução, crescimento e migrações.
DUARTE, M. O guia dos curiosos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
Predomina no texto a função da linguagem:
A) emotiva, porque o autor expressa seu sentimento em relação à ecologia.
B) fática, porque o texto testa o funcionamento do canal de comunicação.
C) poética, porque o texto chama a atenção para os recursos de linguagem.
D) conativa, porque o texto procura orientar comportamentos do leitor.
E) referencial, porque o texto trata de noções e informações conceituais.
Letra E.
Enem - Inep
Texto I
Ser brotinho não é viver em um píncaro azulado; é muito mais! Ser brotinho é sorrir bastante dos homens e rir interminavelmente das mulheres, rir como se o ridículo, visível ou invisível, provocasse uma tosse de riso irresistível.
CAMPOS, Paulo Mendes. Ser brotinho. In: SANTOS, Joaquim Ferreira dos (Org.). As cem melhores crônicas brasileiras. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005. p. 91.
Texto II
Ser gagá não é viver apenas nos idos do passado: é muito mais! É saber que todos os amigos já morreram e os que teimam em viver são entrevados. É sorrir, interminavelmente, não por necessidade interior, mas porque a boca não fecha ou a dentadura é maior que a arcada.
FERNANDES, Millôr. Ser gagá. In: SANTOS, Joaquim Ferreira dos (Org.). As cem melhores crônicas brasileiras. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005. p. 225.
Os textos I e II utilizam os mesmos recursos expressivos para definir as fases da vida de uma pessoa. Tal afirmação é confirmada pelo uso de:
A) expressões coloquiais com significados semelhantes.
B ) afirmações enfáticas no aspecto contraditório da vida dos seres humanos.
C ) recursos específicos de textos escritos em linguagem formal.
D ) termos denotativos que se realizam com sentido objetivo.
E ) metalinguagem que explica com humor o sentido de palavras.
Letra E.